Home
/
Sobre o PPGEC

Sobre o PPGEC

Publicado 1/12/2017, 10:48:16 AM, última modificação 4/5/2021, 11:37:11 AM

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Câmpus Pato Branco, doravante denominado PPGEC, oferece curso de Mestrado Acadêmico e desenvolve suas atividades de ensino e pesquisa nas áreas de concentração em Meio Ambiente e em Materiais e Engenharia de Estruturas.

Os objetivos do Programa são: (I) Formar recursos humanos qualificados para: criar novos conhecimentos científicos e tecnológicos, participar de atividades de ensino, de pesquisa científica e de desenvolvimento, e atuar de forma autônoma na preparação de pessoal para as atividades supracitadas; e (II) Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa científica e/ou de desenvolvimento no âmbito local, nacional ou internacional.


Área de Concentração: Materiais e Engenharia de Estruturas

Esta área de concentração dedica-se ao estudo do comportamento de materiais e de estruturas, compreendendo a análise teórica e numérica de sistemas e elementos estruturais, assim como a análise experimental de estruturas e de materiais para aplicação estrutural. Destaca-se que as pesquisas nessa linha apresentam aplicações que contribuem também em campos mais amplos além da Engenharia Civil, como a Engenharia Mecânica, Biomecânica, Aeroespacial e Naval.

Linhas de Pesquisa

Análise de Estruturas
As pesquisas pertencentes à linha de análise numérica visam o estudo e simulação de eventos estáticos ou dinâmicos, em regime linear e não-linear por meio de diferentes métodos, tais como elementos finitos, diferenças finitas e elementos de contorno e suas aplicações, buscando-se a adequação desses métodos ao tipo específico de problema analisado, sendo que podem ser destacados como objetos de pesquisa a modelagem das interações solo-estrutura, fluido-estrutura e termo-estrutura e o estudo de modelos constitutivos para materiais em regime de fadiga, plastificação, dano e fratura.

Materiais e Componentes da Construção
As atividades desta linha de pesquisa estão voltadas ao desenvolvimento de novos cimentos, reaproveitamento de resíduos como fontes alternativas de matéria-prima e análise de desempenho de materiais convencionais e especiais. As pesquisas incluem estudos de durabilidade, com abordagem especial em argamassas e concretos. Ademais, são desenvolvidas pesquisas sobre o comportamento de estruturas de concreto, materiais metálicos, madeira e compósitos poliméricos incluindo técnicas de auscultação e ensaios não destrutivos.

Área de Concentração: Meio Ambiente

Aborda estudos da interação entre construção civil e meio ambiente, visando capacitar o aluno através do conhecimento em Gestão Ambiental, Tecnologias, Sustentabilidade e Eco-Eficiência na Construção Civil e infraestrutura urbana. Visa assim, incentivar nos alunos a desenvolverem e a aplicarem tecnologias inovadoras e de base ambientais para a prevenção de problemas ambientais, oriundos das atividades industriais ou antrópicas, e ainda propondo a adoção de boas práticas com ganhos econômicos, sociais e ambientais.

Linhas de Pesquisa

Tecnologia Ambiental no Ambiente Construído
Compreende a abordagem de assuntos relacionados a tecnologias voltadas à proteção e conservação do meio ambiente, gerenciamento e manejo sustentável dos recursos ambientais na construção civil, incluindo questões relativas a qualidade ambiental do espaço natural e antrópico, compatibilizando o uso dos recursos com a conservação ambiental e os instrumentos de gestão vigentes. Esta linha encontra-se dividida em cinco focos maiores: Gestão de Resíduos Sólidos; Geoprocessamento, Sensoriamento e Sistema de Informação Ambiental; Técnicas Compensatórias em sistemas de Drenagem pluvial Urbana, Bacias Hidrográficas Urbanas e Tratamento de Águas e Efluentes. A legislação ambiental também é objeto de estudo desta linha.

Perfil do egresso

O egresso do PPGEC da UTFPR-PB deve ser capaz de abordar de forma científica os problemas de Engenharia Civil e de áreas afins, com visão ampla e conhecimento multidisciplinar. Além disso, o egresso deve ser qualificado para atuar no ensino e pesquisa em instituições de ensino superior ou em setores que exijam o desenvolvimento de tecnologia inovadora na área de Engenharia Civil.

Ações