Home
/
Blog da UTFPR
/
Cinco modos de entrar em uma universidade gratuita e de qualidade

Cinco modos de entrar em uma universidade gratuita e de qualidade

Publicado 8/15/2025, 7:21:06 PM, última modificação 8/15/2025, 7:47:51 PM
Entenda como funciona o SISU, o vestibular e os outros processos seletivos que são porta de entrada para você atingir seu objetivo

As universidades recebem novos alunos através de processos seletivos disponibilizados pelas instituições e, a fim de promover a igualdade de oportunidades, estabelecem cotas, como parte de suas políticas afirmativas, para quem se enquadra nos requisitos definidos. Nesse texto, vamos falar sobre os diferentes tipos de seleção, seus modos de funcionamento e para quem essas ações são destinadas.

Como funciona o vestibular?

O vestibular é destinado aos candidatos que já completaram o ensino médio e buscam ingressar em um curso de graduação, sendo conhecido pela maioria das pessoas que estão pensando em cursar o ensino superior em uma universidade brasileira. Treineiros (pessoas que não concluíram o ensino médio, mas que desejam se familiarizar com a prova) também podem participar, porém sem concorrer efetivamente às vagas disponíveis.

No caso da UTFPR, o Vestibular de Verão seleciona estudantes para ingressarem no primeiro semestre letivo e ocorre anualmente em todas as 13 cidades do Paraná em que a universidade está presente. A seleção é feita através de duas avaliações: uma prova de conhecimentos gerais, com questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa.

A prova de conhecimentos gerais é formada por 60 questões objetivas, que abrangem as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Filosofia e Sociologia. Já a prova de redação em língua portuguesa busca analisar as habilidades de dissertação e argumentação do candidato sobre um tema relevante à sociedade, em no máximo 20 linhas. No segundo semestre de 2024, por exemplo, o tema envolveu as possibilidades da Inteligência Artificial e os seus possíveis perigos.

O Vestibular da UTFPR relativo ao ano de 2026 está com as inscrições abertas até o dia 13 de outubro de 2025. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.873 vagas em 119 cursos de graduação distribuídos em 13 campi ao redor do estado. As provas, que têm duração de cinco horas, serão aplicadas no dia 23 de novembro de 2025 e aqueles candidatos que forem aprovados iniciarão as atividades no primeiro semestre de 2026.

Como usar o SISU para entrar na universidade?

O SISU é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que fornece um processo seletivo unificado, gratuito e online, a nível nacional. Através dele, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das duas últimas edições e que buscam cursar o ensino superior podem se inscrever por meio do site do governo federal, escolher o curso e a instituição de ensino desejados e, então, concorrer a vaga em uma universidade gratuita, pública e de qualidade, como a UTFPR. “Muitos cursos da UTFPR são ofertados no SISU. Nele você consegue se inscrever em cursos de bacharelado, tecnologia e licenciatura dentro dos 13 campi da UTFPR”, comenta Alexandre L’Elario, chefe do Departamento de Processos Seletivos (Depps) da UTFPR.

O edital do SISU da UTFPR é lançado após o MEC iniciar o período de adesão ao programa, geralmente no final do ano, depois da realização das provas do Enem. As inscrições dos candidatos costumam ocorrer em janeiro do ano seguinte, como em 2025, que foram de 17 a 21 de janeiro. Os estudantes que conseguirem a vaga deverão iniciar suas atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo.

Confira mais informações sobre essa forma de ingresso na página do SISU no portal institucional.

O que é o +Enem e para quem ele é destinado?

O +Enem é um processo dedicado à seleção de inverno na UTFPR e, diferente dos meios convencionais, ele permite o ingresso utilizando a nota de uma das últimas edições do Enem. No processo de 2025, por exemplo, foram considerados os resultados do exame feito entre 2012 e 2024.

Como a realização do processo é feita durante as férias que marcam a metade do ano letivo, o aluno iniciará sua jornada acadêmica no segundo semestre do ano.

O +Enem tem o propósito de permitir o acesso do aluno de maneira equalizada, justa, prática e gratuita. Por isso, a primeira edição, que recebeu inscrições até 21 de maio de 2025, teve uma taxa de inscrição simbólica de R$ 10, aderiu ao sistema de cotas e pôde ser feita integralmente online.

Para Juliano Soares, jovem de 28 anos que foi aprovado no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia no processo seletivo de 2025, o +Enem o ajudou a atingir seus objetivos sem complicação. “Não foi trabalhoso, foi um site fácil de entender. Fiz minha inscrição, aguardei a etapa de cada processo e consegui a vaga. Não precisei fazer um outro Enem, que seria um trabalho a mais, então foi realmente fácil ingressar”, disse Juliano.

Leia também:


Conheça o novo método de ingressar em uma faculdade gratuita e de qualidade


O que é o processo seletivo simplificado (PSS)?

Geralmente, a UTFPR disponibiliza um método de ingresso voltado a preencher as vagas remanescentes dos outros processos seletivos. Por causa desse caráter ocasional, ele não irá acontecer caso todas as vagas sejam ocupadas. Através do PSS, o candidato tem a chance de ingressar na universidade usando suas notas de edições anteriores do Vestibular UTFPR (últimas três edições), do Enem (últimas cinco edições) ou o histórico escolar do Ensino Médio.

O PSS se diferencia das outras formas de seleção porque nele é aplicado um conceito de prioridade que estabelece que candidatos que se inscreveram com a nota do vestibular têm preferência em relação àqueles que se inscreveram com o histórico escolar. Outra diferença é que esse processo seletivo é o único que é composto apenas pela categoria de ampla concorrência, ou seja, não conta com o sistema de cotas.

Qual a importância das políticas afirmativas nos processos seletivos?

As cotas, que compõem as políticas afirmativas da UTFPR, garantem que 50% das vagas oferecidas sejam destinadas às pessoas que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e são aplicadas em todos os processos seletivos, exceto o PSS. Elas se dividem em sete categorias distintas:

  • Categoria LB_PPI: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  •  Categoria LB_Q: candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Categoria LB_PCD: candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Categoria LB_EP: candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Categoria LI_PPI: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Categoria LI_PCD: candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Categoria LI_EP: candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Essas políticas têm o objetivo de assegurar que a possibilidade a um ensino superior gratuito e de qualidade seja acessível para todos os brasileiros e assim diminuir a desigualdade de oportunidades.

Reopção, transferência e aproveitamento: opções para quem já está na universidade

Essas ações são dedicadas às pessoas que já estão cursando a universidade e queiram se transferir de curso, interna ou externamente. Na UTFPR, a reopção é um processo voltado a alunos da própria universidade que querem mudar de curso; a transferência é relacionada a estudantes de outras instituições; e o aproveitamento é oferecido para aqueles que já concluíram a graduação e desejam continuar seus estudos dentro da UTFPR.

Atualmente, essas formas de entrada na UTFPR estão em processo de reestruturação.

Para saber mais sobre reopção, transferência e aproveitamento, acompanhe a área do portal institucional dedicada ao tema.

Venha estudar na UTFPR!

Agora que os processos seletivos disponíveis na UTFPR já foram explicados, basta escolher qual se adequa mais às suas necessidades e garantir sua vaga em uma universidade federal reconhecida nacionalmente pela sua excelência em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Na página destinada a quem deseja ingressar na nossa universidade, você poderá conferir as novidades e atualizações sobre os processos seletivos, editais e suas etapas. Também poderá conhecer os mais de 100 cursos de graduação ofertados. Não perca essas oportunidades de conquistar o sonho do diploma de nível superior e transformar a sua vida.

Reportar erro