Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Cromo: projetando experiência na indústria com tecnologia

Cromo: projetando experiência na indústria com tecnologia

Publicado 8/10/2023, 9:00:49 AM, última modificação 8/10/2023, 12:53:43 PM
Conheça a EJ dos estudantes de engenharias Mecânica e Mecatrônica

Parte do time da Cromo reunido (foto: arquivo pessoal).

Finalizando a série de reportagens sobre as empresas juniores (EJs) do campus Curitiba, apresentamos a Cromo Consultoria, composta por estudantes de graduação das Engenharias Mecânica e Mecatrônica. O foco da empresa é o atendimento de necessidades industriais, idealizando soluções ou criando projetos a partir de ideias de clientes.

"Dentre os diversos clientes que fizeram e fazem parte da história da Cromo, podemos destacar a Emaster Elevadores Automotivos, com a qual tivemos o prazer de trabalhar juntos na concepção do primeiro elevador hidráulico totalmente brasileiro - e que é um sucesso desde a sua apresentação na AutoMec", conta João Pedro Brito, presidente da Cromo. A AutoMec é uma feira que conecta profissionais a lojas e fornecedores, da qual a EJ participou.

Mecânica, Mecatrônica e serviços oferecidos

De acordo com informações no perfil de Instagram da Cromo, a Engenharia Mecânica e a Engenharia Mecatrônica são áreas próximas. Ambas têm uma relação importante com o setor industrial e "têm como principal atuação o desenvolvimento de máquinas e sistemas". Porém, a Mecânica é especializada "em mecanismo, na parte estrutural e na manutenção de maquinário, enquanto a Mecatrônica se aprofunda na parte eletrônica, isto é, elaboração de sistemas e automação de equipamentos".

Com uma participação cada vez mais constante de equipamentos que utilizam comandos eletrônicos na indústria e no cotidiano das pessoas, é necessário combinar conhecimentos das duas esferas. Dessa forma, unindo essas duas áreas, a Cromo consegue oferecer soluções mais completas aos clientes. “A Cromo realiza quatro tipos de soluções:  análise (estudo) de viabilidade; desenvolvimento de produto; prototipagem e validação; e patentes. A partir daí não realizamos mais, pois na indústria a próxima etapa seria a produção em maior escala e a venda do produto”, explica João Pedro. 

Além dos citados, outras modalidades de serviços fazem parte do repertório: Cálculos de Dimensionamento; Desenhos de Fabricação e Modelagem 3D; Manuais e Lista de Materiais; Esquemáticos Eletrônicos; e Formulação de Patentes. 

História

A Cromo foi fundada em 2016 por alunos da graduação em Engenharia Mecânica e tinha como nome UTJúnior. João Pedro, presidente da EJ, conta: "vimos a oportunidade de uma expansão na nossa área de atuação e, em 2018, a empresa passa a englobar também o curso de Engenharia Mecatrônica". 

Em sete anos de atuação, a EJ já atendeu mais de 200 clientes. A empresa conta com um time de 18 membros, divididos entre os cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica e sua sede fica no campus Ecoville da UTFPR Curitiba.

Serviço

O e-mail de contato da Cromo Consultoria é cromarketing@cromoconsultoria.com.br 

Saiba mais

Reportar erro