conteúdo

Equipamentos

publicado 13/01/2020 15h56, última modificação 30/07/2021 18h14

Início | Administração | Normas de funcionamento
Agendamentos | EditaisContato e localização

 

1. Analisador de tamanho de partículas – DLS (Litesizer 500, ANTON PAAR)

O Analisador possui três ângulos de medição para determinação do tamanho de partículas e potencial zeta em baixas tensões, realizando: caracterização de partículas de intervalos nano a micrômetro, medições de massa molecular e índice refrativo. O DLS ainda acompanha o pHmetro e titulador automático. Cubetas disponíveis: descartável, ômega e quartzo.

dls

2. Banho ultratermostático (152/10, LUCADEMA)

Banho com capacidade de 10L, faixa de trabalho de -10°C a 110°C. Exatidão da Leitura: ±0,3% fundo de escala, precisão de temperatura ± 0,1°C. Disponível: béquer encamisado para utilizar em conjunto com o processador ultrassônico.

banho

3. Centrífuga de bancada refrigerada (Megafuge 16R, Thermo Scientific)

Centrífuga com rotor para seis tubos Falcon de 50 mL, com rotação de até 13.000 rpm e refrigeração entre -10 oC e 40 oC para processamentos de amostras sensíveis à temperatura.

imagem 1 - Centrífuga.jpg

 

4. Cromatógrafo Líquido de Ultra-performance (UPLC) (Accela, Thermo Scientific)

Cromatógrafo Líquido de Ultra-Performance (UPLC) com detector de amostra UV/VIS com gradientes quaternários, possibilitando separações cromatográficas ultra-rápidas; rápida formação de gradiente, tempo de ciclo e estabilização com baixo volume morto, 90µl. O Câmpus possui a coluna C18.

imagem 3 - UPLC.jpg

 

5. Destilador de Ácido (Distillacid BSB-939-IR, Berghof)

O sistema de destilação de ácidos utiliza a técnica de sub-boiling, no qual o ácido não entra em ebulição, portanto, não contaminam os vapores que serão condensados posteriormente. Assim, produz ácidos de alta pureza para análises de elementos-traços e brancos, com um custo muito baixo a partir de ácidos PA. Destilador de ácido, purifica os ácidos: clorídrico e nítrico PA.

imagem 16 -Destilador.jpg

 

6. Determinador Semi-automatizado de Fibra (Fibertec 2010, FOSS)

Determinador para análise de fibras brutas e solúveis de acordo com métodos de referência padrão de cadinho, como Weende e van Soest, cada amostra é tratada separadamente, de acordo com os procedimentos oficiais. Após o carregamento da amostra, a análise é concluída em 51 minutos.

imagem 4 Fibertec.jpg

 

 7. Determinador Semi-automatizado de Teor de Lipídeos (Soxtec 2055, FOSS)

O sistema Soxtec substitui o procedimento de extração manual Soxhlet. Permite a extração em lote de seis amostras por vez. O sistema é composto por uma Unidade de Extração e uma unidade de Controle. O solvente para extração é adicionado em um sistema fechado. O sistema é flexível e adequado para uma grande variedade de aplicações em alimentos, meio ambiente e outros segmentos industriais. A recuperação do solvente é de até 80%. No total são 6 extratores.

imagem 5 - Soxtec.jpg

 

8. Digestor Semi-automatizado para Análise de Kjeldahl (Tecator Digestor, FOSS)

O Digestor Semi-Automatizado para Análises de Kjeldahl é um sistema automatizado, capaz de comportar 20 tubos. A temperatura e tempo de digestão são configurados via painel frontal. A unidade é conectada com o Scrubber da FOSS, que recebe os gases advindos da digestão ácida, condensando e depois purgando.

imagem 6 -Digestor.jpg

 

9. Determinador Semi-automatizado para Análise de Kjeldahl (Kjeltec 8200, FOSS)

O Destilador Semi-Automatizado para Análises de Kjeldahl é um sistema automatizado, permite a destilação automatizada de nitrogênio total e amoniacal pelo método Kjeldahl. O modelo 8200 possui sensores de segurança para a porta de segurança, plataforma do tubo e a temperatura do destilado, além de sensores de nível e sobrepressão para o gerador de vapores com saída variável.

imagem 7 -Kjeltec.jpg

 

10. Difratômetro de Raio-X (D2 Phaser, Bruker)

O DRX é um difratômetro de bancada e portátil. A fonte de raios-X é um tubo com ânodo de cobre com linha de emissão característica de 1,54 Å / 8,047 keV (Cu-Kα1) e potência máxima de 300W (30 kV x 10 mA). O D2 PHASER possui alinhamento goniométrico automático, com precisão de ± 0.02° em toda a faixa angular, -3° a 160° em 2θ e permite a investigação de estruturas cristalinas, avaliar nano-estruturas via medidas de SAXS de forma rápida e confiável ou determinar micro-estruturas (tamanho de cristalito). O D2 PHASER possui um carrossel para 6 amostras por vez.

imagem 8 -DRX.jpg

11. Dispersor Ultra Turrax (T18-IKA) (2 unidades)

Instrumento de dispersão: 1 a 1.500 ml (H2O) com display digital de velocidade. Velocidade de 3.000 a 25.000 rpm permitindo uma gama de elementos de dispersão em uma ampla variedade de análises. Probes disponíveis: S18N-10G e S18N-19G.

ultra 

 

12. Espectrofotômetro de Absorção Atômica (Solaar S Series AA, Thermo Scientific)

O Espectrômetro de Absorção é utilizado nas análises elementares (metais, semimetais e alguns não metais) que se encontram em níveis de mg/L, nos mais variados tipos de amostras biológicas, ambientais, alimentícias, geológicas, etc. A configuração atual do equipamento permite a determinação dos elementos Ca-Mg, Cd, Cr, Cu, Na-K, Mn, Pb e Zn.

imagem 9 -Absorção.jpg 

 

13. Espectrofotômetro UV-VIS (S60 Libra, Biochrom)

Espectrofotômetro UV/Vis com feixe duplo e largura de banda de 2 nm, faixa espectral de 190-1100 nm, equipado com lâmpada de Xênon e software que permite a configuração de diversos métodos de varredura e leitura. Os dados obtidos podem ser armazenados no equipamento ou exportados via porta USB.

imagem 10 -UV-VIS.jpg

14. Liofilizador de Bancada (Alpha 1-2 LDplus, Martin Christ)

O Liofilizador de Bancada, Modelo Alpha 1-2 LDplus - Martin Christ é uma unidade compacta de bancada de alto desempenho para a liofilização de amostras, com interface de usuário LDplus, a temperatura do condensador de -63 °C permite a secagem de produtos aquosos. Com controle de vácuo e conversor de temperatura do produto e vácuo consoante à curva de pressão de vapor acima de gelo.

imagem 17 - Liofilizador.jpg

 

15. Microscópio Óptico Binocular (BA210, Motic)

Microscópio óptico utilizado para visualização microscópica de materiais biológicos com revólver rotativo para 4 objetivas: 4x, 10x, 40x, 100x-óleo de imersão e câmera Moticam 5+ acoplada para digitalização das imagens. Inclinação do cabeçote: 45° e rotação 360°. Equipamento utilizado para aplicação no estudo de cristais, investigação de propriedades físicas dos materiais, ou propriedades microscópicas de matéria viva, entre outros.

imagem 15 -microscópio.jpg

 

16. Potenciostato/Galvanostato (Modelo PGSTAT204, Metrohm)

O Potenciostato/Galvanostato, Modelo PGSTAT204, é um instrumento modular com compliância de potencial de 20 V e corrente máxima de 400 mA. Novas funções podem ser adicionadas a ele a qualquer momento com um módulo adicional para realização de ensaios de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE), por exemplo.

imagem 18.jpg

 

17. Processador Ultrassônico (Q500, QSONICA)

O Processador Ultrassônico é utilizado para rompimento celular, dispersão de nanopartículas, criação de emulsões, fragmentação de DNA e homogenização de ensaios de imunoprecipitação de cromatina. Possui capacidade de processamento de 100 mL a 1 L (probe 4210 - diâmetro 25,4mm e amplitude de 35 μm), com amplitude variável de 20% a 100%, com memória interna e display de fácil programação.

imagem 11 -Sonicador.jpg

 

18. Spray Dryer (MSDI 1.0, LABMAQ)

O Spray Dryer permite a secagem por nebulização ou aspersão, permitindo a obtenção de produtos diretamente na forma de pó. Produtos estes que apresentam sensibilidade ao calor, como materiais de origem biológica como extratos e produtos oriundos de plantas, corantes, microrganismos, enzimas e proteínas. Com grande aplicação nas indústrias alimentícias e farmacêutica.

imagem 12 -Spray Dryer.jpg

 

19.Texturômetro (TA.XTplusC – Extralab)

O Analisador de Textura Modulado TA.XTplusC é o equipamento para análise de textura e testes de materiais, projetado para atender as exigências do mercado. Probes disponíveis: Diameter cylinder 20 mm (P/20), Backward Extrusion Rig (A/BE), Cyl. Aluminium 50 mm (P/50) e Film Support Rig (HDP/FSR).

text

20. Ultrapurificador de Água (Master PD, Gehaka)

Ultrapurificador de água permite a obtenção de água do tipo I, indicada para utilização em análises por Cromatografia Gasosa, Cromatografia Líquida de Alta Performance, Absorção Atômica, Espectrometria de Massas, dentre outras. A água obtida possui as seguintes especificações: resistividade > 18,2 M.ohms.cm; TOC: < 5 ppb; bactérias heterotróficas: < 1 UFC/mL e partículas menores que 0,22μm < 1 partícula/mL.

imagem 13 -ultrapurificador.jpg

 

21. Viscosímetro Rotacional (Visco Basic Plus, Fungilab)

Viscosímetro Rotacional, Modelo: Visco Basic Plus Fungilab, é capaz de realizar determinações de viscosidade relativa e absoluta, leituras direta de viscosidade em cPs ou mPas, com 18 velocidades de 0,3 a 100 rpm e spindles com uma ampla gama de viscosidade.

imagem 14 -Viscosímetro.jpg