Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 11/9/2018, 3:45:58 PM

Sobre o Curso

A Agronomia se caracteriza pela formação generalista e básica para as Ciências Agrárias. O Curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena atende as demandas de ensino, pesquisa e extensão gratuita, pública federal e de qualidade da região geográfica intermediária de Cascavel, que abrange 100 municípios. Em especial, são atendidos os municípios das regiões geográficas imediatas de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon, totalizando 50 municípios. A região geográfica em que o Curso se encontra é aquela na qual melhor se visualiza o processo de desenvolvimento tecnológico na produção agropecuária. 

Isso se dá em função da constituição dos segmentos industriais, principalmente em relação ao setor primário e através de organizações de cooperativas. Mais de dois terços das terras da região possuem elevada aptidão à agricultura, apresentando terrenos planos ou levemente ondulados, com predominância de solos com elevada capacidade de armazenamento de água e propriedades físicas que facilitam o uso de máquinas e implementos agrícolas. Diante das condições favoráveis de clima, topografia e solo, a atividade agropecuária, especialmente a produção de soja, milho, trigo, avicultura, bovinocultura, suinocultura e piscicultura, ocupa grande parte do mercado regional, contribuindo para a economia nacional.

O Curso tem como finalidade a formação do profissional baseado nos princípios éticos, sociais, culturais, políticos e ambientais, que através de uma visão crítica e global, possa atuar modificando a realidade agrícola tornando-a sustentável. Para tanto, o Curso busca, dentro de uma visão humanista, atender as demandas da sociedade, com relação a seus problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, enfocando o uso racional dos recursos disponíveis, dirimindo conflitos, conservando o equilíbrio do ambiente e adaptando-se crítica e criativamente a novas situações, observando sobretudo, as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades.

Com base neste contexto, a UTFPR estruturou o Curso de Agronomia, que oferecerá uma formação ampla e diversificada, dentro da grande área das Ciências Agrárias, que inclui as áreas básicas ciências biológicas, química, física, matemática, estatística, ciência da computação, educação em engenharia e geociências que, visam proporcionar melhores condições para as práticas. Também engloba áreas mais aplicadas, as de cunho profissionalizante, tais como ciência do solo, engenharia agrícola, fitossanidade, fitotecnia, zootecnia, tecnologia de alimentos, extensão rural, gestão e planejamento.

Perfil do egresso

O curso de Agronomia visa formar profissionais capazes de desenvolver sistemas sustentáveis de produção agropecuária de maneira ética e legal. Tais profissionais se caracterizam por empreender soluções tecnológicas e criativas nos agronegócios, respeitando particularidades ambientais, socioeconômicas e culturais. Poderão atuar de maneira sistêmica em todos os segmentos dos sistemas produtivos da agricultura, sendo capazes de:

  • Gerenciar equipes, projetos e processos em diferentes contextos dos agronegócios.

  • Promover o desenvolvimento agropecuário regional e suas potencialidades.

  • Propor soluções tecnológicas para os arranjos produtivos agropecuários.

Organização Curricular

O currículo do Curso de Agronomia está organizado de modo inovador e estrategicamente orientado à aprendizagem significativa dos conhecimentos necessários para habilitar o egresso a atuação profissional cidadã. Isso se dará ao longo de dez períodos letivos, contendo atividades teóricas e práticas, obrigatórias e optativas, presenciais e semipresenciais. Os conteúdos do Curso são divididos em áreas do conhecimento das Engenharias, Agronomia e Humanidades, as quais cobrem conteúdos básicos e profissionalizantes. Os conteúdos profissionalizantes podem ser subdivididos em essenciais, que correspondem às disciplinas obrigatórias, e específicos, que correspondem às unidades curriculares optativas, as atividades complementares, as atividades de extensão e ao trabalho de conclusão do curso.

Atuação profissional

De acordo com a Lei nº 5.194/1966 que regula o exercício da profissão de Engenheiro Agrônomo, o profissional formado em Agronomia pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de economia mista e privada;
    2. ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária;
    3. estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;
    4. ensino, pesquisas, experimentação e ensaios;
    5. fiscalização de obras e serviços técnicos;
    6. direção de obras e serviços técnicos;
    7. execução de obras e serviços técnicos;
    8. produção técnica especializada, industrial ou agro-pecuária.

Ficha resumida do curso

Turno: Integral diurno
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4.240 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Engenheiro(a) Agrônomo(a)
Início das Atividades: 2º semestre/2018

Autorização e Reconhecimento

Autorização: Resolução nº 13/2018 - COGEP
Código e-MEC: 1443199
Nota do Mec: 5