Meu portal personalizado
Parcerias e Colaborações
O Estado do Paraná articulou junto às Universidades Federal e Tecnológica do Paraná, a Fundação Araucária e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Rede Paranaense de Pesquisa em Fenômenos Extremos do Universo em 2021. Atualmente a Rede conta com a participação de pesquisadores do Estado vinculados a várias instituições de ciência e tecnologia. A coordenação da rede é feita pelas Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). o NAPI-FEU está em sua segunda fase, aprovada em 2024,
O SAMplus é o projeto de atualização do sistema de óptica adaptativa atualmente em operação no Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR). Em suma, o projeto consiste em substituir os componentes-chave da óptica adaptativa, ou seja, o espelho deformável e o sensor de frente de onda, operando com um novo computador para o controle em tempo real.
Este NAPI tem como objetivo difundir a tecnologia da eletrônica orgânica e contribuir para a formação de recursos humanos nos temas de desenvolvimento sustentável, energias renováveis e cidades inteligentes, direcionando as pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino para atender demandas ou problemas emergentes identificados no setor produtivo na região.
Pesquisa aplicada realizada no Laboratório Fotonanobio na área de detecção de compostos químicos por meio de espectroscopia Raman e de espectroscopia Raman amplificada por superfície (SERS), visando ao desenvolvimento de tecnologia para monitoramento em saúde e monitoramento ambiental.
Desenvolvimento de análises de dados do experimento. Envio de estudantes.
Vigência: 2025 - 2026
Docente envolvido: André Fabiano Steklain Lisbôa (PPGFA)
Desenvolvimento de simulações para os sistemas X-Arapuca, C-Arapuca e PoWER.
Participação nos projetos Fapesp "Sistema de Detecção de Luz do Deep Underground Neutrino Experiment" e "Instrumentação avançada para grandes colaborações em Física de Altas Energias: Purificação de LAr e Fotodetecção para o LBNF-DUNE"
Convênio FINEP 01.24.0511.00 para Purificação de Argônio Líquido
Vigência: 2020 - presente
Docentes envolvidos: André Fabiano Steklain Lisbôa (PPGFA), Luciana Hirsch, Marcio Rostirolla Adames
Participação no Neutrino Platform
Análise de dados do experimento DUNE e ProtoDUNE
Vigência: 2020 - presente
Docentes envolvidos: André Fabiano Steklain Lisbôa (PPGFA), Luciana Hirsch, Marcio Rostirolla Adames
- Desenvolvimento de ferramentas e métodos teóricos, numéricos e computacionais que possam contribuir para o avanço do conhecimento na área de gravitação quântica e teoria de campos.
- Desenvolvimento de ferramentas e métodos teóricos, numéricos e computacionais que possam contribuir para o avanço do conhecimento na área de gravitação quântica e teoria quântica de campos.
- Investigação da Teoria ou Estatística de Tsallis na Lei de Arrhenius para algumas reações cuja taxa de reação ou constante de reação é computada por métodos computacionais e numéricos. Modelagem teórica, computacional e numérica de pulsos ópticos gerados por vários tipos de laser, com ênfase na aplicação e desenvolvimento de sensores para fibra óptica.
- Investigação da teoria estatística de Tsallis na Lei de Arrhenius para algumas reações cuja velocidade de reação ou constante de reação é calculada por métodos computacionais e numéricos. Modelagem teórica, computacional e numérica de pulsos ópticos gerados por vários tipos de laser, com ênfase na aplicação e desenvolvimento de sensores para fibra óptica.
Integrante: Prof. Antônio Antônio Carlos Amaro de Faria Jr. (PPGFA) , Profª: Mikel Holcomb
Projeto: Spintrônica - Modelagem Funcional de Clusters de Spin
Novas Tendências e Perspectivas para Design Integrado de Spintrônica
A investigação do Magnetismo usando várias técnicas, metodologias e ferramentas é fundamental para o desenvolvimento de novas aplicações, tendências e inovações tecnológicas que fazem uso da Spintrônica. A integração da Spintrônica com a Óptica Integrada para o design de circuitos e dispositivos para aplicações e novas perspectivas em Fotônica foi implementada por meio da modelagem de sistemas e clusters de Spins. A visita técnica ao Prof. Dr. Mikel Holcomb, (Holcomb Interface Physics - HIP Group) consiste em interagir com as diversas, surpreendentes e inovadoras técnicas desenvolvidas pelo seu grupo, usadas para investigar as propriedades magnéticas de materiais para Spintrônica. Uma das descobertas destacadas do seu grupo é um novo tipo de magnetização que é facilmente comutável, a camada morta magnetoelétrica e métodos para melhorar a confiabilidade nos detectores de fótons únicos de próxima geração da NASA. O HIP foca no crescimento de alta qualidade e caracterização de filmes finos explorando técnicas que são ideais para o estudo de efeitos de superfície e interface, por exemplo, da geração de segundo harmônico (SHG), sensível a campos elétricos e magnéticos em interfaces, que é uma ferramenta perfeita para monitorar competição magnetoelétrica, magnética e outros comportamentos novos. Outra técnica poderosa utilizada pelo grupo HIP é a espectroscopia de absorção de raios X que permite medições específicas de elementos de valência atômica e magnetização. A especificidade do elemento permite o estudo de múltiplas camadas e interfaces de materiais, permitindo também o estudo de acoplamento em materiais multicamadas, também utilizando aprendizado de máquina para complementar seus desenvolvimentos experimentais.
- Realização de medições elétricas. Sensores elétricos e ópticos. Medição RAMAN. Litografia óptica em ambiente de sala limpa.
- Caracterização elétrica. Sensores elétricos e ópticos. Raman. Litografia óptica.
- Síntese de óxido de grafeno. Microscopia eletrônica de transmissão. Medições de absorção de micro-ondas.
- Síntese de óxido de grafeno. Microscopia eletrônica de transmissão. Absorção de micro-ondas.
- Medições de nanoespectroscopia por infravermelho. Preparação de amostras.
- Nanoespectroscopia por infravermelho. Preparação de amostras.
- Desenvolvimento de ferramentas e métodos teóricos, numéricos e computacionais que possam contribuir para o avanço do conhecimento na área de gravitação quântica e teoria de campos.
- Desenvolvimento de ferramentas e métodos teóricos, numéricos e computacionais que possam contribuir para o avanço do conhecimento na área de gravitação quântica e teoria quântica de campos.
- Desenvolvimento de modelos computacionais para investigação de eventos extremos na atmosfera solar e instrumentação para observação do Sol a partir do solo ou do espaço. Análise e processamento de imagens do telescópio solar e da missão espacial Galileo.
- Desenvolvimento de modelos computacionais para investigar eventos intensos que ocorrem na atmosfera solar e instrumentos para observar o Sol do solo ao espaço. Análise e processamento de imagens dos dados produzidos pelo telescópio solar e pela missão Galileo.