Equipamentos

Publicado 1/13/2020, 3:15:37 PM, última modificação 6/4/2024, 4:09:06 PM

1. Analisador de tamanho de partículas – DLS (Litesizer 500, ANTON PAAR)

O Analisador possui três ângulos de medição para determinação do tamanho de partículas e potencial zeta em baixas tensões, realizando: caracterização de partículas de intervalos nano a micrômetro, medições de massa molecular e índice refrativo. O DLS ainda acompanha o pHmetro e titulador automático. Cubetas disponíveis: descartável, ômega e quartzo.

2. Banho ultratermostático (152/10, LUCADEMA)

Banho com capacidade de 10L, faixa de trabalho de -10°C a 110°C. Exatidão da Leitura: ±0,3% fundo de escala, precisão de temperatura ± 0,1°C. Disponível: béquer encamisado para utilizar em conjunto com o processador ultrassônico.

3. Centrífuga de bancada refrigerada (Megafuge 16R, Thermo Scientific)

Centrífuga com rotor para seis tubos Falcon de 50 mL, com rotação de até 13.000 rpm e refrigeração entre -10 oC e 40 oC para processamentos de amostras sensíveis à temperatura.

4. Cromatógrafo Líquido de Ultra-performance (UPLC) (Accela, Thermo Scientific) EM MANUTENÇÃO

Cromatógrafo Líquido de Ultra-Performance (UPLC) com detector de amostra UV/VIS com gradientes quaternários, possibilitando separações cromatográficas ultra-rápidas; rápida formação de gradiente, tempo de ciclo e estabilização com baixo volume morto, 90µl. O Câmpus possui a coluna C18.

5. Destilador de Ácido (Distillacid BSB-939-IR, Berghof)

O sistema de destilação de ácidos utiliza a técnica de sub-boiling, no qual o ácido não entra em ebulição, portanto, não contaminam os vapores que serão condensados posteriormente. Assim, produz ácidos de alta pureza para análises de elementos-traços e brancos, com um custo muito baixo a partir de ácidos PA. Destilador de ácido, purifica os ácidos: clorídrico e nítrico PA.

6. Determinador Semi-automatizado de Fibra (Fibertec 2010, FOSS)

Determinador para análise de fibras brutas e solúveis de acordo com métodos de referência padrão de cadinho, como Weende e van Soest, cada amostra é tratada separadamente, de acordo com os procedimentos oficiais. Após o carregamento da amostra, a análise é concluída em 51 minutos.

 7. Determinador Semi-automatizado de Teor de Lipídeos (Soxtec 2055, FOSS)

O sistema Soxtec substitui o procedimento de extração manual Soxhlet. Permite a extração em lote de seis amostras por vez. O sistema é composto por uma Unidade de Extração e uma unidade de Controle. O solvente para extração é adicionado em um sistema fechado. O sistema é flexível e adequado para uma grande variedade de aplicações em alimentos, meio ambiente e outros segmentos industriais. A recuperação do solvente é de até 80%. No total são 6 extratores.

8. Digestor Semi-automatizado para Análise de Kjeldahl (Tecator Digestor, FOSS) EM MANUTENÇÃO

O Digestor Semi-Automatizado para Análises de Kjeldahl é um sistema automatizado, capaz de comportar 20 tubos. A temperatura e tempo de digestão são configurados via painel frontal. A unidade é conectada com o Scrubber da FOSS, que recebe os gases advindos da digestão ácida, condensando e depois purgando.

9. Determinador Semi-automatizado para Análise de Kjeldahl (Kjeltec 8200, FOSS) EM MANUTENÇÃO

O Destilador Semi-Automatizado para Análises de Kjeldahl é um sistema automatizado, permite a destilação automatizada de nitrogênio total e amoniacal pelo método Kjeldahl. O modelo 8200 possui sensores de segurança para a porta de segurança, plataforma do tubo e a temperatura do destilado, além de sensores de nível e sobrepressão para o gerador de vapores com saída variável.

10. Difratômetro de Raio-X (D2 Phaser, Bruker)

O DRX é um difratômetro de bancada e portátil. A fonte de raios-X é um tubo com ânodo de cobre com linha de emissão característica de 1,54 Å / 8,047 keV (Cu-Kα1) e potência máxima de 300W (30 kV x 10 mA). O D2 PHASER possui alinhamento goniométrico automático, com precisão de ± 0.02° em toda a faixa angular, -3° a 160° em 2θ e permite a investigação de estruturas cristalinas, avaliar nano-estruturas via medidas de SAXS de forma rápida e confiável ou determinar micro-estruturas (tamanho de cristalito). O D2 PHASER possui um carrossel para 6 amostras por vez.

11. Dispersor Ultra Turrax (T18-IKA) (2 unidades)

Instrumento de dispersão: 1 a 1.500 ml (H2O) com display digital de velocidade. Velocidade de 3.000 a 25.000 rpm permitindo uma gama de elementos de dispersão em uma ampla variedade de análises. Probes disponíveis: S18N-10G e S18N-19G.

12. Espectrômetro de Absorção Atômica (Solaar S Series AA, Thermo Scientific) EM MANUTENÇÃO

O Espectrômetro de Absorção é utilizado nas análises elementares (metais, semimetais e alguns não metais) que se encontram em níveis de mg/L, nos mais variados tipos de amostras biológicas, ambientais, alimentícias, geológicas, etc. A configuração atual do equipamento permite a determinação dos elementos Ca-Mg, Cd, Cr, Cu, Na-K, Mn, Pb e Zn.

13. Espectrofotômetro UV-VIS (S60 Libra, Biochrom) EM MANUTENÇÃO

Espectrofotômetro UV/Vis com feixe duplo e largura de banda de 2 nm, faixa espectral de 190-1100 nm, equipado com lâmpada de Xênon e software que permite a configuração de diversos métodos de varredura e leitura. Os dados obtidos podem ser armazenados no equipamento ou exportados via porta USB.

14. Espectrofotômetro UV-VIS-NIR (UV-3600i Plus - Shimadzu)

O espectrofotômetro UV-3600i Plus fornece medições precisas de transmitância ou refletância nas regiões ultravioleta até o infravermelho próximo. O compartimento multiusos para amostras grandes e o acessório Esfera Integradora também apresentam três detectores, permitindo a medição de alta sensibilidade de amostras sólidas.

15. Liofilizador de Bancada (Alpha 1-2 LDplus, Martin Christ)

O Liofilizador de Bancada, Modelo Alpha 1-2 LDplus - Martin Christ é uma unidade compacta de bancada de alto desempenho para a liofilização de amostras, com interface de usuário LDplus, a temperatura do condensador de -63 °C permite a secagem de produtos aquosos. Com controle de vácuo e conversor de temperatura do produto e vácuo consoante à curva de pressão de vapor acima de gelo.

16. Microscópio eletrônico de varrredura  (TESCAN VEGA, Tescan).

O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é uma plataforma analítica com EDS totalmente integrado, que combina com eficiência a imagem MEV com a análise da composição elementar. Essa combinação simplifica significativamente a aquisição de dados morfológicos e elementares da amostra, uma solução analítica eficiente para inspeção de rotina dos materiais nos laboratórios de controle de qualidade, análise de falhas e pesquisa.

17. Microscópio Óptico Binocular (BA210, Motic)

Microscópio óptico utilizado para visualização microscópica de materiais biológicos com revólver rotativo para 4 objetivas: 4x, 10x, 40x, 100x-óleo de imersão e câmera Moticam 5+ acoplada para digitalização das imagens. Inclinação do cabeçote: 45° e rotação 360°. Equipamento utilizado para aplicação no estudo de cristais, investigação de propriedades físicas dos materiais, ou propriedades microscópicas de matéria viva, entre outros.

18. Potenciostato/Galvanostato (Modelo PGSTAT204, Metrohm)

O Potenciostato/Galvanostato, Modelo PGSTAT204, é um instrumento modular com compliância de potencial de 20 V e corrente máxima de 400 mA. Novas funções podem ser adicionadas a ele a qualquer momento com um módulo adicional para realização de ensaios de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE), por exemplo.

19. Processador Ultrassônico (Q500, QSONICA)

O Processador Ultrassônico é utilizado para rompimento celular, dispersão de nanopartículas, criação de emulsões, fragmentação de DNA e homogenização de ensaios de imunoprecipitação de cromatina. Possui capacidade de processamento de 100 mL a 1 L (probe 4210 - diâmetro 25,4mm e amplitude de 35 μm), com amplitude variável de 20% a 100%, com memória interna e display de fácil programação.

20. Spray Dryer (MSDI 1.0, LABMAQ)

O Spray Dryer permite a secagem por nebulização ou aspersão, permitindo a obtenção de produtos diretamente na forma de pó. Produtos estes que apresentam sensibilidade ao calor, como materiais de origem biológica como extratos e produtos oriundos de plantas, corantes, microrganismos, enzimas e proteínas. Com grande aplicação nas indústrias alimentícias e farmacêutica.

21.Texturômetro (TA.XTplusC – Stable Micro System)

O Analisador de Textura Modulado TA.XTplusC é o equipamento para análise de textura e testes de materiais, projetado para atender as exigências do mercado. Probes disponíveis: Diameter cylinder 20 mm (P/20), Backward Extrusion Rig (A/BE), Cyl. Aluminium 50 mm (P/50), Film Support Rig (HDP/FSR) e USDA Standard Warner-Bratzler Blade Set.

22. Ultrapurificador de Água (Master PD, Gehaka)

Ultrapurificador de água permite a obtenção de água do tipo I, indicada para utilização em análises por Cromatografia Gasosa, Cromatografia Líquida de Alta Performance, Absorção Atômica, Espectrometria de Massas, dentre outras. A água obtida possui as seguintes especificações: resistividade > 18,2 M.ohms.cm; TOC: < 5 ppb; bactérias heterotróficas: < 1 UFC/mL e partículas menores que 0,22μm < 1 partícula/mL.

23. Viscosímetro Rotacional (Visco Basic Plus, Fungilab)

Viscosímetro Rotacional, Modelo: Visco Basic Plus Fungilab, é capaz de realizar determinações de viscosidade relativa e absoluta, leituras direta de viscosidade em cPs ou mPas, com 18 velocidades de 0,3 a 100 rpm e spindles com uma ampla gama de viscosidade.

24. Espectrofotômetro UV-VIS (IL-593-BI, Kasuaki) (NOVO)

Espectrofotômetro Digital com Faixa de 190 a 1100nm UV-VIS Automático e Largura de Banda de 2nm. Modelo ideal para diferentes análises em laboratório. Acompanha dongle USB que inclui as funções de varredura por comprimento de onda, análises por múltiplo comprimento de onda.

25. Banho de aquecimento simples (550, Fisatom) (NOVO)

Banho de aquecimento simples redondo modelo 550 de 4,5 L até 120 °C. O instrumento permite aquecer substâncias, tanto líquidas quanto sólidas, que não podem ser levadas diretamente ao fogo e precisam de aquecimento lento e uniforme.

26. Estufa de secagem com circulação de ar (40L, Lucadema) (NOVO)

A estufa de secagem com circulação de ar contém 3 bandejas e capacidade de 40L, pode chegar até 200ºC. O instrumento permite remover a umidade das amostras o mais rápido possível. 

27. Medidor multiparâmetro de bancada (MULT007, ION) (NOVO)

Pode-se testar pH, ORP (mV), Temperatura, EC (Condutividade Elétrica), CF (Fator de Condutividade) e TDS (Sólidos Totais Dissolvidos) com eletrodo substituível, Tela de LCD retro-iluminada e com compensação automática de temperatura. Ideal para análises em alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, educação, pesquisa e principalmente com gerenciamento de água e esgoto. 

Reportar erro