Principais metas e estratégias

Publicado 5/13/2025, 4:08:24 PM, última modificação 5/13/2025, 5:02:53 PM

Metas e estratégias de ação que têm sido discutidas e estão sendo implementadas para o próximo quadriênio

  • Apresentação da situação atual do Programa para a comunidade acadêmica (docentes e discentes) e promoção de discussão coletiva para a elaboração de diretrizes e estratégias de melhoria do Programa;

● Discussão sobre a melhoria na formação profissional/intelectual dos docentes e discentes do programa;

● Fomentar ações de melhorias entre a Graduação e o PPZ, bem como a participação externa dos docentes na sociedade como um todo;

● Discussão sobre atualização do Regulamento do PPZ para a implementação de novas oportunidades aos discentes que possibilitem o aproveitamento de créditos com outras atividades complementares não previstas no Regimento do Programa, como publicações, palestras, organização e participação em eventos, cursos ministrados e etc;

● Discussão sobre o impacto das pesquisas desenvolvidas no PPZ e a geração de produtos inovadores com real potencial de uso pela sociedade;

● Consolidar os laboratórios multiusuários e a prestação de serviços à comunidade em geral;

● Discussão de mecanismos de credenciamento e descredenciamento de docentes permanentes, visando obter melhoria na distribuição de orientações e de produção científica;

● Promover discussão sobre a importância das publicações de artigos de maior impacto considerando o novo Qualis CAPES e não apenas em quantidade;

● Incentivo à publicação de livros com recursos da Editora das Instituições;

● Participação de discentes e docentes do Programa em eventos técnico-científicos regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados, busca de novas metodologias e aumento da possibilidade de parcerias e intercâmbios;

● Firmar convênios internacionais, bem como ampliar a divulgação do PPZ nos países do Mercosul;

● Incentivar e promover o envio de discentes do doutorado para a realização de doutorado sanduíche no exterior; 

● Incentivar a realização de estágios pós-doutorais pelo corpo docente;

● Oferta de 1 (uma) disciplina/ano em língua estrangeira no PPZ com docente de Instituição fora do país;

● Enviar docentes para visitas técnicas no exterior e receber docentes e pesquisadores de outros países para estabelecer parcerias;

● Buscar mecanismos facilitadores e promover gestões de logística e fomento adequadas para incentivar a participação e contribuição regular (ao menos 1 ao ano), de professores convidados de instituições internacionais e de outros programas nacionais com níveis elevados perante a CAPES, para ministrar cursos, palestras ou participar dos Programas de Pós-Graduação como professores visitantes, orientadores ou coorientadores;

● Oferta de 2 disciplinas/ano ligadas ao domínio de software ligados a análise estatística de dados em nosso laboratório de informática;

● Elevar as publicações para 80% em periódicos com alto fator de impacto nos maiores estratos (A) do Qualis-CAPES ;

● Atingir o índice de 90% dos docentes com projetos aprovados em órgãos de fomento, convênios com empresas ou outras entidades não governamentais;

● Atingir o índice de 50% dos docentes com bolsa produtividade em pesquisa;

● Promover e apoiar a realização de 2 eventos técnico-científicos de nível nacional e/ou internacional no quadriênio;

● Incentivar a participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais;

  • Apresentação da situação atual do Programa para a comunidade acadêmica (docentes e discentes) e promoção de discussão coletiva para a elaboração de diretrizes e estratégias de melhoria do Programa;

● Discussão sobre a melhoria na formação profissional/intelectual dos docentes e discentes do programa;

● Fomentar ações de melhorias entre a Graduação e o PPZ, bem como a participação externa dos docentes na sociedade como um todo;

● Discussão sobre atualização do Regulamento do PPZ para a implementação de novas oportunidades aos discentes que possibilitem o aproveitamento de créditos com outras atividades complementares não previstas no Regimento do Programa, como publicações, palestras, organização e participação em eventos, cursos ministrados e etc;

● Discussão sobre o impacto das pesquisas desenvolvidas no PPZ e a geração de produtos inovadores com real potencial de uso pela sociedade;

● Consolidar os laboratórios multiusuários e a prestação de serviços à comunidade em geral;

● Discussão de mecanismos de credenciamento e descredenciamento de docentes permanentes, visando obter melhoria na distribuição de orientações e de produção científica;

● Promover discussão sobre a importância das publicações de artigos de maior impacto considerando o novo Qualis CAPES e não apenas em quantidade;

● Incentivo à publicação de livros com recursos da Editora das Instituições;

● Participação de discentes e docentes do Programa em eventos técnico-científicos regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados, busca de novas metodologias e aumento da possibilidade de parcerias e intercâmbios;

● Firmar convênios internacionais, bem como ampliar a divulgação do PPZ nos países do Mercosul;

● Incentivar e promover o envio de discentes do doutorado para a realização de doutorado sanduíche no exterior; 

● Incentivar a realização de estágios pós-doutorais pelo corpo docente;

● Oferta de 1 (uma) disciplina/ano em língua estrangeira no PPZ com docente de Instituição fora do país;

● Enviar docentes para visitas técnicas no exterior e receber docentes e pesquisadores de outros países para estabelecer parcerias;

● Buscar mecanismos facilitadores e promover gestões de logística e fomento adequadas para incentivar a participação e contribuição regular (ao menos 1 ao ano), de professores convidados de instituições internacionais e de outros programas nacionais com níveis elevados perante a CAPES, para ministrar cursos, palestras ou participar dos Programas de Pós-Graduação como professores visitantes, orientadores ou coorientadores;

● Oferta de 2 disciplinas/ano ligadas ao domínio de software ligados a análise estatística de dados em nosso laboratório de informática;

● Elevar as publicações para 80% em periódicos com alto fator de impacto nos maiores estratos (A) do Qualis-CAPES ;

● Atingir o índice de 90% dos docentes com projetos aprovados em órgãos de fomento, convênios com empresas ou outras entidades não governamentais;

● Atingir o índice de 50% dos docentes com bolsa produtividade em pesquisa;

● Promover e apoiar a realização de 2 eventos técnico-científicos de nível nacional e/ou internacional no quadriênio;

● Incentivar a participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais;

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