Estrutura Curricular
As disciplinas obrigatórias têm por objetivos:
- A construção de referencial teórico comum que contemple um entendimento aprofundado das relações sociedade e natureza, identificando questões que estão na interface entre esses dois sistemas, bem como visa instrumentalizar os mestrandos para compreender temas complexos que requerem a capacidade de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva do desenvolvimento regional em bases sustentáveis.
- Instrumentalizar os alunos para a investigação científica na perspectiva interdisciplinar, bem como subsidiar a elaboração e a execução de seus projetos de pesquisa e de suas dissertações.
As disciplinas obrigatórias devem ser cursadas integralmente.
Disciplinas obrigatórias para o mestrado e doutorado:
- Epistemologia Socioambiental
- Fundamentos do Desenvolvimento Regional
Disciplina obrigatória apenas para o mestrado:
- Oficina de Pesquisa
Disciplinas obrigatórias apenas para o doutorado:
- Políticas Públicas e Desenvolvimento
- Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
As disciplinas eletivas têm por objetivo fornecer suporte aprofundado para a compreensão das áreas específicas de interesse dos diversos projetos de pesquisa em desenvolvimento no Programa.
Devem ser cursadas pelo menos três disciplinas eletivas, totalizando 12 créditos.
- Agricultura familiar e desenvolvimento regional
- Agroecologia
- América Latina e Desenvolvimento: Perspectivas Decoloniais
- Análise Multivariada
- Biologia Ambiental e Sustentabilidade
- Capital Social e Território
- Cidades Sustentáveis e Inteligentes
- Ciência, Tecnologia e Sociedade
- Cultura, Sociedade e Ambiente: Aportes Sociológicos e Antropológicos
- Desenvolvimento Humano e Alimentação
- Diversificação dos Meios de Vida no Mundo Rural
- Educação, Ambiente e Sociedade
- Educação e Desenvolvimento Sustentável
- Envelhecimento Populacional/Demográfico e Desenvolvimento
- Estratégias de Desenvolvimento e Superação da Pobreza
- Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
- Evolução das Espécies, Biodiversidade e Agricultura Sustentável
- Gênero, etnicidade e desenvolvimento territorial
- Gestão Territorial e Planejamento Ambiental
- Indicadores: Construção e Uso
- Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano
- Migrações Transmundiais Contemporâneas e Desenvolvimento Regional
- Pesquisa Social: Teoria e Método
- Políticas Públicas e Desenvolvimento
- Representações e Práticas Socioambientais
- Representações Metacognitivas para o Ensino e a Pesquisa
- Restauração Florestal e Sociedade
- Sistemas de Informação Geográfica Aplicados a Estudos Ambientais e Desenvolvimento Regional
- Sociologia da Alimentação
- Solo e Sociedade
- Teoria e Prática do Ensino Superior
- Tópicos Especiais em Ambiente e Sustentabilidade
- Tópicos Especiais em Educação e Desenvolvimento
- Tópicos Especiais em Regionalidade e Desenvolvimento
- Trabalho, Desenvolvimento e Educação
- Universidade: Desafios Contemporâneos
Estágio de Docência
O estágio de docência constitui atividade do Programa e visa acompanhar o ensino da graduação e também aproximar o corpo discente do PPGDR do espaço escolar da educação básica e da comunidade.
Seminários de Pesquisa
Os Seminários de Pesquisa têm por finalidade garantir um espaço de construção e acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, em que pós-graduandos, professores e eventuais convidados reúnem-se para refletir e debater temas e metodologias pertinentes.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares tem por finalidade complementar a formação do mestrando mediante o fortalecimento de processos de interação acadêmica nos âmbitos interno e externo ao Programa, principalmente através da participação em eventos científicos de abrangência nacional ou internacional com apresentação de trabalho e publicação de texto completo nos respectivos anais, bem como a produção acadêmica qualificada em periódicos científicos de relevância para a Área de avaliação do PPGDR na CAPES.
Requisitos para Titulação
O Curso de Mestrado têm duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, incluídos períodos de trancamentos.
Para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional é obrigatório:
- Obter 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas;
- Obter 2 (dois) créditos em seminários de pesquisa;
- Obter 1 (um) crédito pela submissão de um artigo em periódico relevante para a Área de Avaliação do Programa na Capes em coautoria com docente do PPGDR;
- Obter 1 (um) crédito pela publicação de trabalho completo em anais de evento nacional ou internacional em coautoria com docente do PPGDR;
- Ser aprovado em exame de proficiência em língua inglesa;
- Ser aprovado em exame de qualificação do projeto de pesquisa da dissertação por comissão examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) participantes com título de doutor;
- Ser aprovado na defesa da dissertação por comissão examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) participantes com título de doutor, sendo pelo menos um externo à UTFPR;
- Submeter artigo científico derivado da dissertação em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa em coautoria com o orientador.
- Entregar 1 cópia em formato eletrônico (PDF/A) da versão definitiva da dissertação de mestrado no prazo previsto em regulamento.
O Curso de Doutorado têm duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses, incluídos períodos de trancamentos.
Para obtenção do título de Doutor em Desenvolvimento Regional é obrigatório:
- Obter 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas;
- Obter 4 (quatro) créditos em seminários de pesquisa I;
- Obter 4 (quatro) créditos em seminários de pesquisa II;
- Obter 1 (um) crédito por aceite de pelo menos um artigo em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa na Capes em coautoria com docente do PPGDR;
- Obter 1 (um) crédito por aceite de pelo menos um artigo em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa em coautoria com o orientador;
- Obter 1 (um) crédito pela publicação de pelo menos 2 (dois) trabalhos completos em anais de evento nacional ou internacional em coautoria com docente do PPGDR;
- Obter 1 (um) crédito em estágio de docência;
- A elaboração do projeto e da tese computam 8 (oito) créditos, assim, ao total são necessários 48 (quarenta e oito) créditos para completar a formação do doutorado
- Submeter artigo científico derivado da tese ou dissertação em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa em coautoria com o
orientador.