Home
/
Destaques
/
Prof. Dr. Glauco Vieira Miranda – Melhoramento Vegetal

Prof. Dr. Glauco Vieira Miranda – Melhoramento Vegetal

Publicado 2/26/2019, 8:12:31 AM, última modificação 6/30/2020, 11:53:05 PM

A terceira matéria da Série Nossos Docentes traz o Prof. Dr. Glauco Vieira Miranda, aprovado no concurso público que realizamos no segundo semestre de 2018. O Prof. Dr. Glauco atua na área de Melhoramento Vegetal. Vamos conhecer mais sobre ele!

Trajetória acadêmica/profissional

Eu vivo o ambiente agronômico dentro e fora de casa. Em casa, minha esposa é Agrônoma e meu filho estudante de Agronomia e fora de casa exerço as diferentes atividades agronômicas profissionalmente como Professor, Pesquisador e Gestor no serviço público e na iniciativa privada desde longa data. Eu sou Engenheiro Agrônomo formado na Universidade de Brasília, Doutor pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Doutor pela University of Illinois, EUA. Eu tive o privilégio de ter trabalhado e conhecido os sistemas de produção com as culturas de soja e milho nas principais regiões produtoras no Centro-Norte (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo) e Sul (RS, Paraná e Santa Catarina) e ainda nos Estados Unidos da América (Corn Belt and Soybean Belt). No Sul, ainda trabalhei com lavouras e melhoramento de arroz híbrido irrigado e no Centro-Oeste com o sorgo híbrido para a produção de etanol e biomassa. Em todas atividades sempre desempenhei a função de professor ou melhorista de plantas gerenciando as atividades para a obtenção de novas cultivares.

Atividades de ensino

Nas atividades de ensino lecionei 3302 horas na Universidade Federal de Viçosa onde fui Professor de disciplinas relacionadas ao melhoramento de plantas na graduação como na pós-graduação. Orientei 9 doutores e 21 mestrandos com a cultura e o melhoramento de milho que hoje são pesquisadores de grandes multinacionais e professores e pesquisadores de empresas públicas de pesquisa e universidades brasileiras. Colaborei com o credenciamento e acreditação de cursos de Agronomia na América Latina. Lecionei as disciplinas Melhoramento de Plantas, Biotecnologia Vegetal, Introdução à Agronomia, Empreendedorismo na Agronomia e na pós-graduação Melhoramento de Plantas em Estresses Abióticos, Técnicas Experimentais em Fitotecnia, Métodos de Melhoramento de Plantas e Melhoramento de Plantas. Na UTFPR, pretendo colaborar com o fortalecimento do curso de Agronomia lecionando disciplinas de Experimentação Agrícola, Melhoramento de Plantas, Biotecnologia Agrícola e Culturas de Lavouras, orientando estudantes na Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), Empresa Júnior e Hotel Tecnológico e Coordenação de curso nas suas demandas. Além disso, contribuir para a formação atualizada e globalizada aos estudantes de agronomia com visão empreendedora e inovadora na disciplina Empreendedorismo e Liderança.

Projetos de pesquisa e extensão

Eu tenho forte atuação e liderança na pesquisa e extensão com aprovação de projetos de pesquisa nas instituições de fomento brasileiras e internacionais em parcerias com diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros trazendo para a Universidade mais de 1 milhão de dólares. Desde 2003, tive a visão da importância dos estresses abióticos causados pelas mudanças climáticas como importantes para a agricultura e foquei as minhas pesquisas nessa área desenvolvendo cultivares para essas condições. Com isso publicamos 157 artigos científicos em periódicos de impacto e escrevemos 10 livros e diversos capítulos com destaque para o livro “Melhoramento de Plantas”, hoje na sétima edição e adotado como livro texto pela grande maioria das Universidades brasileiras. Isso resultou em mais de 3500 citações no Google Scholar. Participei de diversas comissões e câmaras de ensino e pesquisa e agências de desenvolvimento, coordenador de Laboratório de Biotecnologia Vegetal, editor de revistas científicas e revisor de periódicos. Na UTFPR, irei dar continuidade às pesquisas com foco no desenvolvimento de germoplasma e melhoramento de milho e soja com aplicação da genômica in silico e publicando artigos científicos relacionados.
Eu também participei e desenvolvi o Empreendedorismo no ambiente universitário acreditando que essa é uma das importantes formas de aumentar a empregabilidade do estudante de Agronomia. Para isso, criei a disciplina Empreendedorismo na Agronomia, fiz palestras motivadoras, dei cursos sobre comportamento empreendedor e inovação e me fiz exemplo registrando e lançando três cultivares de milho pela UFV. Na UTFPR, pretendo ter forte atuação junto a comunidade local e aos estudantes disseminando o espírito empreendedor e as oportunidades que a Universidade oferece na incubação de empresas e motivando as pessoas a transformarem ideias em negócios empresariais ou no terceiro setor.

Informações e contato