Livro de professora da UTFPR é finalista do Jabuti Acadêmico

A professora Sílvia Amélia Bim da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma das finalistas do prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência da Computação. A obra selecionada foi “A cientista colecionadora de dados – Claudia Maria Bauzer Medeiros”, da editora Inverso.
A docente, do Departamento Acadêmico de Informática de Computação do Campus Curitiba , fez a produção em coautoria com Mirella Moura Moro, Aletéia Patrícia Favacho de Araújo e Luciana Salgado, com a ilustração de Paula Prado Muriel. É o primeiro volume da série Meninas Digitais, uma iniciativa do Programa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC).
O livro conta a biografia Claudia Maria Bauzer Medeiros, primeira presidente mulher da SBC. De acordo com a professora Sílvia Amélia Bim, a obra tem o objetivo de inspirar meninas a considerar a computação como uma possibilidade de carreira. “Estamos muitos felizes por sermos finalistas [do prêmio]. É uma oportunidade de contribuir para a comunidade, mostrando a história de uma mulher brasileira. Esperamos que, com este reconhecimento, o livro possa chegar até as escolas”, afirma.
Produção
A professora foi convidada a compor a equipe justamente por ter experiência em entender a linguagem infantil. Para ela, um dos desafios em publicar uma obra em conjunto foi chegar ao consenso sobre o texto. “É um livro sobre uma mulher, escrito por mulheres, ilustrado por uma mulher e publicado por uma editora que só tem mulheres. Como envolve muita gente, foi um processo que exigiu atenção e dedicação de todas para chegarmos à versão final”, destacou.
Todas as autoras no projeto conhecem a biografada Claudia Maria Bauzer Medeiros, que também fez contribuições ao longo do processo. O resultado foi um livro voltado para crianças que agora está entre os finalistas da segunda edição do Jabuti na categoria Acadêmico.
A obra está disponível para venda no site da editora.
Premiação
A cerimônia de premiação do Jabuti Acadêmico, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), acontece na terça-feira (5), em São Paulo. É a segunda vez que Sílvia Amélia Bim é semifinalista neste prêmio. Na edição de 2023, ficou entre os selecionados, junto com Silvio Luiz Boss do Campus Pato Branco , com a obra “Alan Turing: suas máquinas e seus segredos”.
Outro professor da UTFPR também é semifinalista do prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Robson Parmezan Bonidia do Campus Cornélio Procópio concorre na mesma categoria que Silvia, com a obra “Ciência de Dados - Fundamentos e Aplicações”.