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Procedimentos acadêmicos

Procedimentos acadêmicos

Publicado 8/29/2024, 6:02:33 PM, última modificação 5/12/2025, 10:58:23 AM

Procedimentos exclusivos para alunos regularmente matriculados no PPGEEC

A devolutiva da maioria dos requerimentos é realizada somente após apreciação do colegiado. Há uma reunião ordinária cada início de mês.
Caso seja um pedido de urgência justificada enviar, juntamente com requerimento, email para coordenação.

SolicitaçãoOnde realizar?Procedimento

Requisitos para a defesa

ver Resolução 03/2020

---> Obter créditos exigidos

ver Resolução 01/2024

---> Exame de qualificação

Req. Geral
Portal do aluno

ver Regulamento Geral Art. 57 e 58.
1 - Utilizar
Template da biblioteca da UTFPR (caso dissertação)
2 - Requerer, junto ao seu orientador, aprovação dos membros da banca. Anexar:
--- link currículo Lattes do membros,
--- data/horário previstos da qualificação
--- cadastro de membro externo (
formulário)
3 - Aguardar aprovação da banca pelo colegiado
4 - Solicitar exame de qualificação via portal do aluno [
tutorial]

Requisitos para a titulação

ver Regulamento Geral Art. 56.

---> Defesa do Trabalho de pesquisa

Req. Geral

Portal do aluno

ver Regulamento Geral Art. 57 e 60.
1 - Utilizar
Template da biblioteca da UTFPR (caso dissertação)
2 - Preencher
Requerimento Geral, com 30 dias de antecedência, solicitando aprovação dos membros da banca. Anexar:
--- link currículo Lattes do membros,
--- data/horário previstos da qualificação
--- cadastro de membro externo (
formulário)
3 - Aguardar aprovação da banca pelo colegiado
4 - Solicitar exame de defesa via portal do aluno [
tutorial]

---> Exame de proficiência em lingua inglesa

Req. Geral

ver Resolução 02/2016
1 - Preencher Requerimento Geral. Anexar:
--- comprovante

---> Produção científica

Req. Geral

ver Resolucão 01/2020
1 - Preencher
Requerimento Geral, especificando a publicação a ser validada. Anexar:
--- anexar primeira página do artigo
--- comprovante de submissão

IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão conter agradecimentos aos órgãos de fomento conforme instruções contidos no [
LINK]

---> Estágio docência

Req . Geral

ver Instrução Normativa PROPPG/PROGRAD 01/20214

Obrigatório apenas para bolsistas CAPES
1 - Preencher formulário de solicitação estágio docência [
LINK] e encaminhar para o professor orientador;
2 - Professor orientador cria processo SEI "Estágio docência", inclui documento "Solicitação estágio docência", encaminha processo para coordenação do PPGEEC e curso de graduação emitirem despacho.
3 - Professor orientador edita termo de acordo, colhe assinaturas e notifica aluno;
4 - Aluno realiza estágio docência;
5- Professor orientador edita "Avaliação de desempenho", colhe assinaturas, encaminha para coordenador;
6 - Coordenador encaminha para registro no histórico.

---> Entrega da versão final

ver Regulamento Geral Art. 61 e 62
Após a defesa o autor deverá realizar a entrega da versão final ao orientador observando as instruções constantes na
Instrução Normativa PROPPG 31/2023, em especial aos artigos abaixo:
--- Art. 1 - dados idênticos ao sistema acadêmico e normas de apresentação
--- Art. 2 - formato em PDF/A
--- Art. 3 - codificação do nome
--- Art. 4 - fluxo de entrega
--- Art. 5 - folha de aprovação
--- Art. 6 - citação a CAPES e outras agências de fomento

Matrícula em disciplinas

---> disciplinas do PPGEEC

Portal do aluno

1 - Acessar Portal do Aluno
2 - Clicar em Requerimento de Disciplina e no botão Requerer;
3 - Aguardar o período de ajustes de matrículas pelo orientador e coordenador;

IMPORTANTE: Os alunos que já concluíram os créditos em disciplinas deverão matricular-se na disciplina SSAC009MA - Elaboração de Dissertação, para manter o vínculo com o programa (mesmo com defesa agendada)

ALUNO SEM MATRICULA SERÁ CONSIDERADO DESISTENTE

---> disciplinas em rede UTFPR

Página PPGEEC

1 - Acessar a lista de disciplinas remotas [LINK]
2 - Seguir os procedimentos constantes no documento

Validação de créditos

ver Resolução 01/2024

---> Disciplinas externas

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, especificando as disciplinas a serem validadas.
2 - Para disciplinas externas à UTFPR é necessário anexar os comprovantes:
--- declaração ou histórico
--- ementa ou equivalente

---> Publicações

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, especificando a publicação a ser validada. Anexar:
--- cópia artigo
--- link curriculo Lattes atualizado
--- carta de aceite e/ou link doi da publicação e/ou certificado de apresentação

IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão conter agradecimentos aos órgãos de fomento conforme instruções contidos no [
LINK]

---> Estágio docência

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral. Anexar:
--- avaliação de desempenho ou número processo SEI (ver "Requisitos de titulação")

---> Bancas de defesa

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral. Anexar:
--- comprovantes de participação em bancas

---> Outras

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, especificando a validação. Anexar:
--- comprovantes

Auxílios financeiros e bolsas

---> Para participação em eventos

ver Instrução 23/2024
ver Orientações [LINK]

---> Requerimento de Bolsa

Req. Geral

ver Edital [LINK]

---> Cadastramento de bolsista

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral. Informar:
--- CPF
--- dados bancários (banco, agência e nro da conta)

---> Cancelamento de bolsa

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, justificando o pedido. Informar:
--- data sugerida para bolsa

---> Aquisição de vínculo empregatício durante vigência de bolsa

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral. Informar:
--- data e local de início do vínculo empregatício

Outros procedimentos

---> Cancelamento de disciplina

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, justificando a motivação.

---> Trancamento do curso

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, justificando a motivação. Anexar:
--- comprovantes (se necessário)

---> Desligamento do curso

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, justificando a motivação.

---> Prorrogação do prazo de defesa/qualificação

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, justificando o pedido. Anexar:
--- comprovantes (se necessário)

---> Licença maternidade

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral. Anexar:
--- atesado médico

---> Troca de orientação

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral. justificando o pedido. Anexar:
--- cópia de email com manifestação de aceite para orientação

---> Coorientação

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral. justificando o pedido. Anexar
--- cópia de email com manifestação de aceite para coorientação
--- cadastro de membro externo (
formulário), para coorientadores externos a UTFPR

---> Migração para regular

Req. Geral

ver Instrução 06/2023
1 - Preencher Requerimento Geral

Declarações

---> Declaração de matrícula

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral

---> Declarações específicas

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, especificando a declaração necessária

---> Histórico

Portal do aluno

1 - Acessar Portal do Aluno

---> Outras

Req. Geral

1 - Preencher Requerimento Geral, especificando a declaração necessária

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