Home
/
Destaques
/
Profa. Dra. Cíntia Maria Teixeira Fialho - Matologia

Profa. Dra. Cíntia Maria Teixeira Fialho - Matologia

Publicado 4/28/2019, 3:01:30 PM, última modificação 7/1/2020, 12:21:06 AM
A Prof. Dra. Cíntia Maria Teixeira Fialho que atua na área de Agronomia - Matologia.

A matéria desta semana, da série novos docentes, que apresenta os recém-contratados professores do curso de agronomia da UTFPR Santa Helena, traz a Prof. Dra. Cíntia Maria Teixeira Fialho que atua na área de Agronomia – Matologia.

Trajetória acadêmica/profissional

Sou natural de Canãa, cidade localizada na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa com mestrado e doutorado em Fitotecnia pela mesma instituição, atuando na linha de pesquisa de Agronomia – Matologia.

A agricultura sempre esteve presente na minha vida, sou filha de produtor rural e nosso sustento sempre veio diretamente da produção agrícola. Quando escolhi cursar Agronomia tinha dúvidas se realmente era a área que queria atuar, trazia comigo todas as dificuldades que se tem em viver em um meio rural. Porém, em pouco tempo já não me imaginava em outra profissão, percebi que poderia mudar a realidade da minha família e de tantas outras pessoas que vivem da agricultura familiar.

Durante a graduação tive muitas oportunidades, como participação em projetos de pesquisa, projetos de extensão, estágios (EMATER, Secretaria de Agricultura, EMBRAPA), congressos e eventos em várias regiões do Brasil. Finalizando a graduação, decidi ingressar na pós-graduação. As pesquisas que desenvolvi no mestrado e doutorado foram sobre interferência de plantas daninhas nas culturas de café, milho e soja. Avaliando impactos da competição, deriva de herbicidas e associações microbiológicas na rizosfera das plantas, com publicação de resumos em eventos nacionais e internacionais e artigos científicos em revistas de renome na área de Ciências Agrárias. Dentre as experiências da pós-graduação o estágio docência fez aflorar ainda mais a minha vocação em seguir a carreira acadêmica.

Ao finalizar o doutorado fiz um pós-doutorado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, em Mossoró-RN, avaliando a dinâmica e o impacto de herbicidas nos solos da região nordeste do Brasil, com publicação de um capítulo de livro sobre o assunto. E nessa ocasião, iniciei minha carreira como docente, ministrando a disciplina de plantas daninhas aos alunos do curso de Agronomia da UFERSA.

O meu segundo pós-doutorado foi na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina-MG, e foi um grande desafio, pois atuei em áreas fora da minha especialização na pós-graduação. Fiz pesquisas na área de Olericultura, Tecnologia e produção de sementes e fruticultura. Ministrei as disciplinas de Propagação de Plantas, Tecnologia e Produção de Sementes e Grandes Culturas. Orientei alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso e participei como colaboradora em trabalhos de graduação, mestrado e doutorado.

No início de 2019 ingressei como docente na UTFPR Santa Helena e tenho as melhores expectativas possíveis, mesmo com muitos desafios pela frente.

Atividades de ensino

Serei responsável pelas disciplinas de Plantas Daninhas, Defesa Fitossanitária e Receituário Agronômico e também em outras disciplinas quando for necessário, como é o caso desse semestre que estou responsável pela disciplina de Ecologia Básica.

A disciplina de plantas daninhas proporciona aos alunos a qualificação para identificação das principais plantas daninhas infestantes no Brasil, métodos de manejo das plantas daninhas e suas formas de aplicação e conhecimento das características dos principais herbicidas utilizados na agropecuária brasileira. O profissional da Agronomia deve primar pelo manejo adequado dessas plantas e consequentemente contribuir para que a oferta de alimentos, energia e fibra seja crescente e realizada de forma sustentável.

A disciplina Defesa Fitossanitária e Receituário Agronômico será ministrada em parceria com outros professores da área de fitossanidade e tratará da legislação, formulações e toxicologia de produtos fitossanitários e da utilização adequada de produtos destinados à proteção de plantas contra doenças, insetos e plantas daninhas.

Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas e participativas, aulas práticas, montagem de áreas demonstrativas, visitas técnicas, estimulando o diálogo, o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno por meio de discussões e questionamentos.

Projetos de pesquisa e extensão

Pretendo desenvolver projetos de pesquisa e de extensão de forma integrada, com pesquisas direcionas as demandas regionais, e que os seus resultados alcancem a comunidade.

Os alunos do curso de Agronomia serão treinados para a execução dos projetos de pesquisa e para a transferência dos resultados, tanto em meios científicos, como para a comunidade local. Inicialmente pretendo seguir a linha de pesquisa voltada para estratégias de manejos de plantas daninhas, visando a redução do número de aplicações e da quantidade de herbicidas, com intuito de minimizar os impactos da aplicação de agrotóxicos, e principalmente reduzir a multiplicação de plantas daninhas com resistência a herbicidas

A extensão será feita de acordo com a demanda da comunidade e em parceria com os órgãos públicos locais, como a Secretária da Agricultura e EMATER. O primeiro projeto, que será executado ainda neste ano de 2019, em parceria com outros professores da UTFPR, é a implantação de uma horta no Centro de Convivência Integral da Criança e do Adolescente em Santa Helena-PR. Pretendo também desenvolver projetos junto com produtores rurais do município.

Informações e contato