Home
/
Sobre o PPGTAMB
/
Metodologias de monitoramento de impactos ambientais

Metodologias de monitoramento de impactos ambientais

Publicado 3/29/2018, 2:34:01 PM, última modificação 3/8/2024, 2:49:27 PM
Este projeto compreende diversos subprojetos que são desenvolvidos no âmbito do PPGTAMB, sendo possível destacar

- Determinação de parâmetros físico-químicos em solos de referência da bacia do Paraná III
Como em uma visão holística da paisagem surge a necessidade da compreensão das relações entre o homem, a natureza e a sociedade, estas relações que por vezes criaram novas visões e enfoques para as pesquisas ambientais. Através deste estudo pretende-se determinar os parâmetros físico-químicos em áreas de proteção ambiental da região da Bacia do Paraná III.

- Caracterização de íons metálicos e parâmetros físico-químicos em porção biótica e abiótica de segmentos do Lago de Itaipu
Esta pesquisa poderá ser utilizada como ferramenta na conservação e preservação dos recursos hídricos e contribuir para o entendimento do grau de poluição deste ecossistema através das análises químicas, que por sua vez, irão mensurar a quantidade de elementos traço no ambiente.

- Parque Nacional do Iguaçu como Fonte de Polinizadores Para Agricultura
O projeto visa estudar a importância dos insetos polinizadores na produtividade da soja bem como inferir se o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) atua como repositório daquelas espécies. Para tanto, o estudo está em andamento em área de produção agrícola adjacente ao PNI. A metodologia engloba a observação dos visitantes florais, a captura dos insetos por meio de três métodos além de ensaios de polinização. Esses procedimentos foram realizados em seis transectos localizados na área agrícola e distribuídos em diferentes distâncias da Unidade de Conservação. Na época de floração da cultura foram coletados os visitantes florais e os visitantes florais efetivos, sendo que para os últimos, será determinado se os mesmos são oriundos do PNI. A produtividade será avaliada por meio de experimentos de polinização realizados em plantas selecionadas ao longo dos seis transectos.

- Comparação entre Estratos Regenerantes de Florestas Primária e Secundária
Uma Avaliação da Restauração Passiva no Oeste do Paraná - O objetivo geral do projeto é avaliar a riqueza e diversidade de espécies, a composição de grupos funcionais (síndrome de dispersão e categoria sucessional) e a composição florística do estrato regenerante em uma floresta secundária (sítio em restauração), localizada na região oeste do Paraná, visando avaliar o sucesso da restauração passiva por meio da comparação desse estrato regenerante com o estrato regenerante de uma floresta primária (sítio de referência) situada no Parque Nacional do Iguaçu. O objetivo específico visou testar a seguinte hipótese: o estrato regenerante no sítio de referência apresenta maior densidade; diâmetro; altura; número de indivíduos por parcela; riqueza; diversidade; proporção de espécies e indivíduos de espécies não-pioneiras; proporção de espécies e indivíduos de espécies zoocóricas; e composição florística; do que o estrato regenerante no sítio em restauração passiva.

- Estudo da flora arbórea de fragmentos de floresta nativa situados entre as cabeceiras do Rio Ocoy e o Parque Nacional do Iguaçu
Subsídios para a implantação de um corredor de biodiversidade entre o Parque e o Lago de Itaipu - O projeto envolve estudos em diferentes escalas, englobando o levantamento dos fragmentos de vegetação nativa para a determinação de índices de conectividade da paisagem e estimativa das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal por meio de geoprocessamento; implantação do Herbário da UTFPR – Câmpus Medianeira permitindo a documentação da diversidade vegetal da região, o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas envolvendo desenvolvimento biotecnológico, conservação e restauração de ecossistemas; estudo de indicadores hidrológicos para a obtenção de referências aplicáveis ao monitoramento ambiental nas microbacias hidrográficas inseridas na área do projeto; interpretação ambiental em fragmentos localizados em áreas urbanas como subsídio para programas de educação ambiental nos municípios.

- Estudo de indicadores hidrológicos em uma microbacia de primeira ordem no Parque Nacional do Iguaçu
Subsídios para a conservação dos recursos hídricos: O objetivo do estudo obter valores de referência regional para variáveis físicas, químicas e biológicas - estas constituídas pela comunidade de macroinvertebrados bentônicos - em um córrego de primeira ordem cuja microbacia está totalmente inserido no Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação de proteção integral. A dinâmica da água do solo será também investigada por meio de ensaios de permeabilidade, buscando obter valores de condutividade hidráulica do solo. Como resultados, pretende-se obter valores de referência para posteriores trabalhos de monitoramento e de ações de manejo de microbacias na micro região Oeste do Paraná.

- Carbonatação e captura de CO2 de resíduos de concreto
Esse estudo objetiva avaliar a captura de CO2 devido à carbonatação do concreto no período pós-demolição da estrutura, verificando sua viabilidade técnica, econômica e ambiental. Para tal, serão conduzidos experimentos em ambiente natural e acelerado, a partir da exposição de resíduos de diferentes concretos à ação de CO2 ao longo do tempo.

- Estudo da durabilidade e da Captura de CO2 de concretos aplicados em barragem
O objetivo geral desta pesquisa é avaliar as condições de durabilidade da barragem de Itaipu binacional verificando se as medidas mitigatórias adotadas no seu projeto foram eficazes. Também busca-se estimar a potencialidade de captura de CO2 devido à carbonatação do concreto, para misturas de relações água/aglomerante variada produzidas com diferentes tipos de cimento, como contribuição para a definição de parâmetros de sustentabilidade de barragens de concreto.

- Diagnóstico do grau de contaminação do Lago de Itaipú e tributários por fármacos antidepressivos a partir da análise de suas concentrações nos sedimentos de fundo
O projeto tem por objetivo determinar a concentração de fármacos do grupo antidepressivo em amostras ambientais, enfatizando os métodos de qualificação e quantificação através das técnicas cromatográficas, ressaltando o desenvolvimento e otimização de metodologias analíticas.

SUBPROJETOS FINALIZADOS

- Indicador de salubridade ambiental na bacia hidrográfica do Paraná III.
- Aspectos Botânicos como Subsídio para Interpretação Ambiental no Parque Farroupilha, Matelândia, Estado do Paraná
- Avaliação do potencial de captura de CO2 em concretos carbonatados.
- Estabelecimento do Perfil Ecotoxicológico e Medidas de Remediação Ambiental Aplicadas à Região da Represa de Itaipu.
- Análises Físico-Químicas de Sedimento da Foz Do Rio Ocoy.
- Avaliação da qualidade físico-química e determinação do índice de vulnerabilidade das águas subterrâneas do Município de Medianeira PR

Reportar erro