Edital 02/2021 - PROGRAD/DIRINTER - Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) - 2021.2
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e a Pró-Reitoria de Relações Empreariais e Comunitárias (PROREC), por meio de sua Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER), da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais, tornam público o processo de pré-seleção de estudantes de graduação para o programa de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI), para afastamento no segundo semestre de 2021.
Entende-se por Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras parceiras da UTFPR, prevendo que a conclusão do curso se dê na UTFPR após seu retorno. A MEI não é um programa de transferência de curso ou dupla diplomação.
Serão pré-selecionados até 39 estudantes, de toda a UTFPR, distribuídos entre 17 instituições de ensino estrangeiras receptoras. O período de mobilidade dos pré-selecionados, caso cumpram todos os procedimentos definidos nesse edital e sejam aceitos pelas instituições receptoras, terá início no segundo semestre de 2021 e o retorno às atividades na UTFPR deverá ocorrer antes do início do segundo semestre letivo de 2022 – salvo alterações devido à pandemia e sempre respeitando as particularidades do calendário acadêmico da instituição receptora.
O programa de Mobilidade Estudantil Internacional é viabilizado por meio dos acordos de cooperação entre a UTFPR e as instituições receptoras. Tais acordos permitem que os estudantes pré-selecionados fiquem isentos do pagamento das taxas que sejam estritamente acadêmicas, ou seja, do custo dos créditos cursados nas instituições estrangeiras. Taxas administrativas poderão ser cobradas pelas instituições receptoras, como no caso de matrícula, seguros, cartão transporte, filiação ao corpo estudantil, entre outros.
Todos os candidatos devem realizar o devido planejamento financeiro antes de se inscreverem no programa, considerando também os custos como: emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro saúde internacional, incluindo cobertura de acidentes e repatriação, passagens, moradia, alimentação e manutenção geral no país de destino.
Não há previsão de bolsas ou auxílios para os participantes do programa MEI, os quais ficam responsáveis por todos os custos citados acima.
Link para a Pré-seleção de estudantes para Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) - Afastamento no segundo semestre de 2021:
Link para o edital