Home
/
O Programa
/
Projetos de Pesquisa na Linha de Otimização de Processos de Fabricação

Projetos de Pesquisa na Linha de Otimização de Processos de Fabricação

Publicado 7/10/2018, 11:39:45 AM, última modificação 2/26/2022, 4:55:33 PM

ANÁLISE DAS VIBRAÇÕES NOS PROCESSOS DE USINAGEM (vigente)

Descrição: O presente projeto apresenta uma proposta que pretende, especificamente, estudar os fenômenos associados à dinâmica dos processos de torneamento e fresamento determinando a influência dos parâmetros tecnológicos sobre a estabilidade destes processos. Com o seu desenvolvimento busca-se uma maior compreensão dos fenômenos associados à dinâmica dos processos de usinagem e procura-se determinar condições que conduzam os processos a regiões de estabilidade, permitindo altas taxas de remoção e assegurando elevada precisão dimensional e qualidade superficial às peças usinadas. Também tem como propósito o desenvolvimento de métodos e determinação de parâmetros tecnológicos do processo, visando à obtenção de condições de trabalho adequadas, que possibilitem o seu emprego em situações que apresentam inerente falta de rigidez no sistema máquina-ferramenta-peça. As operações de usinagem são influenciadas pela dinâmica da estrutura da máquina-ferramenta e dinâmica do processo de corte. A primeira é analisada usando métodos e teorias conhecidas da dinâmica de estruturas, e é no presente o melhor compreendido dos dois fatores. A dinâmica do processo de corte é muito menos conhecida, uma vez que métodos teóricos e experimentais para seu estudo ainda estão em desenvolvimento e muitas questões ainda não foram esclarecidas. A fim de se obter maior compreensão dos fenômenos associados à dinâmica dos processos de torneamento e fresamento e suas implicações sobre a precisão de forma e acabamento superficial das peças usinadas, serão analisados em laboratório situações específicas de produção. Serão estudados casos onde a rigidez do sistema máquina-ferramenta-peça é limitada pelas características geométricas da ferramenta. A influência dos parâmetros de corte (velocidade de corte, profundidade de corte, avanço, geometria de ferramenta) sobre a estabilidade do processo será pesquisada a partir de simulações computacionais e realização de experimentos.

Professor Responsável: MILTON LUIZ POLLI

ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (vigente)

Descrição: Projeto de pesquisa com enfoque na análise e otimização de Processos de Fabricação voltada a Indústria local, pelos processos de remoção de material (usinagem), com utilização de ferramentas de geometria definida e não definida, e de deformação de material (puncionamento). As pesquisas são direcionadas para a análise otimização de produção em seus diversos aspectos, tais como desgaste de ferramentas, otimização de condições de produção, etc. Algumas das tecnologias envolvidas são: usinagem de precisão e a altas velocidades, novos materiais par ferramentas, estudo de utilização de lubri-refrigerantes e caracterização e usinabilidade de materiais frágeis.

Professor Responsável: PAULO ANDRE DE CAMARGO BELTRAO

MANUFATURA ADITIVA (vigente)

Descrição: Projeto de pesquisa com enfoque no desenvolvimento (software, hardware e material) e otimização de tecnologias de fabricação baseadas no princípio da manufatura por camada. Estas tecnologias são empregadas principalmente na obtenção de protótipos (Prototipagem Rápida), mas também podem ser utilizadas em alguns casos na fabricação da peça final (Manufatura Rápida) ou de moldes-protótipo (Ferramental Rápido). Este projeto foi renomeado para Manufatura Aditiva (o antigo nome era “Prototipagem Rápida”), por ser este o termo atual mais aceito na academia para caracterizar este princípio como sendo um processo de fabricação de aplicação geral e não restrito a prototipagem.

Professor Responsável: NERI VOLPATO

TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE INJEÇÃO DE PLÁSTICO (vigente)

Descrição: Projeto de pesquisa com enfoque no desenvolvimento de tecnologias de fabricação de ferramental, com ênfase na obtenção de moldes de injeção de plástico, pelos processos de remoção de material (usinagem) e de adição de material (Manufatura Aditiva). As pesquisas são direcionadas tanto para a obtenção de ferramentas de produção quanto para moldes-protótipo (Ferramental Rápido). Algumas das tecnologias envolvidas são: CNC, CAD/CAM e Manufatura Aditiva.

Professor Responsável: NERI VOLPATO

PROJETO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE MANUFATURA (finalizado)

Descrição: São utilizados conceitos de pesquisa operacional, inteligência artificial e estatísticos no projeto, operação e balanceamento de tarefas em sistemas de manufatura, estudos de layout e estudo da alocação de peças a equipamentos. Nos estudos de layout e no projeto de sistemas de manufatura, pretende-se combinar conceitos de tecnologia de grupo e de pesquisa operacional (métodos exatos e heurísticos). O diagnóstico e o controle de não-conformidades em sistemas de manufatura tem sido alvo de poucos trabalhos científicos. Pretende-se também estudar a aplicação de diferentes abordagens no rastreamento do funcionamento dos sistemas de manufatura, buscando-se aumentar a confiabilidade de tais sistemas.

Professor Responsável: LUIZ CARLOS DE ABREU RODRIGUES