Home
/
O Programa
/
Projetos de Pesquisa na Linha de Mecânica dos Sólidos Computacional

Projetos de Pesquisa na Linha de Mecânica dos Sólidos Computacional

Publicado 7/10/2018, 12:16:28 PM, última modificação 2/27/2022, 1:59:13 PM

ABORDAGEM TERMODINÂMICA EM MEIOS CONTÍNUOS PSEUDOPLÁSTICOS TIXOTRÓPICOS (vigente)

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar, utilizar e desenvolver modelos matemáticos e técnicas numérico-computacionais para abordagem do comportamento de meios contínuos pseudoplásticos tixotrópicos sob a ótica dos princípios termodinâmicos. Salienta-se que a análise de tais modelos envolvem relações constitutivas que são oriundas do comportamento reológico destas substâncias, as quais possuem diversas aplicações tecnológicas em setores da indústria petrolífera e aeroespacial, por exemplo.

Professor Responsável: HILBETH PARENTE AZIKRI DE DEUS 

ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS COMPÓSITAS (vigente)

Descrição: Este projeto de pesquisa se caracteriza pelo desenvolvimento de modelos numéricos e de técnicas de otimização aplicados a componentes estruturais fabricados em materiais compósitos. Os principais temas de interesse são: (1) modelagem do comportamento mecânico de estruturas de materiais compósitos (análise de tensões e deformações  sob carregamentos estáticos,  flambagem, modelagem dos fenômenos de fratura e fadiga) e (2)  otimização de problemas de estruturas compósitas, em particular o desenvolvimento de métodos baseados em modelos reduzidos (surrogate models) para diminuir o custo computacional.

Professor Responsável: MARCO ANTONIO LUERSEN 

AVALIAÇÃO DE TENSÕES DE CONTATO/DESGASTE COM AUXÍLIO DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA POR ELEMENTOS FINITOS (vigente)

Descrição: Este projeto tem por objetivo a utilização de ferramentas de modelagem numérica, em particular o Método dos Elementos Finitos, para avaliar tensões de contato bem como simular efeitos de desgaste em componentes mecânicos. Os modelos de desgaste utilizados nas simulações numéricas são analíticos e/ou empíricos, basedos principalmente na Lei de Archard, abordagem de energia dissipada e resultados de ensaios experimentais.

Professor Responsável: MARCO ANTONIO LUERSEN

ANÁLISE TEÓRICA E NUMÉRICA DO FENÔMENO DE PROPAGAÇÃO DE TRINCAS, VIA MODELOS DO TIPO PARIS-ERDOGAN (vigente)

Descrição: Este projeto de pesquisa propõe estudar o comportamento das soluções numéricas aproximadas para modelos de propagação de trincas do tipo Paris-Erdogan através do estabelecimento de procedimentos formais, para obtenção cotas para a evolução de trincas; desenvolvimento e aplicação de metodologias para quantificação da incerteza, para o fenômeno de propagação de trincas. Este projeto de pesquisa se desenvolverá nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado no curso de Pós Graduação em Engenharia Mecânica e dos Materiais, do Departamento Acadêmica de Mecânica da UTFPR. 

Professor Responsável: CLAUDIO ROBERTO AVILA DA SILVA JUNIOR

 

 

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE GALERKIN E DOS POLINÔMIOS DE CAOS PARA ANÁLISE DE INCERTEZA EM SISTEMAS ESTRUTURAIS (vigente)

Descrição: Esse projeto de pesquisa se caracteriza pelo desenvolvimento e utilização de modelos matemáticos e numéricos aplicados a sistemas estruturais que apresentam incerteza nas propriedades mecânicas. Os temas de interesse são: (1) Aplicações do Métodos de Galerkin e dos Polinômios de Caos a problemas de estruturas com incerteza nas propriedades mecânicas; (2) modelagem da incerteza através dos polinômios de caos; (3) estudo de existência e unicidade de solucoes para equações diferenciais com coeficientes estocásticos, utilizadas na modelagem de sistemas estruturais.

Professor Responsável: CLAUDIO ROBERTO AVILA DA SILVA JUNIOR

 

 

ESTRUTURA NUMÉRICO-COMPUTACIONAL PARA ABORDAGEM DE PROBLEMAS EM TERMODINÂMICA DOS MEIOS CONTÍNUOS E MECÂNICA ESTATÍSTICA (vigente)

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo e o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas teóricas (modelos) e numérico-computacionais para análise de processos termodinamicamente irreversíveis (deformações plástica, viscoplástica, contato unilateral, dano e análise cinética de fases) sob a ótica dos princípios da termodinâmica racional e/ou da mecânica estatística/processos estocásticos. Salienta-se que há diversas aplicações tecnológicas de interesse nas quais este tipo de abordagem é extremamente útil, a deterioração do comportamento mecânico-estrutural de sólidos devido ao contato com materiais/substâncias termicamente e/ou quimicamente reativas com o mesmo, e a análise de problemas envolvendo interação fluido-estrutura, dentre outras.

Professor Responsável: HILBETH PARENTE AZIKRI DE DEUS