DIMENSÃO 03 - INFRAESTRUTURA
Dimensão 03
>>> DIMENSÃO 03 <<< |
Acesso a indicadores específicos do PPC
Indicador 3.1. ESPAÇO DE TRABALHO DA DOCENTES DE TEMPO INTEGRAL
Indicador 3.2. ESPAÇO DE TRABALHO PARA O COORDENADOR
Indicador 3.3. SALA COLETIVA DE PROFESSORES
Indicador 3.4. SALAS DE AULA
Indicador 3.5 ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
Indicador 3.6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA POR UNIDADE CURRICULAR (UC)
Indicador 3.7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR POR UNIDADE CURRICULAR (UC)
Indicador 3.8. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO BÁSICA
Indicador 3.9. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
*Indicador 3.10 LABORATÓRIOS DE ENSINO PARA A ÁREA DE SAÚDE
*Indicador 3.11 LABORATÓRIOS DE HABILIDADES
*Indicador 3.12 UNIDADES HOSPITALARES E COMPLEXO ASSISTENCIAL CONVENIADOS
*Indicador 3.13 BIOTÉRIOS
*Indicador 3.14 PROCESSO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
*Indicador 3.15 NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS: ATIVIDADES BÁSICAS E ARBITRAGEM, NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ATIVIDADES JURÍDICAS REAIS
Indicador 3.16 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)
*Indicador 3.17 COMITÊ DE ÉTICA NA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS (CEUA)
*Indicador 3.18 AMBIENTES PROFISSIONAIS VINCULADOS AO CURSO
*Indicadores com link desabilitadas: Não são aplicáveis neste curso!
Indicador 3.1. ESPAÇO DE TRABALHO DA DOCENTES DE TEMPO INTEGRAL
Os espaços de trabalho para docentes em Tempo Integral viabilizam ações acadêmicas, como planejamento didático-pedagógico, atendem às necessidades institucionais, possuem recursos de tecnologias da informação e comunicação apropriados, garantem privacidade para uso dos recursos, para o atendimento a discentes e orientandos, e para a guarda de material e equipamentos pessoais, com segurança.
Conforme item 10.6 do PPC, o Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELE) disponibiliza 12 salas para uso individual pelos docentes, 5 salas compartilhadas por 2 docentes e uma sala de uso geral para todos os servidores do departamento (impressora, arquivo físico e equipamentos da rede de dados); e uma sala de reuniões. As salas dos professores possuem chave, estrutura de rede lógica e wi-fi, telefone, armário privativo individual e algumas salas possuem computadores e monitores, arantindo ações acadêmicas, como planejamento didático-pedagógico e o atendimento privativo de alunos e orientandos.
A sala de reuniões possui mesa, cadeiras, projetor multimídia, máquina de café e sofá, funcionando, também, como um espaço de lazer e descanso. Neste ambiente são realizadas reuniões (15 pessoas), atendimento a grupo de discentes e confraternizações.
O departamento também possui acesso através de fechadura digital.
TOPO!
Indicador 3.2. ESPAÇO DE TRABALHO PARA O COORDENADOR
O espaço de trabalho para o coordenador viabiliza as ações acadêmicoadministrativas, possui equipamentos adequados, atende às necessidades institucionais, permite o atendimento de indivíduos ou grupos com privacidade e dispõe de infraestrutura tecnológica diferenciada, que possibilita formas distintas de trabalho.
O departamento acadêmico disponibiliza uma sala específica para as atividades de coordenação de curso. Nesta sala há estrutura de rede lógica, wi-fi, telefone, computador, monitores, impressora, webcam e fones de ouvido para o atendimento ao aluno e grupo de alunos com privacidade. Na recepção do departamento há um espaço de trabalho para atendimento, e serviços de apoio administrativo à coordenação.
TOPO!
Indicador 3.3. SALA COLETIVA DE PROFESSORES
A sala coletiva de professores viabiliza o trabalho docente, possui recursos de tecnologias da informação e comunicação apropriados para o quantitativo de docentes, permite o descanso e atividades de lazer e integração e dispõe de apoio técnico-administrativo próprio e espaço para a guarda de equipamentos e materiais.
O DAELE disponibiliza uma sala de uso geral. Neste ambiente são realizadas reuniões (15 pessoas), atendimento a grupo de discentes e confraternizações. A sala de reuniões possui mesa, cadeiras, projetor multimídia, armário, máquina de café e sofá, funcionando, também, como um espaço de lazer e descanso.
TOPO!
Indicador 3.4. SALAS DE AULA
As salas de aulaatendemàs necessidades institucionais e do curso,apresentando manutenção periódica, conforto, disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, flexibilidade relacionada às configurações espaciais, oportunizando distintas situações de ensino-aprendizagem, e possuem outros recursos cuja utilização é comprovadamente exitosa.
Ao todo, o câmpus possui 5 salas de aula de 30 lugares, 44 salas de aula de 44 lugares, 4 salas de aula com 70 lugares e 2 salas de aula com 66 lugares, todas equipadas com projetores multimídia e quadros, destinadas às aulas teóricas. Também os docentes utilizam mesas digitalizadoras em suas aulas, facilitando a exposição de certos conteúdos. As salas de aula possuem carteiras fáceis de locomoção, possibilitando flexibilidade de configuração para diversas metodologias de ensino e aprendizagem. Em todas as salas há Wi-fi. As salas possuem manutenção periódica e qualquer necessário reparo é possível abrir um chamado na plataforma de serviços do campus e prontamente a equipe realiza o conserto/manutenção/troca.
TOPO!
Indicador 3.5 ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
O laboratório de informática, ou outro meio de acesso a equipamentos de informática pelos discentes, atende às necessidades institucionais e do curso em relação à disponibilidade de equipamentos, ao conforto, à estabilidade e velocidade de acesso à internet, à rede sem fio e à adequação do espaço físico, possui hardware e software atualizados e passa por avaliação periódica de sua adequação, qualidade e pertinência.
Os discentes vinculados ao DAELE possuem os laboratórios: Sistemas Microprocessados (com 20 computadores) e Eletrônica Auxiliada por Computador (com 20 computadores). Estes podem ser utilizados quando não há aula e mediante autorização, sendo o acesso viabilizado pelo técnico de laboratório.
Também é disponibilizado 10 computadores na biblioteca e o Departamento de Informática disponibiliza 9 computadores em 1 laboratório. Estes equipamentos são utilizados por todos os discentes do Campus, mediante agendamento.
Em todos os laboratórios há o acesso à rede sem fio e também à estrutura cabeada, garantindo melhor velocidade. Os hardwares e softwares sofrem constantes atualizações e manutenção. Recentemente os computadores do Laboratórios de Sistemas Microprocessados e Eletrônica Auxiliada por Computador passaram por processo de upgrade recebendo SSDs e memórias e novos monitores, bem como, atualizações no sistema operacional.
TOPO!
Indicador 3.6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA POR UNIDADE CURRICULAR (UC)
O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IeS.
O acervo da bibliografia básica é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC.
Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo NDE, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.
Nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IeS, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.
O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo administrado nas UC.
O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
Cada disciplina deve ter indicação de no mínimo 3 bibliografias básicas disponíveis no acervo UTFPR. As bibliografias são citadas nos planos de ensino, e revisadas periodicamente para verificar se atendem a demanda do curso. No PPC, no item 10.2 é descrito o funcionamento do acervo digital e físico da UTFPR. Na página da UTFPR estão disponibilizados tanto os planos de ensino de cada disciplina ofertada do curso, bem como as bibliografias de cada uma delas: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/ponta-grossa/pg-engenharia-eletrica/matriz-e-docentes
A biblioteca, com acervo técnico especializado, oferece apoio a essas atividades. No ano de 2019, além do acervo físico, a UTFPR passou a oferecer acervo digital, aumentando significativamente a disponibilidade de obras. Existe, então, um serviço de biblioteca virtual, denominado Busca integrada BIBLIOTEC, com acesso ao acervo bibliográfico físico de todo o sistema de bibliotecas da UTFPR, ao catálogo de livros eletrônicos da EBSCO e aos repositórios institucionais. Os repositórios institucionais são bases de dados que armazenam todas as produções bibliográficas geradas no âmbito da UTFPR, tais como TCCs, Monografias, Dissertações e Teses, bem como materiais usados para fins didáticos, como livros, apostilas e vídeos instrucionais.
Os ementários das disciplinas do curso de Engenharia Elétrica campus Ponta Grossa abrangem uma gama muito grande de referencial bibliográfico e artigos científicos fazendo com que o(a) docente sempre atualize seu material de aula, além disso a UTFPR oferece muitos recursos para que os(as) docentes tenham acesso a gama de opções de materiais didáticos. A plataforma reúne em seus resultados, por exemplo:
- Base de dados: coleção acadêmica de e-books (EBSCO), Minha Biblioteca, normas técnicas - GedWeb, base do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Periódicos CAPES;
- Portal de Informação (PIAA): Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), Porta de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI), Repositório de outras coleções abertas (ROCA) e Repositório Institucional da UFTPR (RIUT); e,
- Roteiro de utilização de laboratórios e roteiro de experimentos práticos.
Assim, a BIBLIOTEC, permite que os alunos possam acessar milhares de livros e artigos científico por meio de qualquer conexão com a internet. Com esta ferramenta, os estudantes podem acessar em seus computadores e celulares, ou nas máquinas disponibilizadas no ambiente físico da biblioteca, qualquer material do acervo, que conta com mais de 180 mil e-books, 45 mil periódicos, 8 mil livros digitais e 17 mil normas técnicas. Além disso, a busca integrada inclui obras de outros portais e repositórios próprios da universidade, conforme descrito.
O serviço de busca é dividido em quatro abas, cada uma feita para pesquisar por títulos em diferentes partes do acervo total da biblioteca. Ao usar a aba Busca Integrada, a busca será feita em todo o acervo, sem segmentação. A aba Bases de Dados é feita para quando o aluno desejar consultar apenas o material digital, enquanto a aba Acervo Físico (Pergamum) é para consultar apenas os títulos físicos. Há também como optar pela aba Portal de Informação para acessar obras da produção científica e acadêmica da própria UTFPR: https://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/bibliotec
TOPO!
Indicador 3.7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR POR UNIDADE CURRICULAR (UC)
O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IeS.
O acervo da bibliografia complementar é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC.
Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo NDE, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia complementar da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.
Nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IeS, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.
O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que complementam o conteúdo administrado nas UC.
O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
Cada disciplina deve ter indicação de no mínimo 5 bibliografias complementares disponíveis no acervo UTFPR. As bibliografias são citadas nos planos de ensino, e revisadas periodicamente para verificar se atendem a demanda do curso. No PPC, no item 10.2 é descrito o funcionamento do acervo digital e físico da UTFPR. Na página da UTFPR estão disponibilizados tanto os planos de ensino de cada disciplina ofertada do curso, bem como as bibliografias de cada uma delas: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/ponta-grossa/pg-engenharia-eletrica/matriz-e-docentes
A biblioteca, com acervo técnico especializado, oferece apoio a essas atividades. No ano de 2019, além do acervo físico, a UTFPR passou a oferecer acervo digital, aumentando significativamente a disponibilidade de obras. Existe, então, um serviço de biblioteca virtual, denominado Busca integrada BIBLIOTEC, com acesso ao acervo bibliográfico físico de todo o sistema de bibliotecas da UTFPR, ao catálogo de livros eletrônicos da EBSCO e aos repositórios institucionais. Os repositórios institucionais são bases de dados que armazenam todas as produções bibliográficas geradas no âmbito da UTFPR, tais como TCCs, Monografias, Dissertações e Teses, bem como materiais usados para fins didáticos, como livros, apostilas e vídeos instrucionais.
Os ementários das disciplinas do curso de Engenharia Elétrica campus Ponta Grossa abrangem uma gama muito grande de referencial bibliográfico e artigos científicos fazendo com que o(a) docente sempre atualize seu material de aula, além disso a UTFPR oferece muitos recursos para que os(as) docentes tenham acesso a gama de opções de materiais didáticos. A plataforma reúne em seus resultados, por exemplo:
Base de dados: coleção acadêmica de e-books (EBSCO), Minha Biblioteca, normas técnicas - GedWeb, base do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Periódicos CAPES;
Portal de Informação (PIAA): Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), Porta de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI), Repositório de outras coleções abertas (ROCA) e Repositório Institucional da UFTPR (RIUT);
Roteiro de utilização de laboratórios e roteiro de experimentos práticos;
Assim, a BIBLIOTEC, permite que os alunos possam acessar milhares de livros e artigos científico por meio de qualquer conexão com a internet. Com esta ferramenta, os estudantes podem acessar em seus computadores e celulares, ou nas máquinas disponibilizadas no ambiente físico da biblioteca, qualquer material do acervo, que conta com mais de 180 mil e-books, 45 mil periódicos, 8 mil livros digitais e 17 mil normas técnicas. Além disso, a busca integrada inclui obras de outros portais e repositórios próprios da universidade, conforme descrito.
O serviço de busca é dividido em quatro abas, cada uma feita para pesquisar por títulos em diferentes partes do acervo total da biblioteca. Ao usar a aba Busca Integrada, a busca será feita em todo o acervo, sem segmentação. A aba Bases de Dados é feita para quando o aluno desejar consultar apenas o material digital, enquanto a aba Acervo Físico (Pergamum) é para consultar apenas os títulos físicos. Há também como optar pela aba Portal de Informação para acessar obras da produção científica e acadêmica da própria UTFPR: https://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/bibliotec
TOPO!
Indicador 3.8. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO BÁSICA
Os laboratórios didáticos atendem às necessidades do curso, de acordo com o PPC e com as respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança, apresentam conforto, manutenção periódica, serviços de apoio técnico e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, e possuem quantidade de insumos, materiais e equipamentos condizentes com os espaços físicos e o número de vagas, havendo, ainda, avaliação periódica quanto às demandas, aos serviços prestados e à qualidade dos laboratórios, sendo os resultados utilizados pela gestão acadêmica para planejar o incremento da qualidade do atendimento, da demanda existente e futura e das aulas ministradas.
Além dos laboratórios específicos, os acadêmicos do curso frequentam laboratórios de ensino e aprendizagem em áreas básicas, conforme listado a seguir (item 10.7 do PPC):
- Laboratório de Física 1 (cinemática e dinâmica)
- Laboratório de Física 2 (calorimetria, óptica geométrica e ondulatória)
- Laboratório de Física 3 (eletricidade e magnetismo)
- Laboratório de Física 4 e Instrumentação (óptica física, física moderna, instrumentação para o ensino de física)
- Laboratório de Química Geral
DESCRIÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE FORMAÇÃO BÁSICA
TOPO!
Indicador 3.9. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Os laboratórios didáticos atendem às necessidades do curso, de acordo com o PPC e com as respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança, apresentam conforto, manutenção periódica, serviços de apoio técnico e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, e possuem quantidade de insumos, materiais e equipamentos condizentes com os espaços físicos e o número de vagas, havendo, ainda, avaliação periódica quanto às demandas, aos serviços prestados e à qualidade dos laboratórios, sendo os resultados utilizados pela gestão acadêmica para planejar o incremento da qualidade do atendimento, da demanda existente e futura e das aulas ministradas.
O Curso de Engenharia Elétrica conta com 17 laboratórios para o desenvolvimento de atividades práticas, sendo eles (item 10.7 do PPC):
- Laboratório de Inteligência Computacional e Controle Avançado
- Laboratório de Automação da Manufatura e Robótica
- Laboratório de Sinais e Biomédica
- Laboratório de Informática Industrial
- Laboratório de Supervisão e Controle de Processos
- Laboratório de Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas
- Laboratório de Acionamentos Eletroeletrônicos e Eletricidade Industrial
- Laboratório de Energia Eólica
- Laboratório de Eletrônica Auxiliada por Computador
- Laboratório de Eletrônica
- Laboratório de Sistemas e Comunicações
- Laboratório de Sistemas Microprocessados
- Laboratório de Sistemas Digitais
- Laboratório de Energia Solar
- Laboratório de Processamento de Energia
- Centro de Instrumentação em Engenharia Biomédica e Esportiva (CIEBE)
- Centro de Pesquisas em Engenharia Elétrica
>>> LINK: IMAGENS E DESCRIÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA <<<
TOPO!
*Indicador 3.10 LABORATÓRIOS DE ENSINO PARA A ÁREA DE SAÚDE
*Indicador 3.11 LABORATÓRIOS DE HABILIDADES
*Indicador 3.12 UNIDADES HOSPITALARES E COMPLEXO ASSISTENCIAL CONVENIADOS
*Indicador 3.13 BIOTÉRIOS
*Indicador 3.14 PROCESSO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
*Indicador 3.15 NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS: ATIVIDADES BÁSICAS E ARBITRAGEM, NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ATIVIDADES JURÍDICAS REAIS
Indicador 3.16 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)
Todo projeto de pesquisa envolvendo seres humanos precisa ser avaliado pela Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UTFPR, de acordo com as as resoluções do Conselho Nacional de Saúde que compõem o funcionamento do CEP: 466/2012 e a 510/2016.
O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, tendo por objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Resoluções 466/12 e 510/16).
O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos- CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS no. 466/12, no. 510/16 e complementares), diretrizes essas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa. O CEP/UTFPR está registrado sob o Ofício Circular no. 108/2016/CONEP/CNS/MS e a Carta de Renovação nº 15/2020-CONEP/SECNS/MS.
O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve seu regulamento aprovado pelo Conselho Universitário (COUNI) em outubro de 2019.
A primeira eleição para constituição dos membros representativos das diversas áreas do conhecimento que compõem a UTFPR ocorreu em junho de 2011.
No dia 29 de dezembro de 2011, o CEP/UTFPR obteve seu credenciamento junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde.
Desde março de 2012, o CEP/UTFPR vem se reunindo regularmente para avaliar e acompanhar os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos na UTFPR.
Assim sendo, projetos do curso de Engenharia Elétrica que envolvem seres humanos são avaliados e acompanhados pelo CEP/UTFPR.
Atualmente existem 3 CEPS na UTFPR: Curitiba , Medianeira e Dois Vizinhos , e atendem instituições de fora da UTFPR. O pesquisador pode enviar para análise em qualquer um destes três campus. Nosso campus UTFPR/ Ponta Grossa possui representantes no CEP Curitiba que prestam assessoria e orientação aos pesquisadores do curso.
Exemplos de projetos conduzidos ao CEP/UTFPR relacionados ao curso estão as pesquisas do Prof. Sérgio Stevan, que envolviam testes com seres humanos em sensores para área automotiva. O teste era dirigir o carro com os sensores em uma pista pré-determinada.
TOPO!
*Indicador 3.17 COMITÊ DE ÉTICA NA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS (CEUA)