Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
Professor do Campus Santa Helena recebe prêmio PRIME 2022

Professor do Campus Santa Helena recebe prêmio PRIME 2022

Publicado 12/6/2022, 9:28:07 AM, última modificação 12/6/2022, 9:30:27 AM
Evento foi realizado do Campus Curitiba e entregou certificados aos cinco finalistas do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2022.

Professor Glauco recebe o prêmio da  pró-reitora de pesquisa, Cláudia; vice-reitora Tangriane; e Marcos Pelegrina.

O Governo do Estado anunciou na quarta-feira (30) os dez vencedores do 35° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, uma das principais iniciativas do Brasil de valorização e incentivo à produção científica. A cerimônia de premiação foi na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, como parte da programação do Paraná Faz Ciência 2022, evento que integra a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2022).

Concorreram trabalhos de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, submetidos por professores, estudantes, inventores independentes e jornalistas. Ao todo, foram 73 inscrições homologadas, com projetos de pesquisa, extensão e inovação, além de reportagens pautadas no desenvolvimento científico e tecnológico. Em mais de três décadas, 156 pesquisadores e profissionais da imprensa foram agraciados com essa premiação.

A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Tangriani Siminoni Assmann, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Claudia Regina Xavier, do pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Rubens Alexandre de Faria, do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, além de demais autoridades, servidores, pesquisadores e convidados.

PRIME 2022

No evento, o Governo entregou certificados aos cinco finalistas do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2022. Idealizado pela Seti, esse programa tem como objetivo a transformação de inovações desenvolvidas por pesquisadores das instituições de ensino superior do Paraná em produtos e serviços. A ideia é viabilizar a abertura de empresas e novos negócios, o licenciamento para a produção e comercialização de tecnologias e a transferência tecnológica.

Entre os premiados está o professor da UTFPR Campus Santa Helena Glauco Vieira Miranda, docente do Curso de Agronomia, com o projeto de uma fazenda urbana tecnológica em um container. O Projeto Sítio Urbano 5.0 é uma plataforma de produção agrícola inteligente, autônoma, com iluminação artificial e autoaprendizagem para o manejo de hortaliças, plantas e bioativos para agricultura urbana com tecnologias da Agricultura 5.0.

Em 2023, as áreas previstas para o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia são Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais. Os trabalhos concorrentes devem contemplar, nas respectivas áreas, campos do conhecimento específicos, como: Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Psicologia, Recursos Florestais, Sociologia, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, entre outros.

Reportar erro