Normas de funcionamento

Publicado 10/10/2019, 3:37:45 PM, última modificação 11/8/2023, 3:26:16 PM

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do LABIA é das 08:00 às 17:00 horas, de segunda-feira à sexta-feira, podendo sofrer alterações dependendo da disponibilidade de pessoal técnico. O horário ficará disponível na página do laboratório e poderá também ser consultado via e-mail: labia-dv@utfpr.edu.br

Operação dos equipamentos

Para ter acesso a infraestrutura do LABIA, os usuários deverão, inicialmente, fazer a solicitação através do preenchimento de formulários específico:
(i) Formulário para uso de equipamentos

Não serão aceitos formulários com informações faltantes ou incompletas. A solicitação por si só não garante a reserva do laboratório. A efetiva utilização do LABIA realizar-se-á mediante aprovação do Comitê Gestor e Equipe Técnica, sujeita à disponibilidade de pessoal técnico e da infraestrutura. O usuário será informado pelo Comitê Gestor sobre o deferimento/indeferimento da solicitação através do e-mail utilizado durante o preenchimento dos formulários.

Uso de equipamentos
Após o deferimento da solicitação via formulário pelo Comitê Gestor e Equipe Técnica, o usuário poderá fazer uso dos equipamentos do LABIA, respeitando as regras abaixo:

I - O operador deverá possuir conhecimento e domínio do(s) equipamento(s) para operá-lo(s);

II - Os projetos de pesquisa da UTFPR serão prioritários em relação aos projetos de outras instituições. A prioridade, mormente, de uso dos equipamentos dar-se-á aos projetos de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado, Especialização, Trabalho de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e Extensão;

III - Os usuários são responsáveis por trazer e usar os equipamentos de proteção individual (EPI) conforme Norma Técnica pertinente nas dependências do LABIA, bem como pelos reagentes ou insumos que o equipamento demandar durante seu uso;

A Equipe Técnica e o Comitê Gestor do LABIA não serão responsáveis por objetos ou equipamentos pessoais deixados ou esquecidos em suas dependências. É vedada a abertura e/ou tentativa de manutenção por pessoa não habilitada de equipamentos ou materiais que necessitem de assistência técnica especializada.

Fornecimento de resultados

Os resultados das análises são enviados aos usuários via e-mail.

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult

Os usuários deverão citar o LABIA em publicações acadêmicas, nos “agradecimentos”, decorrentes das análises nele realizadas. O agradecimento é facultativo no caso de serviços remunerados. Sugere-se o texto apresentado abaixo:

“Os autores agradecem ao Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Alimentos (LABIA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná́ (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos, pelo suporte analítico durante a realização deste trabalho”.

“The authors would like to acknowledge the Laboratory of Food and Environmental Biotechnology from the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos, for the analytical support”.

Entende-se por publicação qualquer meio de divulgação científica, como artigo científico, trabalho publicado em eventos, monografia, trabalho de conclusão de curso, dissertação, tese, entre outros. Os usuários se comprometem a enviar uma cópia da publicação para o e-mail: labia-dv@utfpr.edu.br. A simples utilização do(s) equipamento(s) e instalações pelo usuário é inexigível de coautoria.

Perfis de usuários e custos

A operacionalização das análises e/ou uso de equipamentos ocorrerá por meio da elaboração de projetos estratégicos, contrapartidas dos seus usuários e/ou pela cobrança de taxa de utilização, segundo valores tabelados e de acordo com os serviços prestados e/ou o equipamento utilizado. Os valores tabelados são especificados por análise ou tempo de uso do equipamento para cada perfil de usuário, seja ele interno (da UTFPR) ou externo (de outras instituições de ensino/pesquisa e comunidade externa em geral). Para usuários internos pode haver repasse de recursos entre UGR's. As condições e formas de pagamento serão disponibilizadas para os usuários previamente a realização da análise, via e-mail. O recurso será utilizado para a manutenção preventiva/corretiva dos equipamentos e aquisição de consumíveis. Entre em contato por e-mail (labia-dv@utfpr.edu.br) para ter acesso à tabela de valores das análises.