Página Inicial
/
Atuação

Atuação

Publicado 12/6/2017, 3:08:18 PM, última modificação 10/17/2022, 5:13:10 AM
Entenda mais sobre o perfil do egresso e as áreas de atuação de um profissional de Comunicação Organizacional!

Imaginamos que nosso egresso será: “Um profissional com autonomia intelectual para compreender as organizações em seu caráter social, cultural, político e econômico, capaz de propor e desenvolver soluções de comunicação para contextos variados, sendo habilitado para a elaboração de diferentes meios e produtos de comunicação e gestão de políticas de comunicação aos quais eles estejam integrados”. 

Compreender autonomia intelectual desse modo significa que entendemos que o estudante é capaz de:

  • Desenvolver uma compreensão ampla sobre as organizações em diferentes aspectos relativos à sua presença na sociedade, isso inclui a presença sociocultural que as envolvem, em especial no aspecto de sua organização interna e externa, relacionados ao momento histórico e a sua participação na sociedade;
  • Considerar também os aspectos político-econômicos, que referem-se ao seu estabelecimento e relação com outras organizações e setores, tanto do Estado quanto da iniciativa privada ou do terceiro setor, bem como o seu ambiente de negócios. 

Podemos afirmar, então, que o primeiro passo da nossa matriz é possibilitar que o estudante:

  • Tenha “autonomia intelectual”;
  • Compreenda as organizações “em seu caráter socio-cultural e político-econômico”;
  • Desenvolva soluções de comunicação para contextos variados, sendo habilitado para a elaboração de diferentes meios e produtos de comunicação e gestão de políticas de comunicação aos quais eles estejam integrados”. 

Este último aspecto se refere à habilidade técnica de compreensão dos instrumentos e linguagens de comunicação que, associados aos aspectos anteriores, completaria a formação do profissional de comunicação organizacional. Além disso, infere-se a capacidade de gestão desses instrumentos quando voltados ao estabelecimento de políticas de comunicação para as organizações.

Oferecemos ao estudante a compreensão e a capacidade de elaboração de produtos de comunicação, considerando que esses produtos podem ser elaborados e/ou veiculados em diferentes mídias e linguagens. Para construímos as e os melhores profissionais fizemos um exercício de análise combinatória de saberes sociais, comunicacionais e de produtos, mídias e linguagens de comunicação organizacional e constatamos que o resultado é excelente.

.

.

.

Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC)

Câmpus Curitiba - Sede Centro
Av. Sete de Setembro, 3165 – Bloco E – 1º Andar
Curitiba - PR
Telefone: (41) 3310-4595

Coordenação

Coordenador do Curso
Prof. Dr. Guto Moliani
E-mail: comorg-ct@utfpr.edu.br
Telefone: (41) 3310-4595

Professores responsáveis