Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Estude na UTFPR
/
Conheça as 13 opções de lugares para fazer a sua graduação na UTFPR

Conheça as 13 opções de lugares para fazer a sua graduação na UTFPR

Publicado 8/22/2024, 9:31:38 PM, última modificação 8/22/2024, 9:37:32 PM
Saiba mais sobre onde estão os campi que oferecem 117 cursos pelo Paraná

O Vestibular UTFPR está com inscrições abertas até 9 de outubro! Antes de escolher qual curso da UTFPR você irá cursar, que tal conhecer mais sobre os campi da Universidade?

A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em praticamente todas as regiões do Paraná. A instituição possui campi instalados em 13 cidades: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. Ou seja, é a universidade pública com a maior presença no estado e uma das maiores multicampi do Brasil.

Além de estar presente em diferentes cidades, a UTFPR apoia e oferta diversas possibilidades aos seus alunos para que possam usufruir de toda a estrutura de suas sedes. Seus campi possuem Núcleos de Assistência Estudantil para acompanhar os estudantes e ainda há oferta de bolsas e programas referentes a auxílio estudantil, apoio a eventos, nutrição, protagonismo estudantil e qualidade de vida.

As sedes também possuem restaurantes universitários com refeições acompanhadas e definidas por nutricionistas para garantir o melhor aproveitamento do aluno na instituição. E uma estrutura para a oferta de cursos de extensão, atividades culturais e esportivas.

Uma das cidades em que a UTFPR possui sede é Apucarana. O município é conhecido nacionalmente pelo seu potencial na indústria têxtil e de brindes e, por isso, recebeu, por lei federal, o nome de Capital Nacional do Boné. Os cursos ofertados nesta região são, em sua maioria, voltados a atender a demanda deste setor industrial, como Engenharia Têxtil e Design de Moda, além de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Licenciatura em Química.

Apucarana fica na região norte do Paraná e está a 370 quilômetros da capital do estado. É conhecida como Cidade Alta por estar a 980 metros acima do nível do mar. Bastante desenvolvida pelo seu polo industrial e com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,75, é a 15ª mais populosa do Paraná, com aproximadamente 130 mil habitantes, segundo o IBGE (2022).

Pela cidade, o estudante poderá passear pela praça central da cidade, conhecer a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, o Museu do Café ou fazer uma caminhada pelo lago do Parque Jaboti. Há outras opções turísticas e de passeio, principalmente nas áreas do turismo religioso e rural. E, é claro, tem também a vida noturna, com restaurantes com música ao vivo, pubs de rock e sertanejo, hamburguerias artesanais e choperias de marcas nacionalmente conhecidas e de fabricação na própria cidade.

No Campus Apucarana são ofertados, além das sete graduações, cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

Outra cidade com campus da UTFPR é Campo Mourão. Situado na região Centro-oeste do Paraná e com uma população de pouco mais de 99 mil habitantes, o município é predominantemente agrícola e possui várias indústrias instaladas na região, além da sede da maior cooperativa do Brasil e a terceira maior do mundo. Uma das principais atrações da cidade é a festa do Carneiro no Buraco, que acontece sempre no segundo final de semana de julho. Este é o prato típico da região.

Pelo município, o futuro calouro poderá fazer passeios ao ar livre pelo Parque do Lago, conhecer a reserva do Parque Estadual Lago Azul ou a Represa Mourão. A cidade tem se tornado referência no cicloturismo com os "Caminhos Cicláveis", compostos por cerca de 40 rotas que permitem aos amantes da bicicleta conhecerem as belezas da área rural e pontos turísticos.

No Campus Campo Mourão, são ofertados os seguintes cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos; além de cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.
 

Cornélio Procópio também possui um dos campi da UTFPR e fica próxima a Londrina (também sede da UTFPR), Norte do Paraná. Tem uma população de pouco mais de 45 mil habitantes e um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,76.

Uma de suas principais atrações é o Monumento Cristo Rei, a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com quase 24 metros de altura e com uma vista panorâmica de toda a cidade. O município é considerado um importante polo agropecuário, industrial, de eventos e também de vida estudantil. ​​​​​

Além de visitar a maior estátua sacra de bronze, o estudante poderá conhecer a Catedral Cristo Rei, o museu Mozart de Oliveira Vallim, o Bosque Municipal e apreciar as belezas do Parque Estadual Mata São Francisco.

No Campus Cornélio Procópio, são ofertados oito cursos de graduação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Matemática. Também oferta cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Capital do Paraná, Curitiba abriga três sedes da UTFPR: Centro, Ecoville e Neoville. Também é no município que fica a Reitoria da Universidade. É onde a instituição começou e onde há o maior número de graduações: 29 no total. Além disso, há também cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

A cidade é a maior do Sul do Brasil e possui um sistema de transporte coletivo considerado referência para todo o país. Além de dezenas de pontos turísticos conhecidos nacionalmente, também é destaque na área cultural, sediando grandes shows e eventos, como o Festival de Curitiba.

Entre os passeios de destaque pela cidade estão o Jardim Botânico, Parque Barigui, Parque Tanguá, Parque Tingui, Ópera de Arame, Universidade Livre do Meio Ambiente e o Museu Oscar Niemeyer. Para conhecer os principais pontos turísticos, o visitante poderá utilizar o ônibus da linha Turismo, apelidado de “jardineira” e, se o tempo estiver bom, aproveitar as belezas com uma vista privilegiada do andar de cima do veículo.

A população da capital paranaense é de quase 1,8 milhão de habitantes e a cidade é referência em qualidade de vida, com IDH de 0,82.

Os cursos de cada sede são:
 - Sede Centro: Administração, Comunicação Organizacional, Design, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Sistemas de Informação, Licenciaturas em Física, em Letras Português, em Letras Inglês e em Matemática, e Tecnologias em Automação Industrial, Design Gráfico, Radiologia e Sistemas de Telecomunicações.
 - Sede Ecoville: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Bacharelados em Química e em Química Ambiental e Licenciatura em Química. 
 - Sede Neoville: Educação Física.

Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado, é outro município com campus da UTFPR. Tem uma população de quase 45 mil habitantes e seu IDH é de 0,76. Também é referência como setor industrial e de educação. Considerada a Capital Nacional do Frango, conta com o maior abate de frangos da América Latina e abriga a sede da maior indústria do Sudoeste do Paraná, uma grande empresa do segmento da alimentação.

Para quem quiser se divertir, uma opção é passear pelo Lago Dourado e pela Praça Inspiração, ali perto. Outro ponto de interesse é o Moinho Colonial Paladini, situado na área rural. Dá para aproveitar também o happy hour na Praça da Amizade, famosa pelos lanches, porções e chopes servidos no local.

No Campus Dois Vizinhos, são ofertados sete cursos de graduação. Seis são bacharelados: Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Há também uma Licenciatura em Ciências Biológicas. Na pós-graduação, são ofertados cursos de especialização e de mestrado.

Outra cidade com sede da UTFPR é Francisco Beltrão. Localizada no Centro da região Sudoeste do Paraná, o município tem hoje cerca de 96 mil habitantes e um IDH de 0,77. As principais atividades econômicas da região são o agronegócio, a indústria de produtos alimentícios, a indústria têxtil, o comércio varejista e a administração pública.

Para passear, uma das opções é subir o Morro do Calvário até a estátua de 12 metros de altura do Cristo Redentor, de onde se pode ter uma das mais belas vistas da cidade. Também é possível viver momentos agradáveis nos cinco parques ambientais de Francisco Beltrão. E, se gostar de chimarrão, pode ir até a praça Eduardo Virmond Suplicy, onde está instalada a Cuia Gigante em homenagem aos gaúchos que povoaram a região.

No campus, são ofertados cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Sistemas da Informação. Após obter seu diploma, é possível continuar estudando nos cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

Na região Central do estado, Guarapuava é uma das cidades que possuem um campus da UTFPR. Com uma população de mais de 182 mil habitantes, fica no alto do Terceiro Planalto do Paraná e é considerada um dos municípios mais frios do Paraná, com registros de ocorrências de neve. Na área econômica, é o maior produtor brasileiro de cevada e tem uma das maiores fábricas de malte do mundo. Também são relevantes a produção de erva-mate e as indústrias madeireira e de celulose.

Para aproveitar as atrações da cidade, o estudante poderá conhecer o Caminho do Malte, onde são produzidas cervejas artesanais com mais de 40 receitas locais registradas. Outro ponto de destaque é o Salto São Francisco da Esperança, a maior queda d'água da região Sul do Brasil, com 196 metros de queda d'água livre. Para caminhar ou correr, no coração da cidade tem a Lagoa das Lágrimas.

No Campus Guarapuava, são ofertados quatro cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Londrina está localizada na região Norte do estado e possui mais de 550 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do Paraná, atrás apenas da capital Curitiba. O município é considerado um importante polo de desenvolvimento regional e nacional nos setores comercial, de serviços e agroindustrial, sendo também conhecido pela qualidade na educação pública.

Possui o famoso Lago Igapó, cartão postal do município e local de atividades de lazer e esporte. O paisagismo é projeto de Burle Marx e inclui um jardim com 187 espécies  de plantas nativas, que formam um cenário agradável em seus 4.500 metros de extensão. Outro destaque em Londrina é a grande variedade de opções gastronômicas como restaurantes e bares.

No campus, são ofertados sete cursos de graduação: Tecnologia em Alimentos, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Licenciatura em Química. Há também cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

No interior do estado, o campus mais antigo da UTFPR fica em Medianeira, no Oeste paranaense. A cidade tem uma população de quase 55 mil habitantes e um IDH de 0,76. Conhecida como Portal do Mercosul, tem uma localização privilegiada, com rodovias que dão acesso à capital Curitiba, aos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, e aos países vizinhos Paraguai e Argentina.

Na área econômica, o município tem registrado crescimento em áreas como tecnologia da informação, agronegócio e manufatura avançada, setores que impulsionam a economia local, atraem investimentos e criam oportunidades de contratação de profissionais qualificados.

Para momentos de lazer, a cidade oferece passeios como o do Morro Espigão do Norte, ponto mais alto de Medianeira (510 metros do nível do mar). É um mirante natural, com vista para o lago de Itaipu. Em sua área gramada, é possível realizar piqueniques e acampamentos. Também possui uma rampa de parapente. Outros pontos de interesse são as áreas verdes e as propriedades rurais.

No Campus Medianeira, são ofertadas as graduações: Tecnologia em Alimentos, em Manutenção Industrial e em Gestão do Agronegócio, além dos bacharelados em Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Química Industrial e da Licenciatura em Química. Na pós-graduação, há cursos de especialização e mestrado.

Localizada na região Sudoeste, Pato Branco tem uma população de quase 92 mil habitantes e um alto índice de desenvolvimento humano (0,76), destacando-se como a terceira melhor cidade em qualidade de vida no Paraná. Com cerca de 100 indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos, o município abriga um Parque Tecnológico reconhecido nacionalmente e fruto da parceria entre mercado e universidades.

Pela cidade não faltam espaços para práticas esportivas, como trilhas, pistas de ciclovia, piscinas e campos de futebol. Um bom lugar para se exercitar, ou apenas passear, é o Largo da Liberdade. Outra opção é o Parque do Alvorecer, com 107 hectares de mata nativa.

No Campus Pato Branco são ofertados 13 cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Química, Licenciatura em Letras Português-Inglês, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Manutenção Industrial. Além disso, possui cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Outro campus da UTFPR fica em Ponta Grossa, situada a 103 km de Curitiba. O município é o quarto mais populoso do Paraná, com mais de 358 mil habitantes, e possui um IDH de 0,76. Na parte econômica, a cidade se destaca nos setores da indústria e do comércio, sendo a quinta maior do estado. Seu polo industrial é o maior do interior do Paraná, com mais de 1.160 empresas de diversos setores, como metal mecânico, agroindustrial e madereiro. Além disso, está localizada em um dos mais importantes corredores de escoamento do agronegócio nacional.

Os atrativos de Ponta Grossa para quem procura um momento de lazer e diversão estão ligados a passeios pela natureza e nas áreas da história, cultura e religiosidade, além, é claro, à gastronomia. Algumas atrações naturais famosas são o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre e as cachoeiras da região. Para quem gosta de restaurantes, pubs, bares e cervejarias, a noite de Ponta Grossa oferece várias opções.

No Campus Ponta Grossa, são ofertados nove cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Automação Industrial. Na pós-graduação, há cursos em nível de especialização, mestrado e doutorado.

A cidade de Santa Helena foi a última a receber um campus da UTFPR. Muito próxima a Foz do Iguaçu, fica no centro da Costa Oeste do Paraná, às margens do Lago de Itaipu. Com uma população de pouco mais de 25 mil habitantes, sua economia gira em torno da agricultura, seguida da produção de suínos e aves, comércio e serviços.

Sua principal atração é o Balneário Terra das Águas, com praia artificial instalada nas margens do Lago de Itaipu e infraestrutura para lazer e esporte. As principais festas da cidade são realizadas no balneário, como a Festa de Reveillon, o carnaval, a abertura da temporada de verão e o Festival do Costelão.

No Campus Santa Helena, são ofertados três cursos de graduação: Agronomia, Ciência da Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Há também cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

Localizado na região Oeste, Toledo possui mais de 150 mil habitantes e abriga um dos campi da UTFPR. A cidade é considerada a capital do agronegócio no Paraná por ser o maior produtor de alimentos do estado. Também é reconhecida pela qualidade na educação pública, com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional e estadual, e conta com um polo universitário com seis centros de ensino superior.

A cidade oferece aos seus moradores e aos turistas opções de lazer nos seus parques. Um destaque é o Parque Temático das Águas, com acesso gratuito a uma área de quatro mil metros quadrados que tem piscinas para crianças e adultos, toboágua e toboboia. Quem gosta de velocidade pode se divertir no kartódromo ou na pista de motocross e bicicross. E em setembro a cidade realiza sua principal festa gastronômica, a Festa do Porco no Rolete, que recebe cerca de 25 mil visitantes.

No Campus Toledo, são ofertados sete cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Químicos e Tecnologia em Sistemas para Internet. Na pós-graduação, há cursos de especialização e mestrado.

E para estudar em um desses campi, é só se inscrever no Vestibular UTFPR. Com uma única inscrição, você pode tentar uma vaga em duas opções de curso de graduação. Acesse a página do seletivo e saiba mais.

Reportar erro