Normas de funcionamento

Publicado 10/10/2019, 2:35:36 PM, última modificação 8/3/2021, 6:29:14 PM

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Laboratório Multiusuário BioMol é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. O horário ficará disponível na página do laboratório e poderá também ser consultado via e-mail: biomol-dv@utfpr.edu.br. Caso o usuário precise utilizar algum equipamento ou espaço em outro dia ou horário, o mesmo deverá ser aprovado pelo comitê gestor, também via e-mail.

Operação dos equipamentos

O Laboratório Multiusuário BioMol terá seu acesso liberado pelo comitê gestor ou pelo comitê técnico, após o usuário escrever para o e-mail biomol-dv@utfpr.edu.br, solicitando acesso ou indicando a intenção de realização de análise ou serviço, como resposta, será enviado um formulário que deverá ser preenchido e retornado ao mesmo e-mail. O horário de uso do equipamento será definido conforme disponibilidade e seguindo um cronograma de uso que será disponibilizado para consulta online (Google Calendar). O acesso ao cronograma poderá ser solicitado pelo usuário por meio do e-mail do laboratório. Orientações, protocolos, custos, dúvidas quanto ao preparo, envio, tipo de amostras e agendamentos podem ser obtidos pelo e-mail biomol-dv@utfpr.edu.br.

Por questão de segurança e organização, todos os usuários, independentemente de experiência prévia, deverão realizar treinamento organizado pela equipe técnica, assim como preencher e assinar o termo de responsabilidade que será enviado ao usuário pelo responsável pelo treinamento ou pela equipe técnica.

O uso de equipamentos ou espaços somente será liberado mediante apresentação de documento que comprove a conclusão do treinamento. O usuário que já tiver preenchido o termo de responsabilidade e desejar utilizar novamente o mesmo equipamento não precisará passar pelo treinamento, porém se tiver passado o prazo igual ou superior a um ano, o usuário deverá realizar novo treinamento organizado pela equipe técnica do BioMol.

Fornecimento de resultados

São direitos do usuário do BioMol:

Utilizar os equipamentos disponíveis no BioMol, desde que seguindo as regras deste regulamento.
Utilizar os dados obtidos com as análises e testes realizados no BioMol, desde que seguindo as regras deste regulamento.

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult

É obrigatório, por parte dos usuários (discentes, docentes ou técnico da UTFPR-DV), tornar público o apoio do BioMol, quando da publicação de qualquer material técnico ou científico oriundo dos trabalhos realizados neste laboratório (Ex.: dissertações, teses, resumos, pôsteres, apresentações em congressos e artigos científicos, etc.). Sugere-se o seguinte texto de agradecimento: “Os autores gostariam de agradecer ao Laboratório de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos pelas análises realizadas” ou “The authors would like to thank the Multiuser Core Laboratory of Biological Analysis and Molecular Biology (BioMol) at Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos for the performed analysis ”. Para o usuário que realizar pagamento pelo serviço realizado, o agradecimento é facultativo.

O uso do laboratório multiusuário não implica em co-autoria automática por parte dos membros do comitê gestor ou técnico, porém deve-se comunicar formalmente ao Supervisor do Comitê Gestor a referência bibliográfica quando trabalhos forem publicados com resu

Perfis de usuários

Discentes devidamente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação ofertados na UTFPR, desde que autorizado pelo seu (sua) orientador(a).
Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados na UTFPR.
Servidores técnico-administrativos vinculados às atividades de pesquisa da UTFPR.
Integrantes de instituições de ensino superior, pesquisa e empresas públicas ou privadas, na forma de convênios previamente estabelecidos com a UTFPR-DV.