Consulta informal para Reitoria da UTFPR acontece nesta quarta, 12 de junho

Publicado 6/11/2024, 5:53:33 PM, última modificação 6/11/2024, 5:53:51 PM

Sede da Reitoria da UTFPR, em Curitiba (Foto: Decom)

A Comissão Eleitoral Paritária (CEP) da UTFPR realiza nesta quarta-feira, 12 de junho, a consulta informal à comunidade para a escolha do próximo reitor da instituição.  Concorrem ao cargo os servidores docentes Everton Ricardi Lozano da Silva, Heron Oliveira dos Santos Lima e Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

A votação ocorrerá das 8h às 21h, por meio do sistema de votação eletrônica Helios Voting. Na terça, dia 11, os eleitores aptos, conforme as listas publicadas na página da CEP, receberão nos endereços de email cadastrados nos Sistemas da UTFPR o login e senha para realizar a votação. A apuração dos votos terá início no mesmo dia 12, logo após o encerramento do horário de votação.

O voto é facultativo e secreto, não havendo possibilidade de identificação do voto que foi depositado pelo eleitor na urna eletrônica. O sistema Helios Voting permite que o eleitor deposite cédulas na urna quantas vezes desejar; porém, somente a última cédula depositada será contabilizada na apuração da urna - para cada voto depositado, será enviado um e-mail de confirmação do voto. Mais informações podem ser obtidas no ‘Ajuda’, da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da UTFPR.

A lista tríplice, a ser organizada a partir da consulta informal, será votada posteriormente no Conselho Universitário (Couni), em sessão agendada para o dia 28 de junho. Por serem procedimentos independentes, a eleição no Couni também exige inscrições prévias dos candidatos. O processo eleitoral no colegiado é regido por um regulamento próprio, aprovado pelos conselheiros no último mês de dezembro. Após formada, a lista tríplice será encaminhada ao presidente da República, autoridade que tem a prerrogativa de nomear os reitores das universidades federais brasileiras.

Consulta Informal para Reitor da UTFPR
Quando: 12 de junho, votação aberta das 8h às 21h
Onde: votação eletrônica (Sistema Helios Voting)

Passo a passo para votação

1 - Inserir login (ID do eleitor) e senha fornecidos por email);
2 - Entrar na plataforma (cabine de votação);
3 - Escolher o candidato;
4 - Confirmar a escolha;
5 - Depositar o voto na urna;
6 - Confirmar o voto na urna;
7 - Verificar a mensagem na tela se o voto foi depositado com sucesso;
8 - Verificar recebimento de email com a confirmação de "voto depositado".

Reportar erro