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Dimensão 03 - Infraestrutura

Dimensão 03 - Infraestrutura

Publicado 2/25/2023, 3:45:24 PM, última modificação 3/21/2023, 4:53:15 PM
Acesso a indicadores específicos do PPC - itens 18.

Dimensão 03

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Acesso a indicadores específicos do PPC

Indicador 3.1. ESPAÇO DE TRABALHO DA DOCENTES DE TEMPO INTEGRAL

Indicador 3.2. ESPAÇO DE TRABALHO PARA O COORDENADOR

Indicador 3.3. SALA COLETIVA DE PROFESSORES

Indicador 3.4. SALAS DE AULA

Indicador 3.5 ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Indicador 3.6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA POR UNIDADE CURRICULAR (UC)

Indicador 3.7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR POR UNIDADE CURRICULAR (UC)

Indicador 3.8. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO BÁSICA

Indicador 3.9. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA

*Indicador 3.10 LABORATÓRIOS DE ENSINO PARA A ÁREA DE SAÚDE

*Indicador 3.11 LABORATÓRIOS DE HABILIDADES

*Indicador 3.12 UNIDADES HOSPITALARES E COMPLEXO ASSISTENCIAL CONVENIADOS

*Indicador 3.13 BIOTÉRIOS

*Indicador 3.14 PROCESSO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

*Indicador 3.15 NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS: ATIVIDADES BÁSICAS E ARBITRAGEM, NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ATIVIDADES JURÍDICAS REAIS

Indicador 3.16 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)

*Indicador 3.17 COMITÊ DE ÉTICA NA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS (CEUA)

*Indicador 3.18 AMBIENTES PROFISSIONAIS VINCULADOS AO CURSO

*Indicadores com link desabilitado: Não são aplicáveis neste curso (NSA).

Indicador 3.1. ESPAÇO DE TRABALHO DA DOCENTES DE TEMPO INTEGRAL

Conforme seção 10.6 do PPC, o Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELE), departamento responsável pela oferta do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, disponibiliza 12 salas para uso individual pelos docentes, 5 salas compartilhadas por 2 docentes e uma sala de uso geral para todos os servidores do departamento (impressora, arquivo físico e equipamentos da rede de dados); e uma sala de reuniões.

As salas individuais dos professores possuem chave, estrutura de rede lógica e wi-fi, telefone, armário privativo individual e algumas salas possuem computadores e monitores, garantindo ações acadêmicas, como planejamento didático-pedagógico e o atendimento privativo de alunos e orientandos.

A sala de reuniões possui mesa, cadeiras, projetor multimídia, máquina de café e sofá, funcionando também como um espaço de lazer e descanso. Neste ambiente são realizadas reuniões (15 pessoas), atendimento a alunos e grupo de alunos e confraternizações.

O acesso ao campus Ponta Grossa da UTFPR, é realizado através de uma portaria com segurança 24 horas. Já o acesso ao DAELE é realizado por uma porta com fechadura digital e leitura biométrica.

TOPO!

Indicador 3.2. ESPAÇO DE TRABALHO PARA O COORDENADOR

O DAELE disponibiliza uma sala específica para as atividades de coordenação de curso. Esta sala possui chave, estrutura de rede lógica, wi-fi, telefone, computador, monitor, impressora, webcam e fones de ouvido para o atendimento aos professores, ao aluno ou grupo de alunos com privacidade. Na recepção do departamento há um espaço de trabalho para atendimento, e serviços de apoio administrativo à coordenação.

TOPO!

Indicador 3.3. SALA COLETIVA DE PROFESSORES

NSA para IES que possui espaço de trabalho individual para todos os docentes do curso.


Embora este item não seja aplicável uma vez que o Departamento Acadêmico de Eletrônica - DAELE fornece espaço de trabalho individual para todos os docentes, o DAELE também fornece uma sala de uso geral. Nesse ambiente são realizadas confraternizações, reuniões (15 pessoas), e atendimento a alunos e grupos de alunos. A sala de reunião possui mesas de reunião, cadeiras, projetor multimídia, armário, cafeteira e sofás, funcionando também como espaço de lazer e descanso.

O campus da UTFPR Ponta Grossa possui um refeitório geral com copa, no qual são rotineiramente realizadas reuniões e confraternizações entre todos os servidores do campus. O campus também possui o Centro de Convivência, onde são realizados eventos maiores.

Dentro do campus existe a Associação dos Servidores da UTFPR-PG (ASSUTEF - PG) que disponibiliza um Salão de Festas com churrasqueira, geladeiras, mesas, TV, som, sinuca, mesa de pingue-pongue e playground. A associação também promove cursos e atividades de lazer.

TOPO!

Indicador 3.4. SALAS DE AULA

NSA pra cursos a distância que não preveem atividades presenciais na sede.

Em resumo, para as aulas teóricas, o campus Ponta Grossa da UTFPR possui:

  • 5 salas de aula de 30 lugares;
  • 44 salas de aula de 44 lugares;
  • 4 salas de aula com 70 lugares e;
  • 2 salas de aula com 66 lugares.

Todas as salas de aula são equipadas com projetores multimídia, acesso à rede wi-fi, e quadros de vidro (em sua maioria) ou quadro de giz.

As salas de aula possuem carteiras não fixas que facilitam locomoção e possibilitam flexibilidade de configuração para diversas metodologias de ensino e aprendizagem.

As salas possuem manutenção e limpeza periódica e para qualquer reparo necessário é possível abrir um chamado no Sistema de Requisição de Serviços da UTFPR-PG (SRS) pelo site https://srs.pg.utfpr.edu.br/ , e prontamente uma equipe realiza o conserto, limpeza, manutenção ou substituição.

TOPO!

Indicador 3.5 ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Os alunos vinculados ao DAELE possuem acesso aos laboratórios:

  • Sistemas Microprocessados (com 15 computadores);
  • Eletrônica Auxiliada por Computador (com 20 computadores);
  • Informática Industrial (15 Computadores) e;
  • Automação da Manufatura (10 Computadores).
  • Sinais e Biomédica (10 Computadores)

Estes são utilizados durante as aulas e também e mediante autorização quando não há aula, sendo o acesso viabilizado pelo técnico de laboratório ou pelo docente responsável.

Também é disponibilizado 10 computadores na biblioteca e o Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) disponibiliza 9 computadores em 1 laboratório. Estes equipamentos são utilizados por todos os alunos do campus, mediante agendamento.

Em todos os laboratórios há o acesso à rede wi-fi e também à estrutura cabeada, garantindo melhor velocidade. Os hardwares e softwares sofrem constantes atualizações e manutenção através da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (COGETI). Para qualquer reparo necessário, é possível abrir um chamado no Sistema de Chamados da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Câmpus Ponta Grossa pelo site https://chamados.pg.utfpr.edu.br/ , e prontamente uma equipe realiza o conserto, limpeza, manutenção ou substituição.

Recentemente os computadores do Laboratórios de Sistemas Microprocessados e Eletrônica Auxiliada por Computador passaram por processo de upgrade recebendo SSDs e memórias e novos monitores, bem como, atualizações no sistema operacional.

TOPO!

Indicador 3.6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA POR UNIDADE CURRICULAR (UC)

Cada unidade curricular deve ter indicação de no mínimo 3 bibliografias básicas disponíveis no acervo UTFPR. As bibliografias são citadas nos planos de ensino, e revisadas periodicamente para verificar se atendem a demanda do curso. No PPC, na seção 10.5.2 é descrito o funcionamento do acervo digital e físico da UTFPR. Na página da UTFPR estão disponibilizados tanto os planos de ensino de cada unidade curricular ofertada do curso, bem como as bibliografias de cada uma delas: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/ponta-grossa/pg-tecnologia-em-automacao-industrial/matriz-e-docentes . A biblioteca, com acervo técnico especializado, oferece apoio a essas atividades.

No ano de 2019, além do acervo físico, a UTFPR passou a oferecer acervo digital, aumentando significativamente a disponibilidade de obras, o qual foi priorizado pelo curso devido às suas vantagens. Existe, então, um serviço de biblioteca virtual, denominado Busca integrada BIBLIOTEC, com acesso ao acervo bibliográfico físico de todo o sistema de bibliotecas da UTFPR, ao catálogo de livros eletrônicos da EBSCO e aos repositórios institucionais. Os repositórios institucionais são bases de dados que armazenam todas as produções bibliográficas geradas no âmbito da UTFPR, tais como TCCs, Monografias, Dissertações e Teses, bem como materiais usados para fins didáticos, como livros, apostilas e vídeos instrucionais.

Os ementários das unidades curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do campus Ponta Grossa da UTFPR abrangem uma gama muito grande de referencial bibliográfico e artigos científicos fazendo com que o docente sempre atualize seu material de aula, além disso a UTFPR oferece muitos recursos para que os docentes tenham acesso a gama de opções de materiais didáticos. A plataforma reúne em seus resultados, por exemplo:

Base de dados: coleção acadêmica de e-books (EBSCO), Minha Biblioteca, normas técnicas - GedWeb, base do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Periódicos CAPES;

Portal de Informação (PIAA): Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), Porta de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI), Repositório de outras coleções abertas (ROCA) e Repositório Institucional da UFTPR (RIUT);

Roteiro de utilização de laboratórios e roteiro de experimentos práticos.

Assim, a BIBLIOTEC, permite que os alunos possam acessar milhares de livros e artigos científicos por meio de qualquer conexão com a internet. Com esta ferramenta, os estudantes podem acessar em seus computadores e celulares, ou nas máquinas disponibilizadas no ambiente físico da biblioteca, qualquer material do acervo, que conta com mais de 180 mil e-books, 45 mil periódicos, 8 mil livros digitais e 17 mil normas técnicas.

Além disso, a busca integrada inclui obras de outros portais e repositórios próprios da universidade, conforme descrito. O serviço de busca é dividido em quatro abas, cada uma feita para pesquisar por títulos em diferentes partes do acervo total da biblioteca. Ao usar a aba Busca Integrada, a busca será feita em todo o acervo, sem segmentação. A aba Bases de Dados é feita para quando o aluno desejar consultar apenas o material digital, enquanto a aba Acervo Físico (Pergamum) é para consultar apenas os títulos físicos. Há também como optar pela aba Portal de Informação para acessar obras da produção científica e acadêmica da própria UTFPR: https://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/bibliotec .

O acesso ao Target GEDWeb, Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios, é realizado utilizando o e-mail institucional da UTFPR no site https://www.gedweb.com.br/home/ja-sou-usuario.asp. Por sua vez, o Target GEDWeb gerencia grandes acervos de normas e informações técnicas, como normas da ABNT E Mercosul. O Target GEDWeb rastreia e atualiza, diariamente e automaticamente (2x ao dia), centenas de milhares de regulamentações técnicas.

TOPO!

Indicador 3.7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR POR UNIDADE CURRICULAR (UC)

Cada unidade curricular deve ter indicação de no mínimo 5 bibliografias complementares disponíveis no acervo UTFPR. As bibliografias são citadas nos planos de ensino, e revisadas periodicamente para verificar se atendem a demanda do curso. No PPC, na seção 10.5.2 é descrito o funcionamento do acervo digital e físico da UTFPR. Na página da UTFPR estão disponibilizados tanto os planos de ensino de cada unidade curricular ofertada do curso, bem como as bibliografias de cada uma delas: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/ponta-grossa/pg-tecnologia-em-automacao-industrial/matriz-e-docentes .

A biblioteca, com acervo técnico especializado, oferece apoio a essas atividades. No ano de 2019, além do acervo físico, a UTFPR passou a oferecer acervo digital, aumentando significativamente a disponibilidade de obras, o qual foi priorizado pelo curso devido às suas vantagens. Existe, então, um serviço de biblioteca virtual, denominado Busca integrada BIBLIOTEC, com acesso ao acervo bibliográfico físico de todo o sistema de bibliotecas da UTFPR, ao catálogo de livros eletrônicos da EBSCO e aos repositórios institucionais. Os repositórios institucionais são bases de dados que armazenam todas as produções bibliográficas geradas no âmbito da UTFPR, tais como TCCs, Monografias, Dissertações e Teses, bem como materiais usados para fins didáticos, como livros, apostilas e vídeos instrucionais.

Os ementários das unidades curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do campus Ponta Grossa da UTFPR abrangem uma gama muito grande de referencial bibliográfico e artigos científicos fazendo com que o docente sempre atualize seu material de aula, além disso a UTFPR oferece muitos recursos para que os docentes tenham acesso a gama de opções de materiais didáticos. A plataforma reúne em seus resultados, por exemplo:

Base de dados: coleção acadêmica de e-books (EBSCO), Minha Biblioteca, normas técnicas - GedWeb, base do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Periódicos CAPES;

Portal de Informação (PIAA): Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), Porta de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI), Repositório de outras coleções abertas (ROCA) e Repositório Institucional da UFTPR (RIUT);

Roteiro de utilização de laboratórios e roteiro de experimentos práticos.

Assim, a BIBLIOTEC, permite que os alunos possam acessar milhares de livros e artigos científicos por meio de qualquer conexão com a internet. Com esta ferramenta, os estudantes podem acessar em seus computadores e celulares, ou nas máquinas disponibilizadas no ambiente físico da biblioteca, qualquer material do acervo, que conta com mais de 180 mil e-books, 45 mil periódicos, 8 mil livros digitais e 17 mil normas técnicas.

Além disso, a busca integrada inclui obras de outros portais e repositórios próprios da universidade, conforme descrito. O serviço de busca é dividido em quatro abas, cada uma feita para pesquisar por títulos em diferentes partes do acervo total da biblioteca. Ao usar a aba Busca Integrada, a busca será feita em todo o acervo, sem segmentação. A aba Bases de Dados é feita para quando o aluno desejar consultar apenas o material digital, enquanto a aba Acervo Físico (Pergamum) é para consultar apenas os títulos físicos. Há também como optar pela aba Portal de Informação para acessar obras da produção científica e acadêmica da própria UTFPR: https://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/bibliotec .

O acesso ao Target GEDWeb, Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios, é realizado utilizando o e-mail institucional da UTFPR no site https://www.gedweb.com.br/home/ja-sou-usuario.asp. Por sua vez, o Target GEDWeb gerencia grandes acervos de normas e informações técnicas, como normas da ABNT E Mercosul. O Target GEDWeb rastreia e atualiza, diariamente e automaticamente (2x ao dia), centenas de milhares de regulamentações técnicas.

TOPO!

Indicador 3.8. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO BÁSICA

Embora não seja comum no Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, visto que não há unidades curriculares da área básica no curso que exijam laboratório, os alunos podem frequentar laboratórios de ensino e aprendizagem nas áreas básicas, conforme listado a seguir:

TOPO!

Indicador 3.9. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA

O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial conta com 18 laboratórios para o desenvolvimento de atividades práticas, sendo eles (seção 10.6 do PPC):

O Laboratório de Sistemas Microprocessados e o Laboratório de Eletrônica Auxiliado por Computador são contemplados com projetores multimídia interativos. O DAELE conta ainda com um almoxarifado e um laboratório de prototipagem de circuitos eletrônicos.

Cada laboratório possui um professor responsável, designado pela chefia do departamento, e nomeado por portaria. Este professor é responsável por assegurar o correto funcionamento dos equipamentos do laboratório, bem como solicitar a manutenção dos componentes, aquisição, substituição e reparos, visando o bom andamento das aulas.

Os laboratórios e demais estruturas do curso recebem manutenção periódica, tanto pelo técnico de laboratório e estagiários, quanto pela equipe de limpeza e manutenção.

O DAELE conta com um técnico e um assistente de laboratório, responsáveis por elaborar rotinas de inspeção e manutenção nos equipamentos dos laboratórios específicos do curso, a fim de garantir o pleno funcionamento das estruturas. Já os laboratórios de formação básica possuem técnicos responsáveis pela manutenção, zelo e guarda dos equipamentos. O departamento de física é articulado com o DAELE, a fim de estabelecer as demandas e aquisições de equipamentos necessários, a fim de oferecer uma constante atualização.

Em 2022 o DAELE fez a aquisição de 4 novos equipamentos, sendo eles:

  • Sistema para estudo e medidas de fontes geradoras alternativas de energia elétrica, On/Offgrid, no valor de R$ 200.000,00;
  • Laboratório didático para estudo e treinamento multidisciplinar em telecomunicações com ênfase em modulações, demodulações, transmissão e processamento de sinais, no valor de R$69.440,00;
  • Um laboratório didático para estudo e treinamento em fábrica inteligente, no valor de R$414.673,34;
  • Uma carga eletrônica DC programável de 750W, até 500V de tensão e até 30A de corrente, no valor de R$38.330,00.

Assim, foi feita a reorganização dos laboratórios de Automação da Manufatura e Robótica, de Acionamentos Eletroeletrônicos e Eletricidade Industrial e o de Sistemas e Comunicações para receber estes itens.

TOPO!

*Indicador 3.10 LABORATÓRIOS DE ENSINO PARA A ÁREA DE SAÚDE

(NSA) Laboratórios de ensino para a área de saúde

Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC e nas DCN.

NSA para os demais cursos.

TOPO!

*Indicador 3.11 LABORATÓRIOS DE HABILIDADES

(NSA) Laboratórios de habilidades

Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC.

NSA para os demais cursos.

TOPO!

*Indicador 3.12 UNIDADES HOSPITALARES E COMPLEXO ASSISTENCIAL CONVENIADOS

(NSA) Unidades hospitalares e complexo assistencial conveniados

Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC.

NSA para os demais cursos.

TOPO!

*Indicador 3.13 BIOTÉRIOS

(NSA) Biotérios

Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC.

NSA para os demais cursos.

TOPO!

*Indicador 3.14 PROCESSO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

(NSA) Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística)

NSA para cursos presenciais que não contemplam material didático no PPC.

TOPO!

*Indicador 3.15 NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS: ATIVIDADES BÁSICAS E ARBITRAGEM, NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ATIVIDADES JURÍDICAS REAIS

(NSA) Núcleo de práticas jurídicas: atividades básicas e arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais

Obrigatório para Cursos de Direito, desde que contemplado no PPC.

NSA para os demais cursos.

TOPO!

Indicador 3.16 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)

Obrigatório para todos os cursos que contemplem, no PPC, a realização de pesquisa envolvendo seres humanos.

Apesar de não ser comum no Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, todo projeto de pesquisa envolvendo seres humanos precisa ser avaliado pela Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UTFPR, de acordo com as as resoluções do Conselho Nacional de Saúde que compõem o funcionamento do CEP: 466/2012 e a 510/2016.

O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, tendo por objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Resoluções 466/12 e 510/16).

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos - CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS nº. 466/12, nº. 510/16 e complementares), diretrizes essas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa. O CEP/UTFPR está registrado sob o Ofício Circular no. 108/2016/CONEP/CNS/MS e a Carta de Renovação nº 15/2020-CONEP/SECNS/MS.

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve seu regulamento aprovado pelo Conselho Universitário (COUNI) em outubro de 2019.

A primeira eleição para constituição dos membros representativos das diversas áreas do conhecimento que compõem a UTFPR ocorreu em junho de 2011.

No dia 29 de dezembro de 2011, o CEP/UTFPR obteve seu credenciamento junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde.

Desde março de 2012, o CEP/UTFPR vem se reunindo regularmente para avaliar e acompanhar os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos na UTFPR.

Assim sendo, projetos do Curso de Superior de Tecnologia em Automação Industrial que envolvem seres humanos são avaliados e acompanhados pelo CEP/UTFPR. Atualmente existem 3 CEPS na UTFPR: Curitiba, Medianeira e Dois Vizinhos, e atendem instituições de fora da UTFPR. O pesquisador pode enviar para análise em qualquer um destes três campus. Nosso campus UTFPR/Ponta Grossa possui representantes no CEP Curitiba que prestam assessoria e orientação aos pesquisadores do curso.

TOPO!

*Indicador 3.17 COMITÊ DE ÉTICA NA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS (CEUA)

(NSA) Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA)

Obrigatório para todos os cursos que contemplem no PPC a utilização de animais em suas pesquisas.

TOPO!

*Indicador 3.18 AMBIENTES PROFISSIONAIS VINCULADOS AO CURSO

(NSA) Ambientes profissionais vinculados ao curso

Exclusivo para cursos à distância com previsão no PPC de utilização de ambientes

profissionais.

TOPO!

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