UTFPR lança sistema de emissão de diploma digital para pós-graduação
Dois anos após implementar os diplomas em formato digital para os formandos dos cursos de graduação, agora será a vez dos estudantes da pós-graduação stricto sensu. Foi lançada nesta sexta-feira, dia 6, o sistema que fará a impressão digital dos diplomas para os concluintes dos cursos de mestrado e doutorado da UTFPR.
O lançamento foi feito pelo reitor Marcos Schiefler Filho, em um evento transmitido via videoconferência para todos os campi. O processo de implantação e desenvolvimento do sistema envolveu, além da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o Comitê de Governança Digital (CGD), o Escritório de Processo (Eproc), a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Dirgti) e o Departamento de Registro de Diplomas (Dered).
O primeiro diploma assinado pelo reitor neste formato foi o do aluno do curso de doutorado do Programa de Planejamento e Governança Pública (PGP) do Campus Curitiba, Bernardo de Almeida Villanueva.
“O sistema de diploma digital representa um grande avanço para a universidade em termos de economicidade e eficiência. Além disso, a implantação deste importante projeto consiste em uma inovação de processo que resultará em maior segurança, transparência e sustentabilidade, valores importantes para a instituição e para a sociedade como um todo”, explica Schiefler.
Segundo a chefe do Departamento de Registro de Diplomas, Patrícia Gava Ribeiro, um processo, que poderia demorar cerca de quatro meses para ficar pronto no formato tradicional, agora ficará disponível de modo mais rápido.
Para a presidente do Comitê de Governança Digital, a vice-reitora Tangriani Assmann, é uma grande representatividade ter um documento como esse de forma digital e autenticada. “No momento que você precisar, aquele documento estará ali disponível para você”.
O pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Molina, enfatizou a agilidade que esse processo trará para a instituição e a facilidade para os alunos em receber o diploma tão desejado ao terminarem o seu curso.
Diploma digital
A emissão dos diplomas stricto sensu em formato digital está especificada na Instrução Normativa 40/2024 da Proppg (SEI/UTFPR - 4333723 - Instrução Normativa) e atende ao decreto 10278/2020 do Governo Federal, o qual estabelece a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais.
A primeira via do formato digital do diploma será gratuita, porém, os estudantes que desejarem a impressão do documento poderão protocolar requerimento junto ao Departamento de Registro Acadêmico (DERAC) do seu campus, mediante o pagamento de taxa por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Nesses dois anos de implantação do sistema na graduação, foram emitidos 7.746 diplomas digitais. Outras informações sobre o diploma digital, estão disponíveis no portal da instituição.
As fotos do evento de lançamento estão disponíveis no Flickr da UTFPR.