Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Publicado edital para Reopção, Transferência e Aproveitamento 2025/1

Publicado edital para Reopção, Transferência e Aproveitamento 2025/1

Publicado 11/21/2024, 5:31:05 PM, última modificação 11/22/2024, 6:23:51 PM
Estudantes da UTFPR, alunos externos e egressos podem se inscrever entre 25 de novembro e 16 de dezembro

Nesta quinta-feira, dia 21, a UTFPR publicou os editais para Reopção, Transferência e Aproveitamento para início do primeiro letivo de 2025. A oportunidade é aberta a estudantes da UTFPR ou externos e a profissionais já graduados.

As inscrições abrem às 9h da próxima segunda-feira, dia 25, por meio da página dos processos seletivos. O prazo vai até 16 de dezembro. Os documentos exigidos devem ser digitalizados, com 300 dpi, no formato PDF e enviados no formulário de candidatura.

São ofertadas mais de 2 mil vagas, sendo 1.190 para Reopção e 1.161 para Transferência e Aproveitamento. A oferta pode ser conferida no anexo I do edital, dependendo da disponibilidade de vagas em cada curso.

Veja os detalhes de cada processo a seguir ou acesse a página dos seletivos.

Reopção

A Reopção é voltada para estudantes da UTFPR que queiram trocar de curso. Para isso, precisam: estar cursando, em trancamento ou mobilidade intercampus; apresentar coeficientes de rendimento absoluto (CRA) e normalizado (CRN) maiores que zero; ter a autenticação administrativa dos documentos para matrícula; e não ter pendências com a Secretaria.

A classificação acontece em duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, primeiro pelo CRN e posteriormente pela análise das disciplinas cursadas. Na candidatura, é preciso enviar a declaração de aceite preenchida.

Confira o edital.

Transferência e Aproveitamento

Os profissionais já formados e querem fazer outro curso na UTFPR. É necessário ter concluído graduação, reconhecido pelo MEC. Junto à inscrição, deve ser enviado diploma ou o certificado de conclusão, constando a data da colação de grau.

Estudantes de graduação com matrícula em curso autorizado ou reconhecido pelo MEC, cursando ou em trancamento na graduação de origem. São exigidos: os históricos do Ensino Médio e do curso de origem; as ementas das disciplinas já cursadas com aprovação e o comprovante de matrícula regular atualizado e autenticado, ambos autenticados pela instituição de ensino superior do Brasil emitente.

Confira o edital.

Reportar erro