Principais metas e estratégias
Metas e estratégias de ação que têm sido discutidas e estão sendo implementadas para o próximo quadriênio
- Apresentação da situação atual do Programa para a comunidade acadêmica (docentes e discentes) e promoção de discussão coletiva para a elaboração de diretrizes e estratégias de melhoria do Programa;
● Discussão sobre a melhoria na formação profissional/intelectual dos docentes e discentes do programa;
● Fomentar ações de melhorias entre a Graduação e o PPZ, bem como a participação externa dos docentes na sociedade como um todo;
● Discussão sobre atualização do Regulamento do PPZ para a implementação de novas oportunidades aos discentes que possibilitem o aproveitamento de créditos com outras atividades complementares não previstas no Regimento do Programa, como publicações, palestras, organização e participação em eventos, cursos ministrados e etc;
● Discussão sobre o impacto das pesquisas desenvolvidas no PPZ e a geração de produtos inovadores com real potencial de uso pela sociedade;
● Consolidar os laboratórios multiusuários e a prestação de serviços à comunidade em geral;
● Discussão de mecanismos de credenciamento e descredenciamento de docentes permanentes, visando obter melhoria na distribuição de orientações e de produção científica;
● Promover discussão sobre a importância das publicações de artigos de maior impacto considerando o novo Qualis CAPES e não apenas em quantidade;
● Incentivo à publicação de livros com recursos da Editora das Instituições;
● Participação de discentes e docentes do Programa em eventos técnico-científicos regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados, busca de novas metodologias e aumento da possibilidade de parcerias e intercâmbios;
● Firmar convênios internacionais, bem como ampliar a divulgação do PPZ nos países do Mercosul;
● Incentivar e promover o envio de discentes do doutorado para a realização de doutorado sanduíche no exterior;
● Incentivar a realização de estágios pós-doutorais pelo corpo docente;
● Oferta de 1 (uma) disciplina/ano em língua estrangeira no PPZ com docente de Instituição fora do país;
● Enviar docentes para visitas técnicas no exterior e receber docentes e pesquisadores de outros países para estabelecer parcerias;
● Buscar mecanismos facilitadores e promover gestões de logística e fomento adequadas para incentivar a participação e contribuição regular (ao menos 1 ao ano), de professores convidados de instituições internacionais e de outros programas nacionais com níveis elevados perante a CAPES, para ministrar cursos, palestras ou participar dos Programas de Pós-Graduação como professores visitantes, orientadores ou coorientadores;
● Oferta de 2 disciplinas/ano ligadas ao domínio de software ligados a análise estatística de dados em nosso laboratório de informática;
● Elevar as publicações para 80% em periódicos com alto fator de impacto nos maiores estratos (A) do Qualis-CAPES ;
● Atingir o índice de 90% dos docentes com projetos aprovados em órgãos de fomento, convênios com empresas ou outras entidades não governamentais;
● Atingir o índice de 50% dos docentes com bolsa produtividade em pesquisa;
● Promover e apoiar a realização de 2 eventos técnico-científicos de nível nacional e/ou internacional no quadriênio;
● Incentivar a participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais;
- Apresentação da situação atual do Programa para a comunidade acadêmica (docentes e discentes) e promoção de discussão coletiva para a elaboração de diretrizes e estratégias de melhoria do Programa;
● Discussão sobre a melhoria na formação profissional/intelectual dos docentes e discentes do programa;
● Fomentar ações de melhorias entre a Graduação e o PPZ, bem como a participação externa dos docentes na sociedade como um todo;
● Discussão sobre atualização do Regulamento do PPZ para a implementação de novas oportunidades aos discentes que possibilitem o aproveitamento de créditos com outras atividades complementares não previstas no Regimento do Programa, como publicações, palestras, organização e participação em eventos, cursos ministrados e etc;
● Discussão sobre o impacto das pesquisas desenvolvidas no PPZ e a geração de produtos inovadores com real potencial de uso pela sociedade;
● Consolidar os laboratórios multiusuários e a prestação de serviços à comunidade em geral;
● Discussão de mecanismos de credenciamento e descredenciamento de docentes permanentes, visando obter melhoria na distribuição de orientações e de produção científica;
● Promover discussão sobre a importância das publicações de artigos de maior impacto considerando o novo Qualis CAPES e não apenas em quantidade;
● Incentivo à publicação de livros com recursos da Editora das Instituições;
● Participação de discentes e docentes do Programa em eventos técnico-científicos regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados, busca de novas metodologias e aumento da possibilidade de parcerias e intercâmbios;
● Firmar convênios internacionais, bem como ampliar a divulgação do PPZ nos países do Mercosul;
● Incentivar e promover o envio de discentes do doutorado para a realização de doutorado sanduíche no exterior;
● Incentivar a realização de estágios pós-doutorais pelo corpo docente;
● Oferta de 1 (uma) disciplina/ano em língua estrangeira no PPZ com docente de Instituição fora do país;
● Enviar docentes para visitas técnicas no exterior e receber docentes e pesquisadores de outros países para estabelecer parcerias;
● Buscar mecanismos facilitadores e promover gestões de logística e fomento adequadas para incentivar a participação e contribuição regular (ao menos 1 ao ano), de professores convidados de instituições internacionais e de outros programas nacionais com níveis elevados perante a CAPES, para ministrar cursos, palestras ou participar dos Programas de Pós-Graduação como professores visitantes, orientadores ou coorientadores;
● Oferta de 2 disciplinas/ano ligadas ao domínio de software ligados a análise estatística de dados em nosso laboratório de informática;
● Elevar as publicações para 80% em periódicos com alto fator de impacto nos maiores estratos (A) do Qualis-CAPES ;
● Atingir o índice de 90% dos docentes com projetos aprovados em órgãos de fomento, convênios com empresas ou outras entidades não governamentais;
● Atingir o índice de 50% dos docentes com bolsa produtividade em pesquisa;
● Promover e apoiar a realização de 2 eventos técnico-científicos de nível nacional e/ou internacional no quadriênio;
● Incentivar a participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais;