Pós-Graduação

Publicado 6/13/2023, 5:55:21 PM, última modificação 11/30/2023, 4:56:41 PM
A política de qualificação e aperfeiçoamento da UTFPR objetiva estimular a participação dos servidores em cursos de pós-graduação, pelos meios a seguir:

Pós-Graduação Lato Sensu

A UTFPR destina um percentual de vagas nos seus cursos de especialização para participação gratuita de servidores. Os critérios para a participação são norteados pela Portaria UTFPR n° 726/2008 .

Para saber quais cursos estão disponíveis, o servidor poderá acessar a página da DIRPPG do seu Câmpus, ou ainda a página das especializações da FUNTEF-PR . Quando o número de  interessados ultrapassa a quantidade de vagas isentas, a COGERH realiza uma seleção, com base nos critérios de participação de servidores em cursos de especialização da UTFPR definidos na Portaria UTFPR Nº 726.

Para as Especializações ofertadas pelo Câmpus Curitiba o servidor interessado em concorrer a uma vaga isenta deverá preencher o formulário da DIDEP-CT.

 ADS-Pós

A participação de servidores em Programas de Pós-graduação stricto sensu de forma concomitante ao exercício de sua jornada semanal de trabalho é considerada ação de desenvolvimento em serviço e, na UTFPR, denominada “ADS-Pós”.O servidor poderá pleitear a utilização de parte de sua carga horária semanal de trabalho do respectivo cargo, sem necessidade de compensação, para a participação em Programa de Pós-graduação stricto sensu no qual esteja regularmente matriculado. As normas e procedimentos para esta modalidade estão disponíveis em ADS-Pós/ UTFPR.

Afastamentos para cursar Pós-Graduação Stricto Sensu - no país e no exterior 

O servidor público tem direito a afastamento remunerado para participar de curso de pós-graduação stricto sensu, desde que haja interesse da administração e impossibilidade de conciliar os estudos com o exercício do cargo efetivo.

O afastamento do servidor para cursar Pós-Graduação Stricto Sensu deverá estar previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) UTFPR, e será concedido quando a participação do servidor não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo.

Para mais informações e procedimentos relativos aos afastamentos para cursar pós-graduação stricto sensu acesse: /servidores/site/licencas-e-afastamentos/afastamento/pos-graduacao

A fruição de afastamento para cursar Pós-Graduação Stricto Sensu - no país e no exterior precisa respeitar os interstícios entre afastamentos previstos nas normativas. (Consulte aqui a tabela de interstícios entre afastamentos)  

Fundamentos Legais

Vigentes

Não vigentes