UTFPR Londrina participa da entrega do Planejamento Estratégico do Ecossistema de Inovação de Londrina (Estação 43)
Na última terça-feira (12), a UTFPR Campus Londrina participou da solenidade de entrega do novo Planejamento Estratégico do Instituto Estação 43, entidade responsável por articular e integrar as governanças de Londrina , com foco no desenvolvimento urbano sustentável e na inovação. Representando o Campus, estiveram presentes os professores José Luis Dalto, Chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET-LD), Sidney Alves Lourenço e Admilson Vieira Lopes, que acompanharam as discussões e encaminhamentos.
O evento reuniu representantes da sociedade civil, iniciativa privada e poder público, consolidando uma visão compartilhada para o futuro da cidade. O planejamento estratégico entregue foi construído de forma colaborativa, por meio de entrevistas, oficinas presenciais e a contribuição de diversos atores estratégicos do ecossistema de inovação de Londrina , com metodologia do Sebrae/PR reconhecida nacionalmente.
Entre os dias 2 e 12 de julho, representantes das 12 governanças do Estação 43 participaram de oficinas no Sebrae, conduzidas pela consultora Maria Gorete Hoffman, que coordenou o processo de elaboração e a redação final do documento.
Um dos principais desafios apontados para os próximos anos é transformar o Estação 43 em uma Organização Social (OS), garantindo receita própria para financiar ações e eventos do ecossistema. Outro destaque é a necessidade de ampliar a integração entre os mais de 50 ambientes de inovação já existentes em Londrina , nem todos ainda conectados às governanças.
Instituto Estação 43 e a participação da UTFPR
O Instituto Estação 43 representa o ecossistema de inovação de Londrina e região, promovendo a integração de diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico local. Com apoio de instituições de ensino, poder público, empresas e sociedade civil, o Estação 43 oferece mecanismos de acesso a investimentos públicos e privados e promove a articulação por meio de governanças setoriais e transversais, responsáveis por discutir e implementar programas e ações de inovação nos setores representados.
Atualmente, Londrina conta com 12 governanças dentro do Estação 43. O campus Londrina , além de contar com os professores Sidney Alves Lourenço (titular) e Marcos Massaki Imamura (suplente) no Conselho de Administração do Instituto, tem representantes em oito das governanças, exceto nas áreas de Audiovisual (LAVI), Comércio (InFoco), Saúde (Salus) e Startups (Redfoot).
As participações da UTFPR estão distribuídas da seguinte forma:
1. Agronegócio (Agrovalley) – Prof. Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci
2. Construção Civil (ICON) – Prof. Fabiano Moreno Peres
3. Eletrometalmecânico (Inovemm) – Profa. Janaína Fracaro de Souza Gonçalves
4. Instituições de Ensino Superior (IES) – Prof. Marcos Massaki Imamura
5. Químico e Materiais (Integra QM) – Prof. Admilson Vieira Lopes (Presidente), Prof. Luis Fernando Cabeça, Prof. Marcio Florian
6. Smart City (Londrina Inteligente) – Profa. Leila Droprinchinski Martins
7. TIC (APL TIC Londrina) – Prof. Alessandro Botelho Bovo
8. Turismo – Profa. Caroline Maria Calliari
Saiba mais sobre o Estação 43 no Instagram: @estacao.43
Foto: @integraqm