PPGECT

Publicado 2/2/2017, 9:53:31 AM, última modificação 4/23/2018, 2:09:56 PM

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia oferta os cursos de Mestrado e Doutorado. Veja o histórico.

Processo de Seleção

Os candidatos serão selecionados com base no currículo profissional, na proposta de intenção de pesquisa, na defesa do projeto e no histórico escolar da graduação. O número de vagas por linha de pesquisa será definido de acordo com a disponibilidade dos professores orientadores.

Área de Concentração

Ciência, Tecnologia e Ensino

Visa a auxiliar os docentes na compreensão, discussão e atualização dos vários conhecimentos científicos e tecnológicos, suas implicações, interdependências, de maneira que tais profissionais possam promover análise e desenvolvimento de estratégias que permitam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Linhas de Pesquisa

Fundamentos e metodologias para o ensino de ciências e matemática

Visa  a discutir possibilidades diferenciadas para o ensino-aprendizagem  em  ciências e matemática. Nesse sentido, envolve estudos acerca de   mecanismos e ferramentas que possam vir a ser empregados na   transformação da prática docente, possibilitando uma construção do   conhecimento efetiva.

Sublinhas:

  • Ensino de Ciências Naturais: Admite projetos de pesquisas voltados ao ensino de Física, Química e/ou Biologia que estejam relacionadas aos temas de Arte, Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ensino e Inclusão e Tecnologias de Informação e Comunicação.

  • Ensino de Matemática: Admite projetos de pesquisa voltados às diversas abordagens metodológicas e temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos diferentes níveis de escolaridade: Educação Matemática Crítica, Resolução de Problemas, Ensino Exploratório, Projetos de Investigação, Formação e Aprendizagem Profissional de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Raciocínio Matemático, Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação Matemática inclusiva para pessoas com deficiência e Tecnologias no Ensino de Matemática.

  • Ensino de Estatística: Admite projetos de pesquisa voltados ao ensino de Probabilidade e Estatística que estejam relacionados aos temas tecnologias de Informação e Comunicação; Metodologias Ativas; Resolução de Problemas; Avaliação das Aprendizagens; Formação de Professores e Projetos de Investigação.

Docentes e sublinhas de pesquisa: Mestrado | Doutorado

Educação Tecnológica

Abrange a  compreensão, discussão  e utilização de conhecimentos e ferramentas  científico-tecnológicos que  possam auxiliar o docente da Educação  Tecnológica a resolver problemas  da realidade de sala de aula, visando à  melhoria da prática docente.

Sublinhas:

  • Desenvolvimento de produtos para a Educação Tecnológica: Admite projetos voltados ao planejamento, a criação, a testagem e a verificação de produto educacional técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, que possa gerar ativos de propriedade industrial ou intelectual. O produto desenvolvido deve ter aderência com a área de Ensino de Ciência e Tecnologia e produzir impacto e ter aplicabilidade educacional voltada para o letramento tecnológico e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem,  priorizando o caráter inovativo tecnológico e social.

  • Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias: Admite projetos a serem desenvolvidos que versam em algum dos seguintes temas: análise e propostas curriculares para cursos de engenharia e outras tecnologias; formação de professores para ensino superior, particularmente nas engenharia; análises de reprovação, retenção, evasão em cursos de engenharia; usos de metodologias ativas no ensino superior e particularmente nas engenharias; ensino das ciências básicas (matemática, física, química) e ensino das tecnologias nas engenharias.

  • Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino-Aprendizagem: Admite projetos de pesquisas voltados ao ensino com enfoque Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para os diferentes níveis de escolaridade e na formação inicial e continuada de professores.

  • Informática no Ensino de Ciências e Tecnologias: Admite projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento, aplicação ou avaliação de tecnologias computacionais na área de Ensino ou Educação com abordagem de conteúdos desde a educação básica ao ensino superior.

Docentes e sublinhas de pesquisa: Mestrado | Doutorado