ppgen
O Programa
O PPGEN constitui-se como um Mestrado Profissional em Ensino, reconhecido com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. O PPGEN situa-se dentro da estrutura da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PROPPG/UTFPR) e atende a um sistema multicampi composto por Londrina e Cornélio Procópio .
O PPGEN tem como objetivo formar o professor-pesquisador com capacidade e autonomia para propor inovações metodológicas e práticas pedagógicas, com o uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, que possam impactar no cenário local, regional, nacional e/ou internacional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.
O perfil esperado do aluno é o de um um profissional com sólido conhecimento sobre ensino, com habilidades para atuar e interagir em diferentes instituições e em diferentes modalidades do campo da educação – com forte imersão nas escolas públicas de Educação Básica. Ao concluir seu itinerário formativo no PPGEN, o aluno estará apto para gerar pesquisas e produtos educacionais com inovações conceituais e metodológicas e para usar tecnologias avançadas que possam servir para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na área de concentração do programa: Ensino, Ciências e Novas Tecnologias.
Área de Concentração
Ensino, Ciências e Novas Tecnologias
O objetivo é formar profissionais habilitados para atuar no ensino e nas novas tecnologias aplicadas à educação, de forma a contribuir com a sociedade por meio de formação adequada às questões inerentes a esse campo de pesquisa, mediante a busca de possíveis soluções para problemas que envolvam o ensino e a aprendizagem, tais como: o emprego de novas tecnologias aplicadas ao ensino e à pesquisa; o ensino de linguagem e literatura; o ensino de ciências da natureza; aspectos socioculturais
Linhas de Pesquisa
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências Humanas
Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Linguagem e Literatura; Cultura e Sociedade
Esta linha de pesquisa tem como foco principal a abordagem dos multiletramentos, a interdisciplinaridade e a formação docente. Nesse sentido, o objetivo é promover a produção e aplicação de recursos educacionais inovadores, que ampliem as possibilidades de ensino e aprendizagem nas Ciências Humanas, explorando diferentes linguagens, perspectivas e práticas interdisciplinares. A linha está ancorada no macroprojeto de pesquisa “Multiletramentos, Interdisciplinaridade e Formação Docente: produção e aplicação de recursos educacionais inovadores”.
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências da Natureza
Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia
Esta linha concentra-se na educação para as Ciências da Natureza, visando o desenvolvimento de competências e habilidades em professores e alunos. O objetivo é explorar fundamentos, metodologias e produtos educacionais inovadores que estimulem o ensino das Ciências da Natureza de forma contextualizada, prática e significativa, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dos fenômenos naturais. A linha está ancorada no macroprojeto de pesquisa “Educação para as Ciências da Natureza: Desenvolvendo Competências e Habilidades em Professores e Alunos por meio de Fundamentos, Metodologias e Produtos Educacionais Inovadores”.
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências Sociais
Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências Sociais; Sociologia do Trabalho; Inclusão Social; Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Esta linha tem como foco a educação transformadora, abordando temas como formação, inclusão, diversidade, acessibilidade e empreendedorismo como práticas inovadoras no ensino. O objetivo é desenvolver estratégias e recursos educacionais que promovam uma educação socialmente comprometida, capaz de transformar realidades, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão social por meio de abordagens pedagógicas inovadoras. A linha está ancorada no macroprojeto de pesquisa “Educação Transformadora: Formação, Inclusão, Diversidade, Acessibilidade e Empreendedorismo como Práticas Inovadoras no Ensino”.
Inovações Disruptivas no Ensino e Aprendizagem
Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Novas Ciências, Tecnologias Interativas Digitais, Robótica Educacional, Ciência Aberta.
visa contribuir com uma transformação do panorama educacional brasileiro. Seu enfoque é o desenvolvimento e a implementação de estratégias que priorizem a utilização de metodologias contemporâneas de ensino, aproveitando sinergias entre tecnologias cognitivas e inovações pedagógicas. Com o entrelaçamento da Inteligência Artificial, Neurociência, Cultura Maker, explorando formas avançadas para apoiar as Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. A meta central é catalisar uma revolução educacional, integrando descobertas da neurociência e das ciências cognitivas para remodelar a educação. Isso inclui a aplicação de inteligência artificial e robótica educativa, o uso de tecnologias emergentes como jogos digitais, e a promoção de um hibridismo pedagógico que desafia os modelos de ensino convencionais. O objetivo é claro: oferecer uma educação alinhada às demandas do futuro, que seja inclusiva e de excelência. Este macroprojeto está estrategicamente posicionado para impulsionar mudanças significativas na educação brasileira. Ele se compromete com a vanguarda, utilizando metodologias de ensino inovadoras que não apenas complementam, mas redefinem como o conhecimento é compartilhado e apropriado. O compromisso é com uma educação mais dinâmica, acessível e eficaz, preparando cidadãos para enfrentar os desafios do século XXI com equidade e competência. A linha está ancorada no macroprojeto de pesquisa “Catalisadores Educacionais: uma proposta de Inovações no Ensino e Aprendizagem para Melhoria da Educação Brasileira”.
