ppget-ct

Sobre

Publicado 2/18/2025, 1:21:53 PM, última modificação 5/16/2025, 7:51:12 PM

O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET), iniciado em 2025, é sediado no campus Curitiba da UTFPR. Oferta Mestrado Acadêmico e sua área de avaliação na CAPES é Educação.

O PPGET tem como missão a formação qualificada de mestres no campo da Educação Tecnológica para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, contribuindo para uma missão educacional crítica e alargada na sociedade contemporânea, valorizando modos sustentáveis e problematizadores do ato educativo, com impacto regional, nacional e internacional.

A visão do PPGET é ser reconhecido como um Programa de Pós-Graduação consolidado de excelência nacional e internacional na construção e difusão de conhecimento na área de Educação Tecnológica, sendo politicamente engajado na superação da racionalidade instrumental de tecnologia e referência teórico-conceitual de Educação Tecnológica como paradigma de transformação educativa.

Objetivos do PPGET

Como objetivo geral, o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) visa formar mestres para o exercício no campo educacional a partir da perspectiva da Educação Tecnológica, capazes de produzir uma práxis educativa pautada em uma racionalidade tecnológica crítica, interdisciplinar e engajada na transformação social e na compreensão alargada da sociedade do conhecimento. Deste modo, são objetivos específicos do Programa:

I - Analisar a perspectiva da Educação Tecnológica nos aspectos relacionados à pessoa do docente, à formação acadêmica, à formação tecnológica e à instituição que o acolhe profissionalmente.

II - Desenvolver pesquisas sobre as relações entre políticas de Educação Tecnológica, formação e culturas docentes, tanto no contexto nacional como internacional, bem como sobre as demandas decorrentes do desenvolvimento da sociedade contemporânea.

III - Reconhecer, analisar e interpretar a complexidade do campo de estudos em Educação Tecnológica, incorporando à formação docente os resultados de investigações e inovações na área.

IV - Estimular os professores à interação com outros saberes não oriundos da sua área específica, para a promoção de uma formação didática, crítica, interdisciplinar e tecnológica.

V - Promover mecanismos que permitam a cooperação e intercâmbio entre diferentes instituições dedicadas ao campo da Educação Tecnológica no país, bem como promover mecanismos que permitam o intercâmbio acadêmico com outras universidades e grupos em nível internacional que abordam esta problemática.

Área de concentração

Educação Tecnológica

A área de concentração Educação Tecnológica contempla o entendimento de uma concepção ampla de educação, que problematize as suas relações com os contextos alargados de formação humana no mundo contemporâneo. A Educação Tecnológica caracteriza-se pela sua interface com a ciência e a tecnologia e pela interlocução com diferentes campos do conhecimento, pressupondo uma abordagem que atenda a necessária flexibilização das fronteiras entre as áreas do saber. Nessa perspectiva, um viés abrangente de Educação Tecnológica considera que a educação, a formação e a práxis educativa na contemporaneidade pressupõe uma interpretação crítica e interdisciplinar da tecnologia e dos novos valores que reestruturam o funcionamento das relações e das atividades humanas. Exige, portanto, considerar os novos elementos (paradigmas, valores, contextos emergentes) constitutivos de formação e de compreensão do contexto social. Para a sua constituição, elenca-se como característica fundamental o ato de registrar, sistematizar, compreender e utilizar o conceito de tecnologia, histórica e socialmente construído, para dele fazer elemento de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A partir disso, visa-se ultrapassar a simples aplicação técnica, potencializando a análise crítica, o desenvolvimento e o aprofundamento teórico-conceitual da Educação Tecnológica como paradigma de transformação educativa.

Linhas de Pesquisa:

Processos didático-pedagógicos em contextos de Educação Tecnológica

A linha de pesquisa visa investigar processos didático-pedagógicos na multidimensionalidade da Educação Tecnológica. Deste modo, considera-se a problematização do ensino-aprendizagem por meio de diferentes aspectos (cultural, antropológico, histórico, social, psicológico, político, filosófico, econômico etc). A linha de pesquisa abarca discussões sobre processos de planejamento escolar, avaliação, currículo, formação inicial e continuada de professores, diversidade cultural, novas mídias, abordagens teórico-metodológicas e recursos educacionais em contextos de Educação Tecnológica. Ressalta-se, ainda, que a linha de pesquisa não se restringe à modalidade regular de ensino, propondo análise de processos didático-pedagógicos de Educação Tecnológica em âmbitos de Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação à Distância entre outros, bem como em espaços educativos informais e não formais.

Fundamentos da Educação Tecnológica

A linha de pesquisa visa investigar a Educação Tecnológica e os contextos contemporâneos a partir dos seus fundamentos epistemológicos, históricos, filosóficos, sociais, políticos, econômicos, culturais, estéticos, éticos e legais. Deste modo, abarcam-se pesquisas em Educação Tecnológica, em uma perspectiva crítica e pós-crítica, como possibilidade para inclusão social, dignidade humana, equidade e constituição de modos de vida éticos. As temáticas centrais de estudo na linha de pesquisa consideram os seguintes temas: epistemetodologias e constituição do campo em Educação Tecnológica; Movimentos sociais, trabalho e Educação Tecnológica; Racionalidades tecnológicas, governamentabilidade e educação; Políticas e Programas educacionais e sua interface com Educação Tecnológica; Limites, potencialidades e pressupostos éticos da Educação Tecnológica para a sociedade contemporânea.

Perfil do Egresso

O profissional a ser formado no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) terá como pressupostos para uma formação humana crítica: a reflexão sobre o campo educacional na sociedade contemporânea, a Educação Tecnológica e a pesquisa educativa. Com isso, o perfil de formação de egresso desejado consiste em um profissional crítico-reflexivo no campo da Educação Tecnológica, com rigorosa formação científica, política, cultural, sociológica e pedagógica sobre a realidade educativa contemporânea.

Reportar erro