Laboratório de Reometria - LabReo
O Laboratório de Reometria (LabReo) integra o Centro de Pesquisas em Reologia e Fluidos Não Newtonianos (CERNN), criado em 2014. A principal atuação do LabReo envolve a caracterização mecânica de materiais que exibem comportamentos intermediários entre sólido e líquido, com aplicações em diversos setores, como as indústrias alimentícia, cosmética, de mineração, petroquímica, e de cimento, entre outras.
Em 2020, o LabReo foi homologado como laboratório multiusuário, e atualmente ocupa uma área de 70 m² na sede Ecoville do Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Ao longo dos anos, tanto o CERNN quanto o LabReo têm se consolidado por meio de parcerias estratégicas. Entre os destaques estão colaborações com empresas como Petrobras/CENPES, Repsol Sinopec Brasil, Whirlpool/Embraco e Siemens, além de instituições de pesquisa nacionais, como UFPR, UFSC, UFES, UFRGS e UFRJ, e internacionais, como a SMU (EUA) e as universidades de Chipre e Lille (França).
Através das parcerias desenvolvidas, o LabReo pôde ter a sua infraestrutura aprimorada. Atualmente, o LabReo conta com quatro reômetros rotacionais, um microcalorímetro e duas bombas seringas para a realização de testes a alta pressão.