Laboratórios, grupos de pesquisa e extensão
O Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDP) conta com espaços e laboratórios de uso exclusivo, além de outros compartilhados com os cursos de graduação em Design do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da UTFPR.
A sede do PPGDP fica no segundo andar do bloco CG da sede central da UTFPR, no campus Curitiba , acima do ateliê de cerâmica. Na sala CG201 estão localizados os gabinetes dos docentes, o ponto de contato presencial com a coordenação do curso, as salas de reunião, o espaço de convivência e o espaço multiuso.
O Laboratório de Metanarrativas, sala de aula e laboratório da linha de Metaestruturas, conta com 10 MacBook air 13”, 1 computador desktop, 1 TV 75”, 1 projetor, 1 tela para projeção, 1 quadro branco de 10m, mesas e cadeiras para 40 pessoas; 16 câmeras DSLR, 27 lentes de distâncias focais diversas; 33 suportes, tripés e girafas; diversos tipos de equipamentos de iluminação, 5 fundos infinitos; 1 estúdio de som com isolamento acústico de 2,5m x 2,5m, 1 mesa de som com 32 canais, 2 caixas de som com monitor Behringer, 2 gravadores de som zoom com 6 canais e 7 microfones. Compartilhado com a graduação, hoje já abriga os projetos de iniciação científica ligados a narrativas visuais, e futuramente funcionará como sala de aula e laboratório da linha de metaestruturas.
O Laboratório de Design Participativo, sala de aula e laboratório da linha Infraestruturas, conta com 150m², 10 mesas combináveis que podem gerar layouts diferentes de uso, 50 cadeiras coloridas personalizadas pelos participantes do espaço, armário, 5 computadores, 1 projetor, 1 TV 75" e materiais de uso diversos para práticas participativas (Lego Serious Play, quadros brancos portáteis, canetões, jogos de cartas para incentivar processos participativos, materiais de desenho e modelagem diversos, etc.). O laboratório já é sede dos projetos de extensão que prospectam mudanças infraestruturais junto a ONGs e movimentos sociais, e com a aprovação do Mestrado passará a congregar também os projetos de pesquisa com essa abordagem de prospecção participativa.
O MuVuca Ateliê pode ser descrito como um espaço físico de criação, encontro e produção artesanal e de vestuário, vinculado ao PPGDP, voltado ao apoio a atividades de ensino, pesquisa e extensão em Design Prospectivo. Mais do que uma sala de trabalho, o ateliê funciona como uma infraestrutura formativa do Programa: um ambiente compartilhado para oficinas, experimentação material, desenvolvimento de artefatos, práticas artesanais, moda e design de vestuário, organização de projetos coletivos e aproximação entre estudantes, docentes e comunidades parceiras.
Projetos de extensão e grupos de pesquisa
A atuação do PPGDP tem valorizado a extensão como dimensão estruturante da formação em Design Prospectivo, em consonância com as diretrizes da CAPES que recomendam sua articulação com grupos de pesquisa. Nesse sentido, o Programa compreende que a produção de conhecimento não deve se restringir ao espaço interno da universidade, mas precisa se desenvolver também em diálogo com comunidades, organizações sociais, instituições públicas, coletivos, estudantes e demais atores da sociedade.
Essa valorização se concretiza por meio de projetos de extensão coordenados por docentes do Programa, com participação ativa de mestrandos e estudantes de graduação. Tais projetos funcionam como espaços de experimentação, formação e intervenção, nos quais os conhecimentos produzidos no PPGDP são colocados em prática em situações concretas. Ao mesmo tempo, as demandas, saberes e experiências dos grupos parceiros retornam ao Programa como questões de pesquisa, desafios projetuais e oportunidades de reflexão crítica.
A DIRPPG mantém uma lista com todos os grupos de pesquisa do Campus Curitiba registrados no CNPQ.
