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Plano de saúde

Plano de saúde

Publicado 12/5/2017, 11:06:32 AM, última modificação 5/27/2024, 9:59:14 AM

Acesso rápido:

O Plano de Saúde da UTFPR, vigente desde 1994 ¹, tem por objetivo garantir aos servidores ativos, aposentados, respectivos dependentes, bem como pensionistas, uma assistência à saúde digna, segura e eficiente, funcionando de forma socializada para atender igualmente a todos os usuários. Sua manutenção e crescimento dependem da contribuição financeira de seus integrantes e do uso racional dos benefícios, sendo a participação de cada um proporcional à remuneração do titular do plano.

O Plano de Saúde contratado pela UTFPR é prestado pela Unimed Curitiba e tem abrangência nacional em apartamento com obstetrícia, é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde - ANS. Podem participar do plano todos os servidores da UTFPR, ativos, aposentados e respectivos dependentes, pensionistas vitalícios ou temporários, exceto os que percebem pensão alimentícia.

O desconto é efetuado por titular e seus respectivos dependentes, sendo encaminhado para débito em conta corrente, na qual recebe o salário, que necessariamente deve ser do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, na data do pagamento. Verifique a tabela de valores:

Em 06 de dezembro de 2019, o Conselho Universitário aprovou o novo regulamento do Plano de Assistência Médico-hospitalar e Laboratorial da UTFPR, em substituição ao regulamento que estava vigente desde 1994. Foram realizadas alterações pontuais para atualizar o regulamento de forma a proporcionar uma melhor gestão administrativa e financeira deste importante benefício.

A principal alteração aprovada foi a coparticipação nas consultas, que, a partir de 01/01/2020, passa a ser cobrada em todas as consultas realizadas pelos beneficiários. O valor da coparticipação é de 20% do valor da consulta. Anteriormente, a coparticipação era de 25% a partir da quinta consulta realizada nos 12 meses anteriores. O débito do valor da coparticipação é cobrada juntamente com a mensalidade, no mês posterior à realização do faturamento.

A medida busca contribuir com o equilíbrio financeiro do Plano, ao mesmo tempo que estimula o uso racional do benefício, uma vez que o número de consultas se vincula à quantidade de exames e procedimentos médicos associados.

O plano de saúde é pós-pagamento, ou seja, a UTFPR paga basicamente pelos serviços utilizados por seus beneficiários, adicionados por uma taxa administrativa fixa que é independente do sinistro. Vale ressaltar que a mensalidade é debitada dos beneficiários apenas no mês seguinte. 

A UTFPR contribui com o custeio do plano diretamente na folha de pagamento dos servidores que possuem plano de saúde contratado, como ressarcimento, na rubrica “Per capita – Saúde Suplementar”. O valor do ressarcimento pago pela UTFPR nesta rubrica varia conforme faixa salarial e faixa etária e pode ser consultada na página Ressarcimento de Assistência à Saúde Suplementar.

O titular do plano pode acompanhar o relatório individual de utilização por meio dos Sistemas Corporativos. Basta acessar o sistema, clicar no ícone com a estrela (Sistemas Gerais), e clicar na opção "Plano de Saúde de Servidor". É possível consultar dados do titular e dependentes no convênio dos planos de saúde e odontológico, os lançamentos dos valores pagos, inclusive das coparticipações em consultas, valores dos ressarcimentos recebidos da UTFPR na folha de pagamento do titular do plano, as consultas realizadas, bem como demais procedimentos, materiais e medicamentos faturados para o beneficiário. Todo dia 15 de cada mês, o sistema envia automaticamente extrato com dados de uso e pagamentos relativos ao plano.

Adesão, Alteração de dados ou Exclusão Parcial ou Cancelamento do Plano de Saúde

A adesão ao plano de saúde, bem como a atualização de dados cadastrais, inclusão de dependentes, exclusão parcial de dependentes ou cancelamento total da adesão ao plano de saúde da UTFPR-Unimed é feita conforme os procedimentos disponíveis na Base de Conhecimento do Processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Para consultar a base de conhecimento:

  1. Acessar o SEI.
  2. No menu lateral esquerdo, clicar na opção "Meus Processos".
  3. Clicar no botão "Iniciar Requerimento", na parte superior direita da tela.
  4. Na página "Novo Requerimento", localizar o processo "Pessoal: Plano de Saúde (Adesão)" ou "Pessoal: Plano de Saúde (Exclusão)".
  5. Clicar no ícone  para abrir a base de conhecimento do processo.
  6. Seguir as orientações contidas na base. 

Autorização de débito em conta bancária (válido tanto para o Plano de Saúde quanto para o Plano Odontológico)

Antes de gerar o processo SEI para requerer a adesão, o servidor deverá autorizar o débito em conta corrente ou poupança para cobrança da mensalidade. A conta informada deverá ser, obrigatoriamente, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Importante: Contas conjuntas com assinatura em conjunto deverão ser autorizados por ambos titulares, como se fosse uma transação bancária. Caso a conta seja conjunta, mas permita a movimentação individualmente, somente uma pessoa precisa autorizar.

Para realizar a autorização de débito em conta da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, clique AQUI. 

O comprovante de autorização de débito deverá ser anexado em formato PDF no processo SEI de adesão ao plano. Sem a comprovação, a adesão será indeferida.

Alteração de dados cadastrais e conta bancária

As alterações de contas bancárias e correção de dados cadastrais deverão ser solicitadas por e-mail à "COGERH" do seu câmpus de lotação (consulte aqui os dados das COGERH) ou à "SEBEN", para servidores lotados na Reitoria".

Quando se tratar de alteração de conta bancária para débito do valor da mensalidade e coparticipação em consultas, antes de gerar o e-mail de solicitação, o servidor deverá autorizar o débito automático do plano na NOVA conta corrente ou poupança que será informada para a cobrança, seguindo as orientações contidas neste link, apresentando o comprovante da operação no e-mail, bem como cancelar a autorização de débito na conta ANTIGA, também sendo necessário apresentar o comprovante no e-mail. Pedidos de alteração de conta devem ser feitos até o dia 15 do mês, pois pedidos com data posterior serão efetivadas somente no mês seguinte.

Atenção: débito em conta conjunta simples, em que todos os titulares assinam em conjunto, precisa ser autorizado por todos os titulares.

Quadro de Dependentes

Para conhecer a documentação necessária para a adesão ao plano de saúde, consulte a tabela de dependentes disponível em Cadastro de  Dependentes.

Liberação de Procedimentos

As consultas devem ser realizadas com profissionais na rede cooperada da Unimed e não necessitam de liberação prévia.

Exames laboratoriais de sangue e de Raios-x, observado o rol da ANS, não necessitam de liberação prévia.

Demais exames e procedimentos precisam de liberação prévia a ser solicitada pelos canais de atendimento da Unimed Curitiba.

Canais de atendimento

Para facilitar o acesso às informações e serviços do seu plano de saúde e otimizar os atendimentos, a Unimed Curitiba dispõe de canais online. Em virtude da presença do novo coronavírus no Brasil e seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, recomendamos que não utilizem as unidades presenciais e busquem os canais digitais para solicitações relacionadas a liberações de procedimentos.

Os canais de atendimento da Unimed que permitem solicitar as liberações/ autorizações são:

- Site da Unimed Curitiba no ícone de acesso rápido "solicitação de exames" ou via chat online.

Aplicativo Unimed Cliente PR - dispõe de cartão virtual, permite solicitar a liberação de guias, acompanhar solicitações e consultar a lista de médicos e prestadores credenciados. Baixe o app buscando por “Unimed Cliente PR” na AppStore (IOS) ou Play Store (Android) ou acesse de seu celular o site da Unimed e cadastre-se. Aproveite e veja a cartilha com orientações de como instalar e utilizar.

- Posto de atendimento da Unimed na UTFPR em Curitiba: de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas, através do telefone (41) 3021-9216 ou pelo e-mail utfpr@unimedcuritiba.com.br.

- Telefone  da central de atendimento da Unimed (41) 3019-2000 - funciona 24 horas todos os dias da semana

- Atendimento ao Deficiente Auditivo ou de Fala: 0800-642-5005

As consultas realizadas a partir de Junho de 2024 foram reajustadas para:

Prazos para liberação de exames e procedimentos

Os prazos para liberação seguem as diretrizes da Agência Nacional de Saúde (ANS) e estão disponíveis na página da Agência.

O processo de avaliação das liberações por parte do plano de saúde envolve aprovações dos conselhos profissionais e disponibilidade da rede prestadora. As liberações de caráter eletivo devem apresentar o pedido elaborado pelo médico, sendo que a Auditoria Médica da Unimed Curitiba analisará vários critérios: se existe a cobertura pretendida, se o tratamento é experimental, se há indicação clínica, entre outros.

Ou seja, os beneficiários deverão aguardar todos os trâmites internos da prestadora de serviço, conforme regulamentado pelo artigo 4º da Resolução CONSU n.º 08/1998, autorizado pelo Conselho de Saúde Suplementar do Ministério da Saúde e avalizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. Recomendamos aguardar a liberação do plano para posterior agendamento e realização do procedimento.

Seguem os prazos para avaliação dos pedidos de liberações:

  • Procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista - 07 (sete) dias úteis
  • Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial - 03 (três) dias úteis
  • Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial - 10 (dez) dias úteis
  • Procedimentos de alta complexidade (PAC) - 21 (vinte e um) dias úteis
  • Atendimento em regime de hospital-dia - 10 (dez) dias úteis
  • Atendimento em regime de internação eletiva - 21 (vinte e um) dias úteis

Caso o procedimento seja negado, favor solicitar a negativa formal através dos canais abaixo:

  • Atendimento da Unimed Curitiba na UTFPR 

Contato: Thatiani Cordeiro

Fone: (41) 3021-9216

  • Atendimento ao cliente Unimed Curitiba 

Fone: 0800 642 2002

Informações, reclamações e sugestões 

O telefone para informações, reclamações e sugestões relativas à Unimed é o 0800-642-2002.

Consulta ao extrato individual de uso

Todo dia 15 de cada mês, o sistema envia automaticamente extrato com dados de uso e pagamentos relativos ao plano.

O extrato detalhado de uso do plano, contendo todos os procedimentos, usos e consultas realizadas, bem como os valores de contribuição está disponível aos titulares com acesso nos Sistemas Corporativos, na função Sistemas Gerais.

Para acessar, entre no sistema com login e senha, clique no botão com a estrela (Sistemas Gerais), após clique em "Plano de Saúde do Servidor" e depois no botão "Pesquisar" para ter acesso aos convênios, lançamentos, pagamentos, subsídios, consultas, faturas e gastos.

Veja também

Legislação