Home
/
O Programa
/
Projetos de Pesquisa na Linha de Processamento de Materiais

Projetos de Pesquisa na Linha de Processamento de Materiais

Publicado 7/10/2018, 11:50:11 AM, última modificação 2/27/2022, 1:45:21 PM

LIMPEZA DE SUPERFÍCIES E TRATAMENTO MATERIAIS POR PLASMA (vigente)

Descrição: Este projeto tem como objetivo aprimorar as tecnologias de plasma aplicadas à limpeza de superfícies metálicas contaminadas com substâncias orgânicas oriundas dos processos de fabricação mecânica. Adicionalmente, são realizados estudos fundamentais da interação de substâncias orgânicas com descargas e pós-descargas para a descrição dos mecanismos de limpeza por plasma.

Professor Responsável: MARCIO MAFRA

PROCESSAMENTO DE MATERIAIS METÁLICOS VIA TECNOLOGIA DE PLASMA (vigente)

Descrição: O objetivo deste projeto é: difundir a tecnologia de plasma; definir novos usos para a tecnologia de plasma e otimizar os parâmetros de processo de nitretação, nitrocementação e sinterização por plasma.

Professor Responsável: PAULO CESAR BORGES

TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO DE PLASMAS PARA TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIES (vigente)

Descrição: O objetivo deste projeto é utilizar técnicas de diagnóstico de plasma já consolidadas e desenvolver novas técnicas com vistas ao melhoramento das aplicações do plasma nos tratamentos de superfícies.

Professor Responsável: MARCIO MAFRA

TRIBOLOGIA APLICADA AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (vigente)

Descrição: Este Projeto visa atender demandas na área de fabricação, em especial usinagem, no que se refere à caracterização tribológica dos elementos e componentes envolvidos, de modo a propor melhorias para o aumento da vida útil dos mesmos.

 Professor Responsável: GIUSEPPE PINTAUDE

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS (finalizado)

Descrição: O projeto tem como finalidade estudar os processos: mecânicos, térmicos e estruturais. O trabalho tem por objetivo obtenção de materiais compósitos ecologicamente corretos e avaliação do comportamento sob radiação ultra violeta e gama.

Professor Responsável: ELAINE CRISTINA DE AZEVEDO