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Planejamento e Capacitação

Planejamento e Capacitação

Publicado 3/20/2024, 9:56:38 AM, última modificação 3/20/2024, 1:39:13 PM
Servidores do Campus PB participam de atividades de planejamento e capacitação durante o mês de fevereiro

A programação das atividades de planejamento e capacitação dos servidores do Campus Pato Branco iniciou no dia 01/02 e se estendeu até o dia 29/02, abrangendo todo o mês de fevereiro e dando início ao 1º semestre de 2024. Entre as primeiras atividades, no dia 01/02, aconteceu o primeiro evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), que se repetiu em todas as quintas-feiras do mês de fevereiro para os servidores envolvidos com os programas de pós-graduação do campus.

A abertura das atividades de planejamento e capacitação para o 1º semestre de 2024 realizou-se no dia 05/02. Os servidores foram recepcionados no Anfiteatro para uma conversa com o diretor-geral do campus, Gilson Ditzel Santos, e com os diretores de área, os quais apresentaram as ações e resultados dos 2,5 anos de gestão, bem como as ações previstas para este ano. Também, os servidores receberam algumas informações da Comissão Permanente de Apoio à UTFPR Sustentável do Campus PB e puderam aproveitar um coffee break. O evento contou com apresentação do Coral Intonacio, projeto da UTFPR-PB em parceria com o Instituto Theóphilo Petrycoski.

Na sequência, os docentes participaram da palestra Extensão universitária: reflexões e perspectivas, ministrada pelo professor do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC) e Assessor de Extensão, Danilo Rinaldi Bisconsini. À noite, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) ofertou aos docentes e técnico-administrativos a atividade Orientações sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior, ministrada pela servidora Elaine de Fátima Freitas e Lia Mara Soster, mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e especialista em Educação Especial - área da Deficiência Visual. Ainda, no dia 05/02, as coordenações dos cursos de graduação promoveram a primeira reunião de trabalho dos cursos de graduação para ajustes no planejamento estratégico em dois momentos, pela manhã e à noite. A segunda reunião e a apresentação dos trabalhos dos planejamentos estratégicosocorreram nos dias 21 e 28/02, respectivamente.

No dia 06/02, nas salas do bloco L, ocorreu a oficina IA na sala de aula: estratégias e ferramentas para educadores, organizada pela Comunidade de Prática de Ensino-Aprendizagem (CoPEA). O evento reuniu 41 docentes em uma jornada de capacitação voltada para a integração da Inteligência Artificial (IA) no ambiente universitário. Durante a oficina, conduzida pelo egresso do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática - PPGECM/UFPR, Braian de Almeida, os participantes foram introduzidos ao tema da IA na educação, refletiram e discutiram sobre suas aplicações e impactos, além de explorarem ferramentas e estratégias relacionadas ao uso de inteligência artificial na sala de aula.

Além dessas, na semana de 05 a 09/02, foram realizadas várias outras atividades de capacitação: oficina Recicla SEI!, ofertada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), ministrada pelas servidoras Daiane Ruzza Sabbi e Débora Fianco; atividade Adaptações de materiais voltados ao Ensino de Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior; reunião de coordenadores de graduação e de pós-graduação com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC); minicurso Autorregulação da Aprendizagem, ofertado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), em parceria com o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE), aos docentes do projeto Mentoria, da Comunidade de Prática e aos servidores dos NUAPEs do núcleo sudoeste; oficina SAP para registro de ações e projetos de extensão, promoção do Departamento de Extensão (DEPEX/DIREC); prática de Kundalini Yoga, com a professora Clara Peloso do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas (DAHUM), que se repetiu no dia 23/02; e capacitação sobre as semanas acadêmicas com a Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD), DIRGRAD e Assessoria de Sustentabilidade.

Nessa mesma semana, também houve programação especial da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e da DIRGRAD, com a presença do Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Stéphane Lafay. Em reunião com os coordenadores dos cursos e com os docentes, foi discutida a reformulação do Regulamento da Organização Didático Pedagógico (RODP) com a criação do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (REGGRA) e abordou-se a criação de uma política de Abertura, Manutenção e Extinção de Cursos de Graduação (PAME).

As atividades continuaram com diversas capacitações, oficinas e treinamentos para os servidores:

A Comissão UTFPR Sustentável do campus colaborou na programação do mês de planejamento e capacitação com atividades que abordaram a inclusão da sustentabilidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UTFPR. Foram dois encontros integrados para os 13 campi no formato on-line: Posição da UTFPR Frente às questões e desafios da Sustentabilidade, nos dias 06 e 20/02; e um encontro presencial em cada campus: oficinaA sustentabilidade no ensino, pesquisa e extensão através dos ODS, no dia 08/02.

O Departamento de Educação (DEPED/DIRGRAD) organizou diversas atividades de socialização de experiências: de Projetos de Ensino, com disciplinas certificadoras/integradoras do Curso de Ciências Contábeis; e Metodológica; além de três oficinas: estudo de caso O caso é o seguinte..., Construção de rubricas para avaliação e As vantagens do uso do Latex na finalização de monografias.

A Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD), a partir das necessidades apontadas na sua avaliação de consolidação, bem como do acompanhamento das demandas das áreas durante o exercício financeiro, realizou ações consideradas estratégicas para o bom funcionamento dos processos no decorrer do ano: Reunião com todos os membros das Equipes de Planejamento das Contratações do Campus Pato Branco, no dia sendo em 20/02, para padronização e alinhamento das atividades; Capacitação em Orçamento e Gestão para os responsáveis pelas UGRs, no dia 27/02, abordando com as chefias temas como Conceitos básicos (UGR, elementos de despesa, custeio, investimento, entre outros), Operacionalizando o módulo Orçamento e Gestão nos Sistemas Corporativos, Remanejamento de recurso, Restituições, Afastamentos da Sede, Reserva de Veículos, Diárias e Passagens, Cronograma de Compras, Auxílio a Estudantes; Eventos com e sem publicação/apresentação de trabalho, entre outros.

Também, o Departamento de Materiais e Patrimônio (DEMAP-PB), ofertou, no dia 19/02, a Capacitação para requisitantes de materiais e serviços para processos de compra, oportunizando 40 vagas por turma, manhã ou tarde, com o intuito de abranger os horários de todos os servidores, tratando dos procedimentos dos processos passo a passo, boas práticas, elaboração de documentos, legislação, entre outros, tópicos tão importantes na rotina do requisitante.

Por fim, as DIRPLAD´s do Núcleo Sudoeste, em conjunto com os DEMAP´s, realizaram a Capacitação para os membros das Equipes de Planejamento das Contratações do Núcleo Sudoeste, em 28/02, no Campus Dois Vizinhos, com o objetivo de capacitar os servidores membros das Equipes de Planejamento das Contratações (EPCs), sanar dúvidas, mitigar riscos e melhorar processos, com base nas experiências dos anos anteriores, a partir de formulário de avaliação encaminhado em 2023 para as equipes. Neste dia, na parte da manhã, foi realizada toda a capacitação teórica e o alinhamento de procedimentos; e, no período da tarde, oportunizado às equipes que se reunissem e alinhassem o início dos processos.A DIRPLAD destaca a importância dessas ações periódicas e enfatiza a participação de todos os envolvidos, visando à contínua otimização dos processos e à excelência no alcance dos objetivos institucionais.

Destaca-se ainda que, o Conselho de Graduação do Campus Pato Branco se reuniu no dia 15/02; o Programa CIMCO – Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos promoveu novamente este ano o treinamento com o SAMU, no dia 19/02; a Comissão de Ambiente Propício organizou, em 20/02, a Capacitação para o acolhimento e encaminhamentos de casos de assédio e violências na UTFPR Pato Branco, objetivando apresentar a Instrução Normativa que regulamenta o acolhimento e encaminhamentos de situações de assédio e violências na UTFPR Campus Pato Branco.

Também, no dia 26/02, a Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (COGETI) ofereceu, o curso Conceitos básicos da nuvem e seus serviços, ministrado pela servidora Rosaine Fiorio Semler; e, no Anfiteatro do campus, aconteceu um evento em parceria com o Departamento Acadêmico de Eletrônica do Campus Curitiba (DAELT-CT) sobre Aplicação Interdisciplinar da Inteligência Artificial na Universidade, que teve como Ministrantes os professores André Lazzaretti (UTFPR-CT), Dalcimar Casanova e Everton Aguiar, ambos do Departamento Acadêmico de Elétrica do Campus PB.

Importante lembrar que, nos dias 21 e 22/02, a UTFPR-PB recebeu a visita de pesquisadores representantes da universidade alemã Hochschule Bonn-Rhein-Sieg (H-BRS) para discussões a fim de iniciar a cooperação interuniversitária; e, no dia 29/02, o Assessor de Extensão, professor Danilo Rinaldi Bisconsini (DACOC), ministrou a palestra Os Impactos dos Programas de Pós-Graduação na Sociedade, encerrando-se assim as atividades do Mês de Planejamento/Capacitação 2024.