Home
/
Notícias
/
Londrina
/
UTFPR Londrina participa da entrega do Planejamento Estratégico do Ecossistema de Inovação de Londrina (Estação 43)

UTFPR Londrina participa da entrega do Planejamento Estratégico do Ecossistema de Inovação de Londrina (Estação 43)

Publicado 8/15/2025, 5:54:18 PM, última modificação 8/18/2025, 10:05:14 AM

Foto: @integraqm

Na última terça-feira (12), a UTFPR Campus Londrina participou da solenidade de entrega do novo Planejamento Estratégico do Instituto Estação 43, entidade responsável por articular e integrar as governanças de Londrina , com foco no desenvolvimento urbano sustentável e na inovação. Representando o Campus, estiveram presentes os professores José Luis Dalto, Chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET-LD), Sidney Alves Lourenço e Admilson Vieira Lopes, que acompanharam as discussões e encaminhamentos.

O evento reuniu representantes da sociedade civil, iniciativa privada e poder público, consolidando uma visão compartilhada para o futuro da cidade. O planejamento estratégico entregue foi construído de forma colaborativa, por meio de entrevistas, oficinas presenciais e a contribuição de diversos atores estratégicos do ecossistema de inovação de Londrina , com metodologia do Sebrae/PR reconhecida nacionalmente.

Entre os dias 2 e 12 de julho, representantes das 12 governanças do Estação 43 participaram de oficinas no Sebrae, conduzidas pela consultora Maria Gorete Hoffman, que coordenou o processo de elaboração e a redação final do documento.

Um dos principais desafios apontados para os próximos anos é transformar o Estação 43 em uma Organização Social (OS), garantindo receita própria para financiar ações e eventos do ecossistema. Outro destaque é a necessidade de ampliar a integração entre os mais de 50 ambientes de inovação já existentes em Londrina , nem todos ainda conectados às governanças.

Instituto Estação 43 e a participação da UTFPR

O Instituto Estação 43 representa o ecossistema de inovação de Londrina e região, promovendo a integração de diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico local. Com apoio de instituições de ensino, poder público, empresas e sociedade civil, o Estação 43 oferece mecanismos de acesso a investimentos públicos e privados e promove a articulação por meio de governanças setoriais e transversais, responsáveis por discutir e implementar programas e ações de inovação nos setores representados.

Atualmente, Londrina conta com 12 governanças dentro do Estação 43. O campus Londrina , além de contar com os professores Sidney Alves Lourenço (titular) e Marcos Massaki Imamura (suplente) no Conselho de Administração do Instituto, tem representantes em oito das governanças, exceto nas áreas de Audiovisual (LAVI), Comércio (InFoco), Saúde (Salus) e Startups (Redfoot).

As participações da UTFPR estão distribuídas da seguinte forma:

1. Agronegócio (Agrovalley) – Prof. Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci

2. Construção Civil (ICON) – Prof. Fabiano Moreno Peres

3. Eletrometalmecânico (Inovemm) – Profa. Janaína Fracaro de Souza Gonçalves

4. Instituições de Ensino Superior (IES) – Prof. Marcos Massaki Imamura

5. Químico e Materiais (Integra QM) – Prof. Admilson Vieira Lopes (Presidente), Prof. Luis Fernando Cabeça, Prof. Marcio Florian

6. Smart City (Londrina Inteligente) – Profa. Leila Droprinchinski Martins

7. TIC (APL TIC Londrina) – Prof. Alessandro Botelho Bovo

8. Turismo – Profa. Caroline Maria Calliari

Saiba mais sobre o Estação 43 no Instagram: @estacao.43

Foto: @integraqm

Reportar erro