PPGTP-PB
Sobre
Programa de Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP)
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco foi criado para suprir a demanda regional por profissionais altamente qualificados nas áreas de tecnologia química e bioquímica. Com foco no desenvolvimento científico e tecnológico, o programa busca impulsionar a pesquisa e a inovação, promovendo soluções sustentáveis para os setores acadêmico, industrial e produtivo.
Missão
“Desenvolver pesquisas na interface entre a Química e outras áreas do conhecimento, formando profissionais qualificados para atuar no ensino, pesquisa e setor produtivo. Contribuir para a inovação tecnológica e a disseminação do conhecimento, sempre com compromisso com o desenvolvimento regional e a sustentabilidade.”
Área de Concentração: Química
A área de concentração em Química engloba pesquisas voltadas para o estudo e aprimoramento de processos químicos e bioquímicos com aplicação tecnológica. O objetivo é formar pesquisadores e docentes qualificados para atuar em tecnologia química de materiais, biotecnologia e alimentos.
Linhas de Pesquisa
Materiais Funcionais e Aplicações: Desenvolvimento e caracterização de materiais poliméricos, compósitos, cerâmicos, nanomateriais e catalisadores, com foco em suas propriedades e aplicações tecnológicas.
Química Biotecnológica e de Alimentos: Estudo de processos bioquímicos e biotecnológicos, bioprospecção microbiana, produção de moléculas de interesse tecnológico e desenvolvimento de produtos alimentícios e bioativos. Inclui também pesquisas em tratamento biológico de resíduos e aproveitamento de subprodutos agroindustriais.
Impacto e Excelência Acadêmica
O PPGTP se consolidou como um centro de excelência em ensino e pesquisa, alinhado à missão institucional da UTFPR. Forma profissionais capacitados para enfrentar desafios tecnológicos e científicos, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade.