Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Formas de Ingresso na UTFPR

Formas de Ingresso na UTFPR

Publicado 12/23/2024, 8:55:39 AM, última modificação 1/15/2025, 3:57:55 PM
Ingresso pode ser feito por meio do Vestibular, Sisu e edital de Reopção, Transferência e Aproveitamento de curso

A UTFPR oferta mais de 100 cursos de graduação em 13 cidades do Paraná - Apucarana , Campo Mourão , Cornélio Procópio , Curitiba , Dois Vizinhos , Francisco Beltrão , Guarapuava , Londrina , Medianeira , Pato Branco , Ponta Grossa , Santa Helena e Toledo - em três distintas modalidades: Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia. O ingresso pode ser realizado por três processos seletivos:

Vestibular UTFPR

No Vestibular UTFPR, o aluno realiza uma inscrição e pode concorrer em até dois cursos, sendo um em primeira e outro, em caráter facultativo, em segunda opção. Aqueles que não forem aprovados em uma das duas alternativas na 1ª chamada ficam automaticamente inscritos em lista de espera. As provas são aplicadas em todas as cidades que possuem campus da Universidade.

As provas do Vestibular UTFPR são constituídas por  60 questões objetivas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia e uma de Redação. Saiba mais na página do Vestibular UTFPR.

Sisu

Outra possibilidade de ingresso é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação. Nesta modalidade, o candidato ocorre a partir das notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante o período de inscrição, é possível escolher até duas opções de curso em instituições participantes. Saiba mais na página do Sisu na UTFPR.

Reopção, Transferência e Aproveitamento

Já o processo seletivo de Reopção, Transferência e Aproveitamento de curso de graduação visa selecionar estudantes interessados em mudar de curso no âmbito da própria UTFPR (mudança interna de curso), ingressar em um dos campi da Universidade via transferência externa ou obtenção de uma segunda graduação. Saiba mais na página do seletivo.


Reportar erro