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Procedimentos acadêmicos

Procedimentos acadêmicos

Publicado 9/2/2024, 2:40:08 PM, última modificação 10/7/2025, 3:26:44 PM
SolicitaçãoOnde realizar?Procedimento

Requisitos para a defesa

ver Resolução 03/2020

---> Obter créditos exigidos

ver Resolução 02/2020

---> Exame de qualificação

Portal do aluno

ver Resolução XX/XXXX
1 - Utilizar 
Template da biblioteca da UTFPR (para dissertações)
2 - Solicitar exame de qualificação, com 30 dias de antecedência, via portal do aluno [
tutorial]
3 - Para os membros externos: preencher o
Formulário de Cadastro de Membro Externo e enviar para secretariastricto-pb@utfpr.edu.br
4 - Solicitar reserva de sala: somente em casos de bancas presenciais via e-mail secretariastricto-pb@utfpr.edu.br

Requisitos para a titulação

ver Regulamento Geral Art. 56.

---> Defesa do Trabalho de pesquisa

1 - Utilizar Template da biblioteca da UTFPR

2 - Solicitar defesa do Trabalho de Pesquisa, com 30 dias de antecedência, via portal do aluno [tutorial]

3 - Para os membros externos: preencher Formulário de Cadastro de Membro Externo;

4 - Solicitar reserva de sala: preencher formulário e enviar para secretariastricto-pb@utfpr.edu.br
5 - Ao final, depois de aluno ter cumprido todos os pré-requisitos para o obtenção do título de mestre, o professor orientador deverá preencher e enviar para o coordenador do programa, a
declaração de pré-requisito para a emissão do diploma.

---> Exame de proficiência em lingua inglesa

ver Resolução 06/2016
ver Resolução 04/2016
1 - Preencher requerimento Geral
2 - Anexar comprovante

---> Produção científica

ver Resolucão 01/2020
1 - Preencher requerimento Geral, especificando a publicação a ser validada;
2 - Anexar primeira página do artigo e comprovante de submissão;
3 - Atualizar o lattes (do contrário não serão validados créditos de submissão e publicação).
IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão conter agradecimentos aos órgãos de fomento conforme instruções contidos no [
LINK]

---> Estágio docência

ver Passo a Passo

Obrigatório apenas para bolsistas CAPES

---> Entrega da versão final

ver Roteiro

Matrícula em Disciplinas

---> disciplinas do PPGEC

Portal do aluno

1 - Acessar Portal do Aluno
2 - Clicar em Requerimento de Disciplina e no botão Requerer;
3 - Aguardar o período de ajustes de matrículas pelo orientador e coordenador;

IMPORTANTE: Os alunos que já concluíram os créditos em disciplinas deverão matricular-se na disciplina SSAC009MA - Elaboração de Dissertação, para manter o vínculo com o programa (mesmo com defesa agendada)

ALUNO SEM MATRICULA SERÁ CONSIDERADO DESISTENTE

---> disciplinas Híbidas/em rede UTFPR

Página PPGEC

1 - Acessar a lista de disciplinas remotas [LINK] substituir link
2 - Seguir os procedimentos constantes no documento

Validação de créditos

ver Resolução 02/2020

---> Disciplinas externas

1 - Preencher Requerimento Geral, especificando as disciplinas a serem validadas.
2 - Para disciplinas externas à UTFPR é necessário anexar os comprovantes:
> declaração ou histórico
> ementa ou equivalente

---> Publicações

1 - Preencher requerimento Geral, especificando a publicação a ser validada;
2 - Anexar artigo e carta de aceite;
3 - Atualizar o lattes (do contrário não serão validados créditos de publicação).
IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão conter agradecimentos aos órgãos de fomento conforme instruções contidos no [
LINK]

---> Estágio docência

O orientador deverá comunicar a Secretaria Stricto Sensu, através do e-mail que o Estágio de Docência foi realizado.

---> Bancas de defesa

1 - Preencher Requerimento Geral
2 - Anexar comprovantes de participação em bancas

---> Outras

Preencher Requerimento Geral, é necessário anexar a documentação comprobatória.

Auxílios financeiros e bolsas

---> Para participação em eventos

ver Instrução 23/2024

----> Para implementação de bolsas

Antes de participar do processo de seleção de bolsas, o interessado, deverá se apropriar do conteúdo dos seguintes documentos:

  • Instrução Normativa Conjunta 01/2014 PROGRAD/PROPPG (leitura obrigatória antes de iniciar o processo);
  • Licença Maternidade - Bolsa CAPES/DS
  • Instrução Normativa nº 03/ 2020 - PROPPG 

    1 - Preencher o Formulário de Cadastramento de Bolsista
    2 - Preencher a
    Declaração de Acúmulo de Vínculo Empregatício - Todos os bolsistas aprovados no processo de seleção que desempenhem outras atividades remuneradas são obrigados a preencher essa declaração, assinar (pelo gov.br), solicitar a assinatura do orientador e enviar para o e-mail da Secretaria Stricto Sensu;
    3 - Escanear o cartão do banco (onde constam os dados bancários);
    4 - Enviar para o e-mail da secretaria Stricto Sensu

    -----> Para cancelamento de bolsas

    1 - Informar a Secretaria Stricto Sensu, via e-mail

    ---> Aquisição de vínculo empregatício durante a vigência da bolsa

    1 - Informar a data de início do vínculo empregatício, imediatamente, a Secretaria Stricto Sensu, via e-mail

    OUTROS PROCEDIMENTOS

    ---> Cancelamento de disciplina

    ---> Trancamento do curso

    ---> Desligamento do curso

    ---> Prorrogação do prazo de defesa/qualificação
    ---> Troca de orientador

    Preencher Requerimento Geral (a motivação ou justificativa são obrigatórias)

    ---> Coorientação

    1 - Preencher Requerimento Geral 2 - Anexar cópia de email com manifestação de aceite para coorientação 3 - Para professor externo à UTFPR anexar Formulário de Cadastro de Membro Externo ; 4 - Justificativa preenchimento obrigatório

    ---> Licença Maternidade

    1 - Preencher Requerimento Geral
    2 - Anexar atestado médico

    DECLARAÇÕES

    ---> de matrícula
    ---> Histórico

    1 - emissão via portal do aluno

    Específicas

    1 Preencher requerimento geral (deixando clara a finalidade) e caso seja necessário, anexar a documentação comprobatória

    Reportar erro