Você está aqui: Página Inicial > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por admin publicado 09/11/2018 14h45, última modificação 08/06/2021 21h02

Sobre o Curso

A Mesorregião Oeste do Paraná possui longa tradição agrícola e pecuária. Além disso, é parte de um contexto energético e ambiental de fundamental importância para o Brasil e países vizinhos, principalmente o Paraguai, a Argentina, e o Uruguai. Isso tem produzido forte demanda por profissionais com sólido conhecimento técnico-científico e profunda responsabilidade social e ambiental. O curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena visa contribuir para suprir essa demanda regional.

O objetivo do curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena é formar Engenheiros Agrônomos capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Engenheiros Agrônomos com perfil inovador e dispostos a aprender constantemente; capazes de acompanhar evoluções e adaptar soluções às necessidades regionais; com espírito de trabalho em equipe e ação de liderança; Engenheiros Agrônomos que levem em conta os diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, de forma a torná-los mais produtivos e, ao mesmo tempo, ambientalmente sustentáveis.

Para alcançar seu objetivo, o curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades abrangem todas as grandes áreas do conhecimento da Agronomia. Elas estão distribuídas em disciplinas básicas e profissionalizantes essenciais e específicas, e um estágio curricular obrigatório, totalizando mais de quatro mil horas (dez semestres letivos) de atividades teóricas e práticas.

 

Atuação

De acordo com a Lei nº 5.194/1966 que regula o exercício da profissão de Engenheiro Agrônomo, o profissional formado em Agronomia pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de economia mista e privada;
    2. ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária;
    3. estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;
    4. ensino, pesquisas, experimentação e ensaios;
    5. fiscalização de obras e serviços técnicos;
    6. direção de obras e serviços técnicos;
    7. execução de obras e serviços técnicos;
    8. produção técnica especializada, industrial ou agro-pecuária.

 

Ficha resumida do curso

Turno: Integral diurno
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4.240 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Engenheiro(a) Agrônomo(a)
Início das Atividades: 2º semestre/2018

Autorização e Reconhecimento

Autorização: Resolução nº 13/2018 - COGEP
Código e-MEC: 1443199
Reconhecimento: Aguardando reconhecimento