Home
/
O Programa
/
Projetos de Pesquisa na Linha de Análise e Modelagem de Processos e Sistemas Térmicos

Projetos de Pesquisa na Linha de Análise e Modelagem de Processos e Sistemas Térmicos

Publicado 7/10/2018, 12:02:38 PM, última modificação 2/27/2022, 1:49:42 PM

ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS INERENTES AOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA (vigente)

Descrição: Projeto voltado para a análise dos motores de combustão interna e seus processos, utilizando técnicas experimentais e simulação computacional, com o objetivo de otimizar o desempenho, diminuir o impacto ambiental e reduzir o consumo de combustíveis. Além disso, busca-se desenvolver e formular novos combustíveis, conferindo-lhes características que melhor correspondam à tecnologia de combustão a ser utilizada no motor.

Professor Responsável: JOSE ANTONIO ANDRES VELÁSQUEZ ALEGRE

DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO APLICADA A ESCOAMENTOS BIFÁSICOS GÁS-LIQUIDO EM TUBULAÇÕES (vigente)

Descrição: Desenvolvimento de instrumentação avançada aliada a novas técnicas de processamento de sinais para extração de parâmetros físicos de escoamentos bifásicos e realização de testes de escoamentos envolvendo Óleo e CO2. Como resultado do projeto espera-se obter informações sobre do comportamento do escoamento bifásico na presença de CO2 a pressões elevadas (Até 70 Bar). O presente estudo também prevê a avaliação do comportamento de misturas a altas pressões a partir da termodinâmica de equilíbrio de fases.

Professor Responsável: RIGOBERTO ELEAZAR MELGAREJO MORALES

 

 

ESTUDO DA FORMAÇÃO E DEPOSIÇÃO DE HIDRATOS (vigente)

Descrição: O presente projeto tem por objetivo o estudo experimental e teórico da deposição de hidratos na parede dos tubos e nas fases de água e óleo. Propõe-se estudar experimentalmente e teoricamente a deposição de hidratos na parede dos tubos e a concentração de partículas de hidratos formados nas fases (óleo e água). As atividades serão realizadas com a finalidade de obter os seguintes resultados: 1).Correlações de engenharia para determinar a taxa de deposição de hidratos na parede de tubos do escoamento com ou sem a adição de partículas de hidratos; 2). O desenvolvimento de um modelo matemático para prever a deposição de hidratos na parede e concentração de hidratos nas fases de óleo e água; 3) Desenvolvimento de sensores de ultrassom e ópticos para a monitoração da taxa de deposição e da distribuição de partículas de hidratos nas fases (água e óleo).

Professor Responsável: RIGOBERTO ELEAZAR MELGAREJO MORALES

 

 

ESTUDO NUMÉRICO DO PROCESSO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE EM MEIOS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS (vigente)

Descrição: O entendimento do processo de transporte de calor e de massa em meios porosos tem sido objeto de atenção de pesquisadores há várias décadas. Exemplos de aplicações podem sem encontrados no resfriamento de eletrônicos, secagem de grãos e também na indústria do petróleo. As complicações geométricas presentes em meios porosos naturais implicaram na busca de modelos matemáticos mais simples para a representação do transporte de fluido e calor nestes meios. Neste projeto a abordagem do poro-contínuo (baseada no conhecimento das propriedades permo-porosas do meio) e a abordagem do contínuo (presença das fases sólida e fluido separadas por uma interface) são utilizadas no estudo de problemas de convecção forçada e natural em cavidades e canais. Para tanto, os métodos dos volumes finitos e de Lattice Boltzmann são testados em problemas onde o meio poroso é representado tanto no nível macroscópico (homogêneo) quanto no microscópico, quando o meio poroso é representado por blocos sólidos desconectados e imersos em fluido. Este projeto era anteriormente chamado “Estudo Numérico do Processo de Fenômenos de Transporte em Meios Homogêneos e Heterogêneos”. A modificação visa melhor representar a classe de problemas e também os métodos numéricos atualmente investigados pelo grupo. 

Professor Responsável: SILVIO LUIZ DE MELLO JUNQUEIRA