Mestranda da UTFPR é a única brasileira a receber o Idea Award 2025
Uma mestranda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu o Idea Award 2025 do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O prêmio corresponde ao reconhecimento pela atuação na área de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade.
No dia 21 de maio, a premiação foi entregue a seis profissionais em Atlanta, Estados Unidos. Letícia Rodrigues Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI), foi a única brasileira a receber a premiação na modalidade desta edição. Os demais são da África do Sul (1), da Colômbia (1), do Peru (2) e da Tunísia (1).
Ela foi uma das estudantes que levantou a ideia de criar a iniciativa de extensão ‘O Projeto’, junto a professora Tânia Monteiro. Com alunos de diferentes cursos, atualmente funciona como um espaço maker para desenvolver ideias e inovações. “Letícia é uma das pessoas que mais lutou para que esse projeto fosse documentado e criado. Ela ministra cursos, pesquisa, atua na organização logística e financeira, busca patrocínios e procura conhecimento de novas tecnologias. De tudo um pouco”, detalha a docente.
A equipe faz minicursos e palestras, recebe visitantes, traz atividades para escolas e ajuda a comunidade, interna e externa, na realização de projetos. “A iniciativa promove workshops sobre temas diversos, incentivando a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades técnicas em um ambiente colaborativo e acessível”, detalha Letícia. Além disso, o grupo busca evoluir em conjunto em reuniões, nos quais um integrante ensina os demais sobre algum assunto. "Tinha um aluno que não sabia nem fazer uma linha de código de programação e, hoje, está fazendo estágio", relata Tânia.
Além disso, a pós-graduanda continua a programar, trabalhar no mestrado e contribuir para o projeto de outros colegas. Uma das suas criações, parte d’‘O Projeto’, é o robô autônomo Frederico da equipe 309 Robotics, que recentemente conquistou o 3º lugar em Trekking Pro da competição latino-americana RSM International Challenge. O robô é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso dela e já conquistou oito troféus ao longo de três anos.
A cerimônia foi realizada no Community Build Dinner, um jantar organizado para homenagear os ganhadores. O evento aconteceu durante a conferência internacional na área de robótica e automação (ICRA). “É uma honra saber que meu trabalho contribui para um ambiente mais representativo e justo na robótica. Ver esse esforço sendo reconhecido internacionalmente reforça que estamos no caminho certo e que pequenas ações locais podem gerar impactos globais”, diz Letícia.
Mais sobre
Os interessados podem acompanhar o Instagram d´‘O Projeto’ e entrar em um grupo de Whatsapp, chamado Opensource. Além disso, o laboratório maker fica aberto à comunidade, com bolsistas e membros da iniciativa prontos para ajudar no desenvolvimento de projetos. O espaço fica no bloco CQ, na sala 011, da Sede Centro do Campus Curitiba .