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Procedimentos Acadêmicos

Procedimentos Acadêmicos

Publicado 9/10/2024, 2:19:09 PM, última modificação 4/30/2025, 2:49:56 PM

Normas gerais e procedimentos a serem observados por Discentes e Docentes

SOLICITAÇÃO

RESPONSÁVEL

PASSO A PASSO

AGENDAMENTO DE DEFESA (MESTRADO/ DOUTORADO) e QUALIFICAÇÃO

DISCENTE

A solicitação de defesa do exame de qualificação, dissertação ou tese, ocorre através do portal do aluno ( Tutorial para agendamento de qualificação e defesa ).
Obs: No caso de defesa de dissertação ou tese, verificar os requisitos para solicitalção no  
checklist .

Cadastro de membros externos: Enviar e-mail para a Secretaria informando os dados dos membros externos para cadastro e atualização de dados no Sistema Acadêmico (usar o Formulário para o cadastro de membro externo de banca).


Roteiro para realização de defesas

ENTREGA DA VERSÃO FINAL

DISCENTE

1- Seguir o passo a passo disponibilizado no checklist para conclusão do mestrado ou doutorado.

2- Entregar ao orientador, visando registro no Sistema Acadêmico para alimentar o Repositório Institucional (RIUT), em conformidade com o trâmite indicado em Tutorial disponibilizado pela PROPPG.

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO CURSO

DISCENTE

Solicitar diretamente no DERAC.

OBS: O DERAC só estará apto a emitir a declaração de conclusão após pedido de diplomação por parte da secretaria.

VALIDAÇÃO DE CRÉDITOS

DISCENTE

Validação de créditos referentes a disciplinas cursadas em outras instituições, publicação de artigos e demais categorias especificadas no regulamento do programa.

1- Preencher o a ficha de requerimentos.

2- Anexar a documentação comprobatória necessária.

3- Coletar assinatura e carimbo do(a) professor(a) orientador(a).

4- Entregar a ficha de requerimento preenchida e devidamente assinada na secretaria do programa.

VALIDAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA

DISCENTE

Seguir os seguintes passos:
1- Preencher o formulário.

2- Anexar a documentação comprobatória necessária, de acordo com a Instrução Normativa 02/2019 PROPPG, Resolução 01/2010 do PPGEC. e Resolução 01/2016 do PPGEC.

3- Coletar assinatura do(a) professor(a) orientador(a).

4- Entregar a ficha de requerimento preenchida, devidamente assinada e comprovantes na secretaria do programa

AUXÍLIO FINANCEIRO PARA EVENTOS

DISCENTE

1- Preencher digitalmente o formulário de solicitação de viagem, marcando a opção “auxílio financeiro estudantil”. Destacar o valor total solicitado e discriminar a previsão de despesas em inscrição, deslocamentos e estadia.

2- Salvar todos os documentos necessários em PDF/A (para converter o PDF em PDF/A acesse http://pdfa.bu.ufsc.br/).

3- Encaminhar o formulário de solicitação de viagem e os para a secretaria do Programa.

REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

DISCENTE

1- Durante o período de matrículas, acessar o Portal do Aluno.

2- Selecionar as disciplinas que gostaria de cursar.

3- Aguardar homologação da matrícula pelo(a) orientador(a) e pela coordenação.

OBS: Apenas após todas essas etapas será possível obter declaração de matrícula pelo próprio sistema acadêmico.

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

ORIENTADOR (A)/ COORDENAÇÃO

O sistema não gera uma janela de confirmação de requerimento de matrícula, mas isso não significa que a matrícula não foi feita.

A confirmação acontecerá apenas após aprovação do Orientador e coordenação.

OBS: Caso o sistema já esteja fechado, entre em contato com o/a orientador/a ou com a coordenação.

CANDELAMENTO DE DISCIPLINA

DISCENTE

1- Verificar o período permitido para cancelamento de disciplinas.

2- Preencher o  formulário de requerimentos do DERAC.

3- Entregar o formulário preenchido na secretaria do PPGEC.

4- A coordenação avalia o pedido e encaminha o parecer ao DERAC.

PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA

DISCENTE

1- Preencher a ficha de requerimentos anexando uma justificativa para o pedido, além de provável data de defesa.

2- Coletar assinatura e carimbo do(a) professor(a) orientador(a).

3- Entregar a documentação na secretaria do programa.

MUDANÇA DE ORIENTADOR OU INCLUSÃO DE COORIENTADOR

DISCENTE

1- Preencher a ficha de requerimentos.

2- Coletar assinatura dos professores.

3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria

TRANCAMENTO DE CURSO

DISCENTE

1- Preencher a ficha de requerimentos.

2- Coletar assinatura dos professores.

3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria

DESLIGAMENTO DE CURSO

DISCENTE

1- Preencher a ficha de requerimentos.

2- Coletar assinatura dos professores.

3- Entregar a ficha de requerimentos na secretaria

   

Outros formulários, modelos e fichas

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