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Sobre o PPGFCET

Sobre o PPGFCET

Publicado 8/27/2024, 4:11:57 PM, última modificação 8/28/2024, 4:14:18 PM

O Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica/PPGFCET, possui Mestrado e Doutorado Profissional e a sua missão é: Formar professores pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática para articular o conhecimento científico, educacional e tecnológico aplicado para a realidade escolar. Nesse sentido o Programa se insere na área de Ensino (46) da CAPES e se conecta fortemente com os objetivos da Pós-Graduação Profissional e com a missão da UTFPR.
Este programa destina-se a professores de Ciências e Matemática em exercício no ensino fundamental e professores de Biologia, Física, Matemática e Química em exercício no ensino médio, professores de ensino superior que atuam nas licenciaturas em Ciências e Matemática ou áreas afins, profissionais que atuam com a formação de professores das áreas de Ciências e Matemática em todos os níveis de ensino. Assim como profissionais que atuam na Educação Infantil e em espaços de ensino, aprendizagem, divulgação científica e produção de material didático nas áreas de Ciências e Matemática.

Objetivos do PPGFCET

O objetivo geral do PPGFCET é promover a formação continuada de professores pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática, com forte embasamento epistemológico na área e articulação com a realidade escolar, buscando possibilidades concretas de inserção teórico-prática sólida no contexto investigado para a alfabetização científica e tecnológica humanizadora.

Objetivos específicos:

  • Contribuir com a formação profissional dos professores, com ênfase no conhecimento científico e suas mediações teóricas, didáticas, metodológicas e epistemológicas para o processo ensino-aprendizagem.
  • Fomentar a formação permanente de profissionais que exercem atividades educativas, para que o conhecimento adquirido e desenvolvido promova, em sua realidade, a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática, estimulando-os à constância de sua própria formação e de outros educadores.
  • Possibilitar a inserção dos profissionais em formação continuada em outros espaços que desenvolvam a cultura acadêmica, por meio do exercício na escrita técnico-científica e diálogo com os pares. 

Áreas de Concentração

Ciência, Tecnologia e Sociedade e Meio Ambiente
Linhas de pesquisa:
Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
Educação Ambiental

Perfil do Egresso

Mestrado

O Mestre egresso do PPGFCET, ao concluir o curso deve ser capaz de: criar lastro como pesquisador enquanto professor atuante na educação em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como na perspectiva da sua formação em seus distintos lócus de atuação. Com isso, o egresso buscará inovar sua prática docente em termos da compreensão e aplicação da ciência, matemática e tecnologia, no que se refere aos aspectos teóricos, teórico-metodológicos e epistemológicos, tendo em vista o uso das tecnologias, materiais didáticos e espaços que venham aprimorar a prática docente, bem como desenvolver pesquisas inter e multidisciplinares, de modo a integrar o conhecimento científico.

Doutorado

Por sua vez, o professor que atua como pesquisador de elevado nível oferecerá incrementos à sociedade no que concerne à educação, especialmente no escopo do Ensino de Ciências e Matemática, desta forma o portador do título de Doutorado Profissional, deverá ancorar-se no Programa por meio de grupos de pesquisa, seminários, docentes, disciplinas, e interações com o lócus das pesquisas e instituições parceiras envolvidas e se corporificará em um profissional que:

  • Desenvolva expertise para identificar problemáticas educacionais, analisar e elaborar estratégias para compreensão e solução dessas e que envolvam diferentes sujeitos do locus de investigação. Para tanto, aspira-se que esse egresso, dada a vivência construída no, pelo e a partir deste Programa, agora doutor, seja capaz de propor a estruturação de grupos para desenvolver ações semelhantes nas instituições envolvidas em sua pesquisa, trabalho e intervenção em parceria Universidade-Escola, com foco principal no âmbito da Educação Básica;
  • Demonstre entrada e permanência em uma cultura acadêmica formativa, de participação e coerente produção. Este processo terá no doutorado a sua gênese ou o seu fortalecimento, pois a cultura de entrada e permanência se constatará por meio da (re)elaboração de projeto de pesquisa (afinado a problemáticas educacionais que lhe envolvem), desenvolvimento desse projeto (por meio de intervenção) para a constituição de dados que demonstrem claramente a interface entre a profundidade teórica prospectada e o produto educacional a ser elaborado, análise dos dados constituídos (para a produção do texto final da Tese, mas que esteja ancorada em sólidas bases teórico-práticas, em perspectiva da validação do produto educacional elaborado), apreciação da tese e do respectivo produto a ela atrelado, divulgação das produções parciais e finais (no interior do programa via seminários e grupos de estudos e pesquisas, na instituição lócus da pesquisa como feedback necessário, em eventos da área para interação com pares e o confronto entre concepções novas ou divergentes, e em periódicos);
  • Apresente intensa imersão na realidade educacional com indicativos claros para melhorias. Tal imersão requer que, durante o curso de doutorado profissional, as compreensões do discente sobre a área de Ensino e afins se construam bem mais profundas na interface entre a problemática identificada no locus de sua pesquisa e os aportes teóricos e teórico-metodológicos já consolidados (ditos clássicos), bem como aqueles em constante renovação e aqueles em desenvolvimento. Para isso, almeja-se também que o egresso doutor, além de exímio conhecedor do seu objeto de pesquisa, aportes teórico e teórico-metodológico adotados – sedimentados em sua tese e produto educacional –, construa considerável lastro ou “trânsito” sobre demais pesquisas desenvolvidas neste e em outros programas correlatos. Tal como dito antes, isso ocorrerá por meio da participação ativa nos espaços de divulgação científica;
  • Articule em sua prática educacional elementos científicos, educacionais e tecnológicos em perspectiva da formação em contraposição à semiformação (formação precária) do estudante da Educação Básica – enorme escopo de preocupação deste Programa.

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