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Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

Publicado 3/30/2017, 11:55:39 AM, última modificação 9/3/2024, 8:47:25 AM
A estrutura curricular do Programa compreende disciplinas, estágio de docência, seminários de pesquisa, oficinas de pesquisa, atividades complementares, exame de qualificação, exame de língua estrangeira e trabalho de dissertação, conforme proposta do Programa.

As disciplinas obrigatórias têm por objetivos:

  • A construção de referencial teórico comum que contemple um entendimento aprofundado das relações sociedade e natureza, identificando questões que estão na interface entre esses dois sistemas, bem como visa instrumentalizar os mestrandos para compreender temas complexos que requerem a capacidade de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva do desenvolvimento regional em bases sustentáveis.
  • Instrumentalizar os alunos para a investigação científica na perspectiva interdisciplinar, bem como subsidiar a elaboração e a execução de seus projetos de pesquisa e de suas dissertações.

As disciplinas obrigatórias devem ser cursadas integralmente.

Disciplinas obrigatórias para o mestrado e doutorado:

  • Epistemologia Socioambiental 
  • Fundamentos do Desenvolvimento Regional 

Disciplina obrigatória apenas para o mestrado:

  • Oficina de Pesquisa 

Disciplinas obrigatórias apenas para o doutorado:

  • Políticas Públicas e Desenvolvimento
  • Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

As disciplinas eletivas têm por objetivo fornecer suporte aprofundado para a compreensão das áreas específicas de interesse dos diversos projetos de pesquisa em desenvolvimento no Programa.

Devem ser cursadas pelo menos três disciplinas eletivas, totalizando 12 créditos.

  • Agricultura familiar e desenvolvimento regional
  • Agroecologia
  • América Latina e Desenvolvimento: Perspectivas Decoloniais
  • Análise Multivariada
  • Biologia Ambiental e Sustentabilidade
  • Capital Social e Território
  • Cidades Sustentáveis e Inteligentes
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade
  • Cultura, Sociedade e Ambiente: Aportes Sociológicos e Antropológicos
  • Desenvolvimento Humano e Alimentação
  • Diversificação dos Meios de Vida no Mundo Rural
  • Educação, Ambiente e Sociedade
  • Educação e Desenvolvimento Sustentável
  • Envelhecimento Populacional/Demográfico e Desenvolvimento
  • Estratégias de Desenvolvimento e Superação da Pobreza
  • Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
  • Evolução das Espécies, Biodiversidade e Agricultura Sustentável
  • Gênero, etnicidade e desenvolvimento territorial
  • Gestão Territorial e Planejamento Ambiental
  • Indicadores: Construção e Uso
  • Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano
  • Migrações Transmundiais Contemporâneas e Desenvolvimento Regional
  • Pesquisa Social: Teoria e Método
  • Políticas Públicas e Desenvolvimento
  • Representações e Práticas Socioambientais
  • Representações Metacognitivas para o Ensino e a Pesquisa
  • Restauração Florestal e Sociedade
  • Sistemas de Informação Geográfica Aplicados a Estudos Ambientais e Desenvolvimento Regional
  • Sociologia da Alimentação
  • Solo e Sociedade
  • Teoria e Prática do Ensino Superior
  • Tópicos Especiais em Ambiente e Sustentabilidade
  • Tópicos Especiais em Educação e Desenvolvimento
  • Tópicos Especiais em Regionalidade e Desenvolvimento
  • Trabalho, Desenvolvimento e Educação
  • Universidade: Desafios Contemporâneos 

 

Estágio de Docência 

O estágio de docência constitui atividade do Programa e visa acompanhar o ensino da graduação e também aproximar o corpo discente do PPGDR do espaço escolar da educação básica e da comunidade.

Seminários de Pesquisa

Os Seminários de Pesquisa têm por finalidade garantir um espaço de construção e acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, em que pós-graduandos, professores e eventuais convidados reúnem-se para refletir e debater temas e metodologias pertinentes. 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares tem por finalidade complementar a formação do mestrando mediante o fortalecimento de processos de interação acadêmica nos âmbitos interno e externo ao Programa, principalmente através da participação em eventos científicos de abrangência nacional ou internacional com apresentação de trabalho e publicação de texto completo nos respectivos anais, bem como a produção acadêmica qualificada em periódicos científicos de relevância para a Área  de avaliação do PPGDR na CAPES.

Requisitos para Titulação

O Curso de Mestrado têm duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, incluídos períodos de trancamentos.

Para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional é obrigatório:

  • Obter 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas;
  • Obter 2 (dois) créditos em seminários de pesquisa;
  • Obter 1 (um) crédito pela submissão de um artigo em periódico relevante para a Área de Avaliação do Programa na Capes em coautoria com docente do PPGDR; 
  • Obter 1 (um) crédito pela publicação de trabalho completo em anais de evento nacional ou internacional em coautoria com docente do PPGDR; 
  • Ser aprovado em exame de proficiência em língua inglesa;
  • Ser aprovado em exame de qualificação do projeto de pesquisa da dissertação por comissão examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) participantes com título de doutor;
  • Ser aprovado na defesa da dissertação por comissão examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) participantes com título de doutor, sendo pelo menos um externo à UTFPR; 
  • Submeter artigo científico derivado da dissertação em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa em coautoria com o orientador.
  • Entregar 1 cópia em formato eletrônico (PDF/A) da versão definitiva da dissertação de mestrado no prazo previsto em regulamento.

O Curso de Doutorado têm duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses, incluídos períodos de trancamentos.

Para obtenção do título de Doutor em Desenvolvimento Regional é obrigatório:

  • Obter 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas;
  • Obter 4 (quatro) créditos em seminários de pesquisa I;
  • Obter 4 (quatro) créditos em seminários de pesquisa II;
  • Obter 1 (um) crédito por aceite de pelo menos um artigo em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa na Capes em coautoria com docente do PPGDR; 
  • Obter 1 (um) crédito por aceite de pelo menos um artigo em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa em coautoria com o orientador;
  • Obter 1 (um) crédito pela publicação de pelo menos 2 (dois) trabalhos completos em anais de evento nacional ou internacional em coautoria com docente do PPGDR; 
  • Obter 1 (um) crédito em estágio de docência;
  • A elaboração do projeto e da tese computam 8 (oito) créditos, assim, ao total são necessários 48 (quarenta e oito) créditos para completar a formação do doutorado
  • Submeter artigo científico derivado da tese ou dissertação em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa em coautoria com o
    orientador.
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