Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Pesquisadores da UTFPR farão controle da água em municípios do Paraná

Pesquisadores da UTFPR farão controle da água em municípios do Paraná

Publicado 8/28/2024, 11:31:14 AM, última modificação 8/29/2024, 7:55:24 AM
Iniciativa envolve alunos e professores na criação de Planos de Segurança da Água, capacitando equipes locais para melhorar a gestão dos recursos hídricos

Foto: Freepik

Professores e alunos dos campi Francisco Beltrão e Campo Mourão da UTFPR estão participando de um projeto voltado à segurança da água em 10 municípios do Paraná. O objetivo é desenvolver Planos de Segurança da Água (PSA) que garantam a qualidade da água consumida pelas comunidades locais, minimizando os riscos de contaminação, promovendo assim a saúde pública.

Como parte do projeto, as equipes técnicas dos municípios serão capacitadas, o que permitirá uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos e a manutenção das práticas de segurança. Além disso, o projeto envolve a identificação de riscos e a implementação de medidas de controle para lidar com eventuais emergências.

As atividades seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), alinhando-se com padrões internacionais de qualidade e segurança. O projeto também contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles relacionados à água potável e saneamento (ODS 6) e saúde e bem-estar (ODS 3).

Com financiamento da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) através do Termo de Execução Descentralizada (TED) Nº 04/2022, o projeto dispõe de um orçamento de R$ 1.140.429,84, que cobre despesas como viagens, bolsas de estudo, materiais e equipamentos necessários para a implementação dos PSAs.

No último dia 20, teve início à primeira atividade prática do projeto, com a oferta do curso online de elaboração dos planos. O curso foi direcionado a profissionais dos sistemas de abastecimento de água das prefeituras de Iguaraçu, Japurá, Kaloré, Mariluz, Pitangueiras, Presidente Castelo Branco, Santa Mônica, São Jorge do Ivaí, Santa Isabel do Ivaí, além de técnicos da FUNASA e acadêmicos da UTFPR.

A equipe de pesquisadores atuará desde a análise dos sistemas de abastecimento até a execução das soluções. A coordenação-geral do projeto é da professora do Campus Francisco Beltrão, Priscila Soraia da Conceição, ao lado dos coordenadores locais Cristiane Kreutz (Campo Mourão) e Marcelo Bortoli (Francisco Beltrão). Participam ainda os pesquisadores Fernando César Manosso (Francisco Beltrão), Rafael Kopschitz Xavier Bastos (Universidade Federal de Viçosa- UFV), e a pós-doutoranda Camila Ester Hollas (Francisco Beltrão), além dos bolsistas de Engenharia Ambiental e Sanitária de Francisco Beltrão Carin Andressa Paloschi, Karla Cassiani Antunes Varela e Maria Lilia Brito Lima.

"O convite para participação da UTFPR surge como um resultado do meu doutorado, quando trabalhei com políticas públicas de saneamento, e minha aproximação com demais pesquisadores do tema. Neste contexto, a partir da necessidade de contemplar todo o país com o projeto, o Paraná foi beneficiado", explica a coordenadora Priscila da Conceição. "Com o apoio da equipe, os municípios irão elaborar e implementar os planos e, ao final, a nossa equipe poderá auxiliar outros municípios para que ganhem autonomia nesse processo de elaboração e implementação de uma política pública tão importante".

O projeto já é realizado, além da UTFPR e da UFV, pela Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Federal de Santa Catarina.

Planos de Segurança da Água

O projeto faz parte das estratégias de ações da Funasa de desenvolver metodologias para elaboração de planos de segurança da água e capacitar municípios de pequeno porte de todo o país para elaboração de seus próprios planos.

Os Planos de Segurança da Água (PSA) são estratégias abrangentes e preventivas desenvolvidas para garantir a qualidade e a segurança da água potável - desde a sua fonte até os consumidores. Eles são recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a abordagem mais eficaz para gerenciar riscos à saúde associados ao abastecimento de águ.

"Segundo a legislação brasileira, as autoridades de Saúde Pública podem exigir dos municípios a elaboração e implementação dos PSA´s, o que já tem ocorrido em diversos municípios do Paraná. Neste contexto, a FUNASA tem como objetivo elaborar metodologias para capacitar municípios para elaboração e implementação desses instrumentos de planejamento.", completa a professora Priscila.

Com informações da Ascom-FB

Reportar erro